Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

domingo, 22 de abril de 2012

Movimento Conservador de Israel aprova ordenação de rabinos gays

Rabino Maurício Balter: 
"Somos todos iguais"
O Movimento Conservador de Israel aprovou na sexta-feira (20) a ordenação de rabinos homossexuais, a exemplo do que já ocorre como sua ramificação nos Estados Unidos e na Argentina. A decisão foi quase unânime, por 17 votos contra uma abstenção.

Essa corrente do judaísmo segue à risca a lei judaica, adotando costumes e práticas comuns à ortodoxia. Outras correntes são a ortodoxa e a reformista (dos liberais) — esta já aceita gays e lésbicas como sacerdotes.

O rabino Maurício Balter (foto), presidente da Assembleia Rabínica do Movimento Conservador, disse que a decisão foi um avanço. “Somos todos feitos à imagem de Deus e, portanto, somos todos iguais”, disse. “Foi uma decisão democrática e correta, como mostra o resultado, ninguém foi contra.”

Os judeus ortodoxos têm sido destaque na imprensa internacional por causa de sua discriminação contra as mulheres, mas a aceitação dos homossexuais pelos conservadores significa que o judaísmo, como um todo, está avançado, adaptando-se à contemporaneidade, diferentemente do que ocorre com a Igreja Católica, por exemplo.

Com informação das agências.

Israelense reage a ultraortodoxos e se nega a ficar no fundo de ônibus.
dezembro de 2011

Israelenses pedem que sejam registrados como 'sem religião'.
outubro de 2011
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...