Pular para o conteúdo principal

África do Sul veta outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus

Igreja cita que ateu se considera um acidente
e mostra uma pessoa de cabeça oca

A ASA (Advertising Standards Authority), uma agência autorregulatória do setor de publicidade da África do Sul, determinou que uma igreja suspendesse um outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus. O outdoor mostra um homem de cabeça vazia tocando as suas têmporas com os dedos e transcreve uma citação do poeta britânico Francis Thompson: “Um ateu é um homem que acredita ser um acidente”.

A mensagem estava desde meados do ano passado em um terreno próximo à Igreja Rivers, no subúrbio de Joanesburgo, em local de destaque.

A agência tomou a decisão após ter recebido queixa de Eugene Gerber. Ele argumentou que não se considera resultado de um acidente, mas de uma evolução, e que a igreja, com a representação da cabeça oca, estava sugerindo que ateu é estúpido.

Antes de o veto ser anunciado, líderes da igreja se defenderam com a alegação de que a citação do poeta é bastante conhecida, não fazendo sentido, portanto, qualquer medida restritiva, até porque a intenção não foi ofender ninguém.

O contra-argumento de Gerber – aceito pela ASA – foi de que a citação de Thompson estava fora de seu contexto original. Segundo ele, a igreja, na verdade, se baseou no Salmo 14.1: “Diz o tolo em seu coração: Deus não existe”.

“A intenção da imagem foi transmitir que ateu não pode ser sábio”, disse Gerber à agência.

Jacques Rousseau, presidente da Free Society Institute, criticou o veto. Disse que os ateus acusam com frequência os crentes de serem hipersensíveis a criticas, o que em muitos casos é verdade, mas neste  episódio do outdoor, segundo ele, foi um descrente que se mostrou suscetível demais. “Ninguém tem o direito de se declarar ofendido.”



Para a ASA, conforme texto onde anuncia sua decisão, ficou evidente que o outdoor da igreja atenta contra o direito constitucional de liberdade de crença e contra a dignidade de uma parcela da população.

“Não é razoável e justificável que em uma sociedade baseada na igualdade, dignidade e liberdade haja a divulgação de declarações que atentam contra a dignidade humana, à qual todos têm direito, o que inclui os ateus.”

Com informação do Dailymail, entre outras fontes.

Cantor americano muda letra de 'Imagine' e a torna pró-religiões
janeiro de 2012

Ateísmo.

Comentários

Não seria o contrário?

A figura representaria uma cabeça de um religioso oras...
Verdade! HAHAHA
Avelino Bego disse…
Porque religiosos temem tanto a aleatoriedade do Universo?
Avelino Bego disse…
E, o cartaz parece ser uma ode ao argumentum ad consequentiam:

"Eu acho que Deus me criou.
Adoro essa ideia de ser fruto de um deus.
Então, Deus existe."
Anônimo disse…
Tem razão. O outdoor é ofensivo à memória de F.Thompson, representado de cabeça oca pensando besteira... :-D

Um cartaz desse merecia mesmo é paródias bem-humoradas.
Luciano Cequinel disse…
Porra, tomando uma puta lição da África... Nossos políticos poderiam ter culhões pra vetar as ambições religiosas que vemos todos os dias.
Manoel Machado disse…
Desnecessário... Eu não me senti ofendido...
Anônimo disse…
Então você tem sérios problemas filho.
Anônimo disse…
Ou deve ser religioso.
Anônimo disse…
hahahahahha
Manoel Machado disse…
Não, eu só acho que todos tem o direito de usar do sarcasmo... Eu levaria na esportiva, e gostaria de ter o mesmo direito. Só...
Anônimo disse…
Encha a parte oca com fezes e teremos um religioso.
Caruê disse…
Concordo com a medida.
Importante salientar a capacidade interpretativa do cidadão que denunciou. E a completa incompetência do Gerber afinal um ateu que não pode ser sábio pouco difere de um ateu estúpido.
Isso foi ofensivo.
Anônimo disse…
Cabeça oca porque não acreditamos em seres mágicos?? E cade verdadeiras e boas evindencias que este ser mágico existe e que sei lá como surgiu do nada e ainda de quebra com incriveis poderes mágicos ,de onde veio seus poderes mágicos?? Já surgiu com ele?? Como assim , vai alguém explica isto??
Anônimo disse…
Outra coisa também é um deus que quer que todo mundo acredita nele, mais não pode aparecer ,isto é estranho, seria a mesma que eu não existisse e quisesse que todo mundo acreditasse em mim, ora se eu não existo porque eu quero que acreditem em mim? Viram este deus é só uma invenção da mente humana.
caraio disse…
acidente eh algo q naum deveria acontecer dentro de um contesto ou objetivo
o universo e a vida surgiram por acaso, nao por acidente
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be a sheep.
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be mud.
Deixa eu ver se entendi a lógica dessa propaganda.

Nos chamam de cabeças-ocas porque não acreditamos em contos de fadas para adultos?

Vai entender esse pessoal...
Anônimo disse…
A frase não é ofensiva, mas a imagem do cartas da a entender que o ateu não tem cérebro. Resumindo esta chamando ateus de burros. Depois leva troco na mesma moeda, aposto que ia ter mimi.
Eu não ficaria ofendido com esse ad hominem de pirralho de ginásio. É hilário ver a infantilidade alheia.

Agora vamos comparar com o Brasil.
Ateus sendo chamados de assassinos, estupradores, egoístas, gananciosos e etc em rede nacional.
http://www.youtube.com/watch?v=0NM2cMx58S0
Outro episódio semelhante.
http://www.youtube.com/watch?v=DuQEFcFgqzc

Vai completar 1 ano e meio, no dia 27 e até agora não aconteceu NADA. Viva a velocidade da justiça. Enquanto isso na cabeça de alguns que assistiram a esses programas, ateus não prestam.
Quando completar 2 anos da para comemorar aniversário, fazer um bolo e ir na Frente do MPF ou do tribunal comemorar, ou talvez levar uma pizza.
Rodrigo*
Unknown disse…
Eu iria preferir um direito de resposta doq a censura que foi imposta... Um cartaz em frente a esse com a resposta seria bem interessante... E nem me ofendi tbm
Anônimo disse…
Contra à religião pode escrever qualquer merda. No entanto,quando se escreve algo sobre o ateísmo começa o chororo.Ai to ofendido!! religiosos não prestam! são todos maus!! vão a merda, e de relance chapem uma piraca de elefante
Anônimo disse…
Anonimo (18/01 - 04:47). Lá vem outro crentelho com fantasias sexuais reprimidas ... Incrível como essa gente tem que esculhambar os outros falando de sexo, com fantasias grotescas (no caso o elefante). Acho que o cara é que fantasia que está sendo ..., digamos, bem tratado por um elefante. Que tara!!!!

Além de estar enganado ou sendo maldoso sobre o "falar mal da religião": quando falamos contra a religião, há patrulhas por todo lado. De todos os lados saem crentelhos defendendo e acusando os ateus das piores coisas. Veja o orkut, veja este próprio site... As seções de ciência dos jornais (que são pessimas, por sinal), por exemplo, estão cheias de crentelhos pregando a tal palavra de deus sobre todos os assuntos, colocando o sobrenatural como causa de todas as coisas.
Bem colocado, Luciano.
yami karasu disse…
Sei, eu sou um acidente...tá!!! (Prefiro ser um filho do oportunismo, afinal, esperar até o planeta esfriar, surgir a célula primordial e cada etapa da evolução demorou muito), mas pelo menos, ñ sou filho do barro (Gen 2;7). Aliás, é um abuso q nós, Homens do Barro estamos fazendo com nossos parentes, os tijolos. Tem cada uma ¬¬
A intolerância existe de ambos os lados. Também existem cartazes ateístas insinuando que os religiosos são menos inteligentes. Aliás, nos comentários postados aqui já se vê isto. Está na hora de pensarmos acima desta disputa de crenças e pelo menos um tolerar o outro.

Há pessoas que se comportam como se as opiniões fossem times de futebol. "Eu torço pro melhor time, o seu time é o pior", "o meu lado é o certo e o seu é o errado". Isto é bem infantil, convenhamos.

Outra atitude infantil é aquela do tipo "Ah, mas foi ele que começou". Ora, se nenhum dos lados parar de "cutucar" o outro tanto faz quem começou.

O que ganha uma igreja publicando mensagens contra ateísmo? E o que ganham os ateus fazendo o mesmo quanto aos crentes? Que lutem pelo direito da liberdade de crença(e de descrença). Ganha-se muito mais.
Marcos Vital disse…
Que hipocrisia deslavada. É óbvio que os ateus julgam os cristãos como incautos e é também lógico que os cristãos julgam os ateus como incautos. Ateísmo e teísmo são antagônicos.São hemisférios de conhecimentos distintos.

E outra coisa: Ateísmo não é ciência. Ateísmo é um guarda-chuva de remendos onde lança-se mão dos pareceres que lhe forem aprazíveis e monta-se uma teia que engendra, ou melhor, se enquadra dentro da filosofia que rege o ateísmo.

Abraço,

Marcos Vital
Marcos Vital disse…
Yami, você não é filho do barro. Mas sim, filho de Deus. Deus usou o barro como matéria para forjar sua matéria. Que por sinal, está mais que comprovado, vira pó depois que morre. E outra coisa. Mesmo se estivesse a falar numa linguagem naturalista-evolucionista você seria basicamente a mesma coisa que o pó da terra. Afinal, tudo evoluiu de uma única coisa. Logo, não adianta fugir: você tem um irmão inanimado chamado tijolo.

Marcos Vital
Igor disse…
Concordo plenamente com você! Em especial no último parágrafo de sua opinião.
Anônimo disse…
Concordo com o Manoel e o Rafael. Eu preferia que tivesse uma placa na frente com os dizeres: "And a theist is a man who shares an imiginary friend"
Anônimo disse…
Não deveriam ter vetado. Tinha de continuar lá.
Anônimo disse…
Também concordo com o que você disse, eu preferia ver pessoas engajadas na divulgação da ciência e na solução dos prolemas que assolam este país do que nessa briguinha infantil de "você é cabeça oca", "não, cabeça oca é você".
Anônimo disse…
teísmo é " achismo "
Quote Pilgrim disse…
Manoel, Rafael:

Exatamente o que eu penso.
Quote Pilgrim disse…
Acho eu que foi errado retirar o outdoor. Isso é censura, uma violação à liberdade de expressão; uma coisa à qual eu tenho profunda repulsa.

O certo a fazer seria deixá-lo ali, e quem se incomodasse e tivesse recursos para tal, que colocasse um “outdoor-resposta” bem pertinho desse, com a clara intenção de ofender os religiosos.


Estou do lado do Jacques Rousseau que é, pelo visto, a única pessoa sensata dessa história.
Ricardão disse…
contra a censura. seria bem melhor botarem um outdoor ao lado, com a mesma imagem, só que com alguma citação do carlin ou do dawkins

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos