Pular para o conteúdo principal

Chrislam se fortalece para combater o avanço do ateísmo

Logotipo do site do movimento
O Chrislam, movimento que promove o diálogo entre cristãos e muçulmanos, está se fortalecendo nos Estados Unidos  –  principalmente em Dallas (Texas), Chicago (Illinois) e Washington DC – para combater inimigos comuns ancorados no Ocidente: o ateísmo e o politeísmo. A informação é do Christian Post. 

Trata-se de algo que parecia improvável em um país traumatizado por um grupo de fundamentalistas islâmicos que derrubou um símbolo americano, as torres gêmeas de Nova Iorque, e onde um pastor queimou no início deste ano um exemplar do Corão.

O jornalista especializado em religião Paul L. Williams disse que a consolidação do Chrislam se deve ao fato de que uma parcela dos cristãos percebeu que a diversidade faz bem aos Estados Unidos. Uma diversidade que exclui o ceticismo.

O Chrislam foi criado em 1980 na Nigéria por Tela Tella a mando, segundo ele, de um anjo enviado por Deus. O movimento congrega devotos a partir das muitas semelhanças entre a Bíblia e o Corão, principalmente em questões morais, porque, afinal, o Deus é o mesmo.

Além disso, no Corão (ou Alcorão, tanto faz) Jesus é citado 25 vezes, embora não seja considerado filho de Deus, mas apenas um profeta.

O site do Chrislam transcreve uma frase de Malcolm X (1925-1965), defensor dos direitos humanos dos negros que se converteu ao Islã: “Nós somos irmãos, somos uma família de Deus. Nenhum de nós é melhor do que o outro aos olhos Dele. O futuro só pode ser ganho em luta conjunta contra o mal". (livre tradução)

O movimento tem sido visto com desconfiança tanto pelos cristãos “puros” como pelos muçulmanos equivalentes porque as disputas entre as duas religiões por influência no mundo dura séculos e se acirrou ultimamente.

O pastor Tim Forsthoff, da Igreja Cornertone em Highland (Michigan), por exemplo, disse que os cristãos não podem se unir àqueles que negam a morte e ressurreição de Jesus Cristo. “Nós não fazemos parte da mesma família.”

Mas pessoas de famílias inimigas entre si podem se unir eventualmente para atingir um objetivo comum. Pelo menos esse parece ser a opinião do Vaticano.

Em setembro deste ano, o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho para o Diálogo Inter-religioso, enviou a líderes islâmicos uma carta cujo teor lembra um pouco o discurso de Malcom X.

Ele defendeu uma cooperação entre cristãos e muçulmanos para que juntos enfrentem “os desafios do materialismo e da secularização”.

“Trata-se de uma realidade que cristãos e muçulmanos consideram ser de primordial importância”, observou. “[...] Deus nos guia no nosso caminho!”

Com informação do ChrislamChristian Post. 

Crentes desconfiam de ateus tanto quanto de estupradores, diz estudo.
dezembro de 2011

Fanatismo religioso. Ateísmo.

Comentários

Rodrigo plei disse…
.

“(...) os desafios do materialismo e da secularização”

E qual o problema com o materialismo e a secularização?

Por que isso incomoda tanto os religiosos?

.
Anônimo disse…
As religiões já está secularizada e vem se secularizando a tempo caso contrario simplesmente ela desapareceria,
LEGIÃO disse…
Muçulmanos são ateus com relação a Jesus Cristo.
Cristãos são infiéis com relação à Sharia.
Muçulmanos querem exterminar os infiéis.
Cristãos querem combater os ateus.

Logo:

Muçulmanos querem exterminar os cristãos.
E cristãos querem combater os muçulmanos.

Tudo indica que vamos ter um mundo laico mais rápido que pensamos.
Mari disse…
Isso mesmo, se juntem e acabem com todos os ateus, depois acabem com as outras religiões como espiritismo, umbanda...

No fim deverá sobrar só islamicos e cristãos no mundo, aí começará a guerra sem fim entre os dois. Os seguidores do deus "puro amor" se encarregarão de destruir o mundo com suas guerrinhas pra ver qual livrinho estupido fala a verdade.
Anônimo disse…
Vamos, apedrejar, chicotear, queimar, e explodir juntos!!!!
AD Luna disse…
Que nojo! Por que não se juntar em prol dos direitos humanos, da liberdade de crença (e descrença), da justiça, da paz, da educação, da ética. A emenda - pra variar - saiu pior do que o soneto! Lamentável!

E outra: a melhor forma de "combater" o suposto (na cabeça deles) mal causado pelo materialismo, secularismo é dar bons exemplos. Triste!!
Muçulmanos engajados contra o ateísmo... é de assustar... em breve teremos faculdades, centros de convenções, museus de arte e toda a sorte de artigos critico-religiosos sendo destruídos por homens bombas a serviço do bem maior... ¬¬, já começa com o pedido de um anjo enviado de deus... pronto está justificado a matança em prol da ignorância...
Unknown disse…
"A diversidade faz bem." Menos vocês, seus ateus desprezíveis!
Unknown disse…
(Meu comentário foi irônico)
Lia disse…
Quem se deita com cobras acaba picado...

E, por acaso, o deus deles não é o mesmo que roubaram dos judeus? Se juntam cristãos e muçulmanos que roubaram o deus judeu, inventaram dois messias/profetas que só se criaram por falta de hospícios na Palestina, mas deixam o original de fora? São contra só os que não seguem fé nenhuma ou a fé judaica é como ateísmo pra eles? E que se diga, a bem da verdade, que judeus não tramam o fim dos EUA, nem dos cristãos, ao menos que se saiba nos últimos 500 anos ( pós surgimento dos EUA).
Anônimo disse…
Isso é o que o mundo precisa, essas duas pragas se unindo contra quem não acredita em suas lendas e contos de fadas...
reação disse…
Se os ateus se acham no direito de combater a religião e de tentar eliminá-la da esfera pública, então os religiosos têm todo o direito de reagir e combater o avanço do ateísmo militante raivoso.
Avelino Bego disse…
reação disse...
Se os ateus se acham no direito de combater a religião e de tentar eliminá-la da esfera pública, então os religiosos têm todo o direito de reagir e combater o avanço do ateísmo militante raivoso.
-----------------------

Izaque, você sabe muito bem que ateísmo é não-crenças em lendas e mitos.

Porque eles não se unem pra tentar comprovar a hipótese das lendas que eles e você acredita?
Avelino Bego disse…
Na verdade, o ateísmo parece estar ajudando a fazer com que os crédulos nas lendas do deus de Abraão se entendam!

Afinal, os dois lados dizem ser o lado certo.

Viu como somos úteis?

Fazemos adoradores de lendas e mitos se entenderem.

O Izaque deveria nos agradecer...
reação disse…
Pelo jeito, esse Avelino está cantando o samba do ateu doido.
Unknown disse…
"Se os ateus se acham no direito de combater a religião e de tentar eliminá-la da esfera pública,"

Eliminar da esfera pública? Mas é claro! Lugar de culto é na Igreja, não na escola ou no tribunal. Já dizia Jesus: rezem em casa!

Não rezem em público, onde os homens podem aplaudi-los. Rezem dentro do quarto e tranquem a porta para que ninguém os ouça. E quando fizer um ato de caridade, que sua mão esquerda não saiba o que faz sua mão direita.

Não é isso que Jesus dizia?

"então os religiosos têm todo o direito de reagir e combater o avanço do ateísmo militante raivoso."

Vocês têm direito de combater o ateísmo raivoso e fundamentalista, com certeza. Mas nem todo ateísmo militante é raivoso. E se eles acham que ateísmo é "maligno" e querem combater a sua própria existência, então não tenham a hipocrisia de dizer que acreditam que as diferenças são importantes.

Se eles vão agir como fundamentalistas intolerantes com as diferenças, que assumam logo de uma vez em vez de virem com essa conversa de hipócritas!
reação disse…
1) Ateus não têm o direito de determinar onde é que religiosos podem ou não rezar, ainda menos quando esses ateus têm a cara de pau de citar Jesus (em quem eles não acreditam) para "fundamentar" sua proibição tirânica.

2) A questão sobre religiosidade não se reduz simplesmente a rezar ou realizar cultos. Religiosos podem, sim, opinar e participar dos debates públicos e da política, assim como TODOS podem.

3) Se os ateus, assumidamente raivosos ou não, querem impedir religiosos de abrir o bico fora das igrejas, então esses religiosos estão certíssimos em combater esse ateísmo militante intolerante, que é o verdadeiro inimigo das diferenças, já que acha que somente ateus e seus parceiros de laicinismo tem o direito de se expressar e existir.
Senhora Crente disse…
Falou o dono da verdade!
Anônimo disse…
Só o ateísmo mesmo para unir esses dois grupos.
Unknown disse…
"1) Ateus não têm o direito de determinar onde é que religiosos podem ou não rezar, ainda menos quando esses ateus têm a cara de pau de citar Jesus (em quem eles não acreditam) para "fundamentar" sua proibição tirânica."

Então você defende o seu direito de rezar onde quer e que é seu direito defender a sua opinião, e ao mesmo tempo você ataca o meu direito de falar o que eu penso a respeito do que Jesus disse?

Onde está escrito que não acreditar que Jesus é uma divindade me impede de conhecer e opinar sobre as coisas que ele (talvez) tenha dito dois mil anos atrás? Desde quando é proibido que eu opine sobre a Bíblia?

Como você pode comparar a defesa de que locais públicos como escolas e tribunais devem ser laicos, uma vez que o Estado é laico, com tirania?

Tirania é o PEC99, que pretende dar às associações religiosas o direito de "propor ação de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade de leis ou atos normativos, perante a Constituição Federal." Tirania é obrigar as bibliotecas a terem sempre disponível uma Bíblia, mas não um Corão, um Torá, um Evangelho de Buda, um Shruti e um Smritis...

Querer que o Estado trate todas as religiões e ausência de religião com a mesma medida é tirania? Ah, faça-me o favor.

"2) A questão sobre religiosidade não se reduz simplesmente a rezar ou realizar cultos. Religiosos podem, sim, opinar e participar dos debates públicos e da política, assim como TODOS podem."

Mas é claro que podem. Não sei de onde você tirou que eu penso o contrário.

"3) Se os ateus, assumidamente raivosos ou não, querem impedir religiosos de abrir o bico fora das igrejas[...]"

Isso não é verdade.
Cai na real disse…
O desespero cristão tem de entender, que o ateu é uma mutação do DNA CONTRA missionários. Não há o que fazer contra os já ateus. 1980 é ano pacas, e o anjim crislamita não resolveu de novo o inevitável. E os ateus continuam aumentando, vide comentários. Vão ter que trabalhar!!!!!! Que coisa heim??
Anônimo disse…
Olha a oportunidade perdida. Poderiam ter dito que as Torres Trigêmeas foram derrubadas pelos ateus, por causa do fundamentalismo religioso, a mando do Ser Supremo Capêtico, Richard Dawkins, no templo mór do capetismo, o CAPETÓLIO!!!

BUUUUU!!! Seus crentes!!!
Anônimo disse…
Entendi bem ou esse tal de Reação está sendo bem simpático à essa associação cristãos-muçulmanos contra os ateus?

Muçulmanos, aqueles que apedrejam mulheres estupradas e as consideram adúlteras?

Aqueles que proibem que uma mulher ande de carro?

Que dizem que elas tem de cobrir o rosto e todo o corpo?

Aqueles que explodem um mercado inteiro com crianças, velhos e mulheres dentro?

Reação, sua defesa dos valores teístas é tão singela!!! No final, que se danem as pessoas reais, o que importa pare esse tipo de fanático como o Reação, são os tais "valores" da religião contra os grandes inimigos ateus!!! É isso aí, comprove tudo o que os ateus já sabem.
T.D.S. Rodrigues disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Mari disse…
O amor cristão é lindo. Até se juntam com os homens bomba pra derrotar os monstros ateus.
Só falta reclamarem não poder fazer a mesma coisa que os islamicos.

Vai lá, se explode, é divertido. Pena que é só uma vez por pessoa, né?

Parece que logo o deus cristão vai morrer pra dar lugar a Alá.
Anônimo disse…
Com essa união será que agora vão queimar antes ou depois do apedrejamento?

Isso vai dar briga!

Bom...eles que se explodam!
Mari disse…
Vão ter que apedrejar de leve, pra terminar de matar queimado.
Anônimo disse…
Se unindo...

A tartaruga ajuda o escorpião atravessar o rio, e lá do outro lado a recompensa é um picada do escorpião...
A tartaruga pergunta: Porque fez isso?
O escorpião responde: É o que eu faço para sobreviver...

Só basta saber quem será o escorpião... heheh
yami karasu disse…
Essa "coisa" chamada Chrislam nada mais é q uma hipocrisia escancarada, mostra a face segregadora com pessoas q diferem e se opõe aos preceitos de ambos.

Chrislam = Fascismo e nazismo

ou pior

Chrislam = Churchill e Stalin (na divisão, criou a Guerra Fria, com capitalismo e socialismo respectivamente, mas ambos se juntaram p/ enfrentar o nazismo).
Anônimo disse…
Rodrigo plei.falam de materialismo a religião que o papa tem castelos,jatinhos etc. e a que 99% do peso dos seus líderes é ouro.E outra coisa,todo mundo ri de mim quando eu digo que os ateus do mundo tinham que se juntar e criar um país,taí a prova que um dia os teístas vão iniciar uma guerra contra nós
Anônimo disse…
Chrislam?É cada coisa...Preparem-se a religion war vai começar!!
Arthur disse…
Melhor mesmo...
Começar aula de tiro,procurar um lugar onde pode esconder ( só uma aviso em Minas não dá certo porque aqui oque mais tem é igreja )
Uma citação altamente nerd (só os nerds realmente tr00 entenderão).

Isso me fez lembrar os Peregrinos Zensunitas (Zensunni Wanderers).

Sim, eu sou nerd! Gordo, de óculos e leitor de FC...
Anônimo disse…
Realmente do jeito que vai...nos ateus vamos precisar um pais só pra nos.
Anônimo disse…
Vocês ateus precisariam é de um outro planeta pra viver e não de um lugar separado aqui na terra...o cheiro de vocês é podre e espalha rapidamente, onde houver abutres (urubus) pode ter certeza que ali haverá ateus se reunindo...
Anônimo disse…
Mais um que tem deus no coração...
Anônimo disse…
Que ignorancia!
Anônimo disse…
Vem falar na cara, crente vagabundo!
Anônimo disse…
Mimimi de olavete. Vocês, crentes, é que sempre atacaram. Não tentem se fazer de vítimas, agora, não. Mas o filminho dos cristãos coptas contra o pateta Maomé, pelo jeito, mandou essa 'união' pelo ralo...
Anônimo disse…
Acho que o tal entendimento foi por água abaixo, depois do filminho anti-islâmico feito por cristãos coptas...
Anônimo disse…
1) Temos, sim. Assim como qualquer cidadão, de qualquer ideologia. O Estado - pelo menos o brasileiro - é LAICO. Então, vão rezar na suas igrejas e deixem os ônibus, escolas, ruas, etc. em paz.

2) Isso vale para vocês em relação aos ateus, também.

3) Ah, o ateísmo que é intolerante?! Vocês, crentes fanáticos, querem é liberdade para ofender e oprimir. Isso não terão. Nunca terão.
Anônimo disse…
E você, precisa de um cérebro para ser chamado de gente. E melhor ter o cheiro de abutre do que de um crente adorador de mitos covardes, sanguinários e inúteis como o lixo que vocês, acéfalos, adoram.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos