Pular para o conteúdo principal

Por que Deus ficou cansado com apenas seis dias de trabalho?



por Austin Cline

Gênesis 2:2: E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

Um onipotente
 que precisa
 de descanso?
De acordo com Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, depois de passar seis dias criando tudo na existência, Deus teve de parar por um dia, não para admirar a sua obra ou para dar alguns retoques ou adicionar algo que tinha esquecido.

Não, Deus estava tão cansado, que precisou de um dia inteiro para descanso e recuperação.
Que tipo de onipotente e divindade transcendente precisa descansar depois de seis dias de trabalho, depois de criar plantas e animais?

O poder atribuído por judeus, cristãos e muçulmanos a seu Deus é inimaginável. É um Deus sem comparação no universo. Nunca houve igual e nunca haverá outro sequer remotamente parecido a este Deus radicalmente diferente da natureza dos seres humanos ou de qualquer outra criatura

Por isso é um absurdo que esse Deus faça algo de tão humano: descansar após uma semana dura de trabalho. Será que Deus precisa dormir? Precisa ocasionalmente dar uma esticada? Ele tem um papel de rascunho para fazer rabiscos? Ele precisa se desestressar jogando videogame?

Essas perguntas podem parecer tolas quando se trata do Deus das religiões tradicionais. Mas a afirmação de que Deus precisou de um descanso também é tolice.

Com os deuses gregos, por exemplo, era diferente. Eles eram muito poderosos, mas não eram onipotentes ou transcendentes, porque se encontravam em um determinado local do universo e estavam sujeito às leis da física, embora de forma diferente. Eles precisavam de descanso, de comer e ocasionalmente fazer sexo.

A descrição de deuses que necessitam de descanso faz parte das tradições mais antigas sobre divindades que não eram nem transcendente nem onipotente.

O Deus da Bíblia - das religiões ocidentais monoteístas, enfim – é um tipo de divindade inteiramente diferente. Pelo que é descrito e apresentado, pelas suas características, não faz sentido que precise de descanso, da mesma forma que ele não precisa dormir, comer, etc.






Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira