Pular para o conteúdo principal

Pastor cristão da Holanda usa púlpito para pregar ateísmo

'"Jesus é um personagem mitológico"
Trata-se de um culto aparentemente convencional que se realiza em Gorinchem, cidade holandesa de 35 mil habitantes. Como todos os domingos, a Igreja Exodus fica lotada. Ela faz parte da PKN, sigla da Igreja Protestante da Holanda.

Com túnica negra e colarinho branco, o pastor Klaas Hendrikse (foto) faz oração ao Senhor e a leitura da Bíblia. Os fiéis cantam hinos. Com voz grave e, como convém a um sacerdote, pausada, ele começa a fazer o sermão. Então se percebe que ali, naquela pequena igreja, talvez esteja ocorrendo uma radical transformação do cristianismo.

O pastor cristão Hendrikse é ateu. Ele afirma aos fiéis: “Aproveitem ao máximo esta vida na Terra, porque provavelmente é a única que vocês têm”. O "provavelmente" fica por conta das dúvidas de fiéis sobre uma existência no além, não do pastor.

Uma religião da contradição? Aparentemente sim, mas Hendrikse está convencido de que dá aos fiéis uma assistência espiritual, não no sentido transcendente da palavra, mas filosófico. É o que eles precisam.

O pastor admitiu a Robert Pigott, do BBC News, não ter “talento” para acreditar em vida após a morte. “Para mim, a vida é esta, antes da morte.”

Ele entende que o relato bíblico da vida de Jesus como uma história mitológica sobre um homem que pode nunca ter existido, mas que, mesmo assim, representa uma fonte de sabedoria, como outros bons livros de ficção. Nesse sentido, ele continua cristão.

Hendrikse escreveu um livro cujo do título em tradução livre para o português é “Acreditar em um Deus Não-existente”.  O pastor não crê em um Deus transcendental, em um ser que está em todos os lugares e sabe de tudo, o qual, em outras gerações, foi o terror das crianças levadas.

Para ele, Deus é algo como um comportamento instintivo que facilita o relacionamento entre as pessoas. “Quando isso [Deus] acontece, acontece aqui na Terra, entre mim e você, é onde pode acontecer. Deus é uma experiência humana.”

Quando ele começou a pregar o ateísmo do púlpito, os fiéis tradicionalistas se articularam para tirá-lo da igreja. Foram reclamar com a PKN -- e ouviram um surpreendente não. Eles foram informados de que outros fiéis e até sacerdotes tinham a mesma crença (ou descrença) de Hendrikse.

Estudo da Universidade Livre de Amsterdã revelou que um a cada seis sacerdotes de PKN e de outras seis denominações menores é ateu ou agnóstico.

Kirsten Slattenaar é um exemplo de fiel que não acredita na divindade de Jesus. “Filho de Deus foi um título atribuído a Jesus”, disse. “Porque ele foi um homem especial, muito bom.”

Igreja de Hendrikse
Dienie van Wingaarden elogiou Hendrikse porque entende que ele usa a Bíblia de uma forma metafórica de modo a permitir que ela chegue a conclusões pela sua maneira de pensar, sem imposições de dogmas. “A pregação dele é libertadora.”

O professor Stoeffels Hijme, da Universidade Livre de Amsterdam, disse que a tendência é o cristianismo se reinventar para permanecer “competitivo no mercado de ideias”, porque somente assim, segundo ele, essa crença conseguirá sobreviver por muito mais tempo.

A Holanda é neste momento um laboratório do cristianismo, disse.

Com informação da BBC News, entre outras fontes.





Dos fiéis da Igreja da Suécia, 15% são ateus e 25% agnósticos
junho de 2011

Ateísmo


Comentários

Anônimo disse…
Richard Dawkins curtiu isso.
Yuri disse…
Será esse o futuro das religiões?
Anônimo disse…
Simplesmente ele é uma ateu disfarçado de pastor,é mesma coisa que um religioso se fingir de ateu,só bobo acredita,claro como diz o texto ele prega a bíblia e tal,mas é apenas um difarçe.
D(ex)crente disse…
Nem só más notícias lemos sobre o cristianismo.
Anônimo disse…
Não acho que seja um "disfarçe".

Deve ser uma postura honesta de quem consegue ver conciliação em algo que tem servido de pretexto para as pessoas se dividirem e se ofenderem.
D(ex)crente disse…
Pensando bem, não é má idéia: fundar uma igreja cristã materialista. Mantém-se uma certa identidade cultural, em relação aos nossos familiares e à sociedade, mas veiculam-se ideais mais realistas e eficazes. De quebra, se der certo e a ICM crescer, poderemos ganhar uns cobres. Mas não será tão fácil, pois os fiéis serão muito mais inteligentes e muito menos vulneráveis aos apelos emocionais. Ainda bem!
Tá aí uma coisa bem inusitada. Já pensou se a moda pega?
D(ex)crente disse…
A explicação do fenômeno está resumida na frase:

"Hendrikse está convencido de que dá aos fiéis uma assistência espiritual, não no sentido transcendente da palavra, mas filosófico"
Anônimo disse…
Finalmete um pastor consciente!.Coisa raríssima!
Fernando disse…
Vemos nesse episódio a loucura e a confusão. Eis a confusão: "Com túnica negra e colarinho branco, o pastor Klaas Hendrikse (foto) faz oração ao Senhor e a leitura da Bíblia." Ele ora e cultua um ser que não acredita ser real. Até onde vai a loucura de certos ateus? Jesus Cristo, institui a sua igreja universal.-------------------------------------------------------------------------"Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. Atos 9:31"------------------------------------------------------------------------------------------------------------E satanás as demais "igrejas" que na verdade são sinagogas.-----------------------------------------------------------------------------------------"Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus(cristãos), e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Apocalipse 2:9---------------------------------------------
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus(cristãos), e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Apocalipse 3:9.
Marcelo Idiarte disse…
Nem eles acreditam mais em tanta besteira. É por isso que os cristãos doentes pela bíblia não têm coragem de mostrar seus rostos e nomes: a História vai lembrar deles como o folclórico personagem Jeca Tatu, do Monteiro Lobato, um caboclo ignorante que acreditava em tudo o que lhe era dito.
Fernando disse…
“A pregação dele é libertadora.” Quando a "liberdade" mata? Quando há liberdade sem limite para pecar. Dizemos muitas vezes: Criança tem que ter limites. Somos todos hipócritas? A verdade é: A emancipação de Deus mata. Veremos e constataremos isso todos os dias de nossas vidas como um alerta. Voce é livre para escolher, a Deus, ou o pecado. Mas terá de arcar com a sua decisão em breve, NÃO CULPE A DEUS, A DECISÃO É SOMENTE SUA. -----------------------------------------------------------------------------------------"A obra do justo conduz à vida, o fruto do perverso, ao pecado. Provérbios 10:16-----------------------------------------------------------"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23"
Douglas disse…
@Cristão: tente debater mais e pregar menos. A maioria aqui, creio, já leu a bíblia. Conhecemos as passagens. Repetí-las aqui fica parecendo a dança do créu.
Hudson Lacerda disse…
Isso me lembrou um estudo do Daniel Dennet:

Pastores ateus continuam liderando suas igrejas
http://bulevoador.haaan.com/2010/11/18682/
Anônimo disse…
No fundo os grandes pastores protestantes e os padres católicos são todos ateus!
Lari disse…
Ler e conhecer a Bíblia ainda é uma das formas mais corriqueiras de alguém virar ateu.
Headbanger Ateu disse…
Igreja do ateísmo 3.0?
Anônimo disse…
Lari. ninguém vira ateu, eles nascem assim.-----------------------------------------------------------------------------------------------------Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8
AlyneS2 disse…
É por isso que todos devem ler a bíblia^^
VitorGrando disse…
Mais coerente seria largar a batina...
Avelino Bego disse…
Seria muito pedir ao @Cristao que argumentasse mais e pregasse menos?
Anônimo disse…
Ele só está tornando público o que muita gente pensa.
Até mesmo aquele cristão que se diz fervoroso, porém um pouco esclarescido não interpreta ao pé da letra aquilo que aprende em sua religião.
Cultura e ética são passados de forma simbólica pela bíblia. Fica a seu critério a forma como você interpreta a leitura.
O fundamentalismo é para aqueles que não se apropriam do conhecimento que está disponível nos dias atuais, ou seja não lêem nada além da bíblia por terem preguiça de ler e por isso não aprendem mais do que uma ética distorcida e uma pseudo-cultura corrompida pelos pastores que enriquecem cada vez mais.
Pedrodoon disse…
erro, um Judeu não é um cristão, apesar de acreditar no mesmo Deus.
Pedrodoon disse…
E todo mundo sabe qual é o real papel da religião CONTROLE SOCIAL, eu sei, vc sabe, seu pai sabe, até o presidente sabe...
Anônimo disse…
Jesus Cristo é o SENHOR!!!
Diego disse…
Q... Quê?
Anônimo disse…
o legal é q no dia da vinda de Jesus vocês irão se arrepender de td isso... enquanto vcs chorarão lagrimas de sangue estaremos ao lado do Senhor... e vcs q não acreditam q ele morreu e salvou vcs da perdição eterna estaram sendo maltratados e pisados pelo diabo ao qual adoram....
Q vcs se arrependam a tempo!!!

Kaah
Joinville
Abraçoo
Anônimo disse…
Religião: Ópio do povo, sem cultura, sem sabedoria, apenas manipulado por uma corja de bandidos, cuja única intenção é se locupletar às custas desses ignorantes. Bento XVI, Edir Macedo, Silas Malafaia, R.R. Soares, e a corja toda, tem como único deus algo chamado de DINHEIRO.
Ao dito Cristão aí em cima, por favor, deixe de ser HIPÓCRITA e de recitar essas lenga-lengas. Guarde-as para seus estúpidos crentes.
Anônimo disse…
kkk q trsite....
vamos ver quem vai ganhar e pra vc Querido e para mts ainda há salvação.....
O triste é q o mundo está se deteriorando e as pessoas também e ninguem busca o refugio verdadeiro... Se eu incomodo é porq falo a verdade, e se vc se irritou querido, é porq ficou perturbado....
Abraço e um dia verás q não somos loucos... As coisas de Deus são loucura para aqueles q andam nas trevas ....
Anônimo disse…
ninguém vira ateu, eles nascem assim.----------------------------------------------------------------------------------------------------- Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8
Essa PKN perdeu a seriedade faz tempo...
Anônimo disse…
Ué, isso é muito comum no Brasil e no mundo... as pessoas que ainda não se tocaram sobre isso!, ou você acha que o Macedo tem medo do inferno? kkkkkkkkk
Anônimo disse…
Fernando não adianta fingir ser anônimo-desconhecido.Já conhecemos seu discurso capenga!
Ricardo disse…
Isso vem de encontro a uma dúvida que eu sempre tive. Será que o papa, quando está no leito de morte, recebendo a extrema unção, acha REALMENTE que irá se encontrar com Deus, ou na última hora ele acaba assaltado pela dúvida?
Anônimo disse…
A morte é para todos!!!
r10 disse…
Jesus disse que nos últimos dias
viriam muitos anticristos, onde estão eles agora? este aí é um deles... "Quem não fica com o ensinamento de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus". (2 Jo 1:9).
Então quem é mentiroso? É aquele que diz que Jesus não é o Messias. Quem diz isso é o Inimigo de Cristo; ele rejeita tanto o Pai como o Filho.(1 Jo 2:22)
Anônimo disse…
KKKKK. ta caindo a grande besta católica, isto é apenas um suspiro do começo do fim. e os crentes que nada mais sãoque catolicos lavados tambem vao evoluir e aprender o valor da liberdade, ou entao vao encher os hospicios com suas fétidas biblias no sovaco, pois o que a lerem com mentalidade isenta certamente se tornarão ateus.kkkkk.
Anônimo disse…
O que os tímidos tem a ver com isso,vão para o inferno também, se é assim eu vou...kkkk,se alguém tiver prova da existência desse personagem mitológico me avisem.
Talvez o Inri Cristo seja Jesus, ou é só mais um charlatão,Deus ,Jesus A religião são as maiores industrias de dinheiro do mundo, sendo sustentada pelo povo que muitas vezes pobres trabalhadores
Talita disse…
Em que mundo você vive? A maior parte dos brasileiros de declarou cristã no último censo.
Anônimo disse…
acho q nao hein ? Se fossem ateus entao nao faria sentido estarem la.
Anônimo disse…
Deus existe, mesmo que vc não acredite. Ele não depende de sua fé para existir, mas vc só existe porque Ele existe.
Anônimo disse…
Holanda né... com aquele monte de maconha vocês queriam o que? :)
Anônimo disse…
Acho que a grande maioria de "pastores" e padres é de ateus - ou pelo menos grande parte. Os que são realmente honesto saem do armário e se declaram ateus, como esse do artigo acima. Os desonestos continuam explorando a fé dos fieis para enriquecimento próprio.
Anônimo disse…
Quanta ignorância.
Lao Moraes disse…
E eu também! =)
Anônimo disse…
Aleluia!
Anônimo disse…
É o que espero!
Eduardo Viveiros disse…
Há tempos ateísmo e crença em Deus são apenas meros nomes pra mesma cosa, a saber: liberdade de fazer sua vida como quiser. Os ateus porque a liberdade está por natureza cravado em suas mentes. E os crentes em Deus pelo mesmo, a diferença é que ainda adotam a resposta "creio em Deus" como um mero convencionalismo diante da tradição, pois se comportam como pessoas totalmente livres, tanto que apenas cumprem àquilo que lhes convém na religião A ou B. Palmas de pé para esse pastor que é o pioneiro em fazer a religião gradualmente tornar-se algo filosófico. Daqui há uns 100 anos, lembraremos com satisfação dele.
yami karasu disse…
Eu tbm =)
carlos disse…
Senhores intelectuais, reduzir a fé em Deus a mera filosofia parece contundentemente ingênuo, a costumeira confusão que ateus fazem entre Deus e as atitudes tomadas pela igreja - são coisas diferentes, meus caros. Os erros do passado e presente da igreja não anulam a existência de Deus; de fato, serão julgados por Ele (para os que crêem, como eu). Ora, em toda história do cristianismo houve esse tipo de reação à fé. Quem conhece um pouco dessa história já viu traços desse racionalismo no gnosticismo, nos primeiros bispos romanos da época da queda de Roma, na filosofia do judeu Spinoza e na teologia liberal criada pelos luteranos alemães, da qual o pastor do texto e a PKN são a fina flor. Aliás, Voltaire, expoente do Iluminismo, profetizou que o Cristianismo iria desaparecer em 100 anos... Felizmente, esses estudiosos (que não desprezo) possuem oposição acadêmica, que nada tem a ver com bandalheiros como Waldomiro, RR Soares e Silas Malafaia. Falo de Karl Barth, expoente da neo-ortodoxia (que, aliás, começou como liberal); CS Lewis, prof. de Literatura de Oxford e John Stott, eminente teólogo anglicano neo-ortodoxo. Ao lê-los, perceberão que a Bíblia não é um livro tão vago quanto sugerem. Mas, no fim das contas, é uma questão de fé... eu tenho a minha, vcs não tem alguma, e o mundo não vai acabar por causa disso - pelo menos, não acabou ainda... e o Cristianismo vai rompendo de geração em geração, levado por pessoas simples que não aparecem na História e, surpreendentemente, são raros e críticos. Com a graça de Deus! Boa sorte em sua cruzada atéia!
Anônimo disse…
Judeu não acredita no mesmo deus cristão, você está equivocado.
O deus judeu não é dividido em uma Trindade; já o deus cristão é dividido numa Trindade.
Apesar que a origem do deus cristão seja o deus judeu, no final o deus cristão é forma nova de deus.
Anônimo disse…
Concordo, o Senhor que manda para o inferno aqueles que não acreditam ou o aceitam. Jesus o Senhor do amor incondicional !

Sarcasmo Mode: ON
Anônimo disse…
Igual as igrejas evangélicas e católica, perderam a seriedade faz tempo...
Anônimo disse…
Quero lá saber o que Jesus disse, as palavras do Saci Pererê são mais interessantes. Ficção por ficção prefiro o Saci Pererê que virá salvar o mundo no dia em que ele cruzar as pernas.
Thiago disse…
Me perguntei o mesmo enquanto lia isso.
Sabe que a possibilidade não me parece tão ruim? Apesar de que não é bem o que eu esperava. Espero que seja apenas um momento de transição até o ateísmo.
Catraca disse…
Prove.
Catraca disse…
Discordo. Eu não acredito no seu deus, e nem por isso sou um serial killer...eu trabalho e estudo e faço tudo o que uma pessoa de bem faz, sem precisar seguir o seu livro maluco que manda matar quem trabalha no sábado...
Catraca disse…
Pergunta: em lago de fogo lambari ja vem assado?
Catraca disse…
ok. abraços!
César Moura disse…
Senhores crentes: a costumeira confusão que os senhores fazem ao achar que ateus refutam a idéia de um "deus" por conta de atitudes tomadas pela igreja é pifia. Ateus nao acreditam em nenhum deus, pela mesma maneira que crentes nao acreditam em nenhum deus -tirando o seu, claro. Realmente as "atitudes da igreja" nao ajudam em nada, a nao ser a reforçar ainda mais a idéia de que deus é uma criatura do homem - a pior de todas -, concebida apenas pelos motivos torpes de sempre: poder, dinheiro, exploraçao dos incautos. Claro que tudo isso pode mudar se um dia existir uma unica prova que seja da existência de deus -ou papai noel. Até la', sugiro aos crentes irem usando o cerebro para algo , para nao deixa-lo atrofiar ainda mais. Vale até fazer algum tipo de bondade para com os outros somente pelo fato de que isso é legal - e nao por achar que havera' um pagamento no "paraiso" (pois, neste caso, nao haveria mérito algum, né?)
Hilda disse…
Esse cara é bom...
Disse tudo!!!!!!Maravilha!!!!!!Beleza!!!!!!
Melhor do que ser iconoclasta. Esse faz os seus fiéis pensarem. O que salva do fundamentalismo e da intolerância religiosa é...PENSAR! Cabe aqui uma ironiazinha ..."a verdade liberta" (texo bíblico)
Anônimo disse…
Da mesma forma que eu me declarei cristão no penúltimo censo, sou católico por formação cultural, mas não acredito em metade da bíblia. Quem acredita na Bíblia literalmente é um Jeca Tatu, os que creem em uma Bíblia literal são ignorantes e são minoria no Brasil. A maioria dos que se declaram cristãos são na verdade agnósticos e jamais deixariam de ir no médico por uma "cura de fé"... Boa parte dos cristãos deixará de se declarar como tal, assim que perceberem que estão sendo cooptados por interesses políticos e financeiros de falsos profetas dispostos a instaurar uma teocracia. Por saber disso tudo, neste último censo, para salvar o amor pregado por cristo dos inimigos que usam sua imagem (presentes na igreja católicas e protestantes), me declarei sem religião e recomendei que todos fizessem o mesmo. Ao me declarar sem religião figuro ao lado de ateus e agnósticos que têm se mostrado mais cristãos que os cristãos e mais preocupados com o próximo que os que se denominam cristãos. Deus não aprova o que os que se dizem seus representantes andam fazendo na terra, Deus tem vergonha dessa corja. Perto das igrejas estará longe de Deus (ao menos no Brasil).

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos