Pular para o conteúdo principal

Bíblia é uma colcha de retalhos que não tem validade histórica

Bultmann e Spinoza
da colaboradora Lukretia Borggia

As narrativas bíblicas não são históricas. Essa é a verdade. São catequéticas. Ingenuidade foi supor durante tanto tempo o contrário. Tem certa razão quem afirma que Bart Ehrman não diz novidade, mas para a maioria analfabeta funcional, que interpreta ao pé da letra o que lê, é novidade sim.

Muito antes dos atuais livros de revisão, porém, o teólogo Rudolf Bultmann (1884-1976) já pregava a necessidade de desmitologizar a Bíblia. Os teólogos que seguiram essa linha foram condenados pelo nada piedoso Pio IX.

Mesmo assim, bem antes, o filósofo Spinoza (1632-1677), judeu e profundo conhecedor das supostas Sagradas Escrituras, atentara para fatos incondizentes com a exegese literária e coerência histórica dos textos.

Moisés não é o autor do Pentateuco. Israel só passou a ter literatura escrita no período da monarquia, 8 séculos depois. Portanto, os primeiros livros escritos da Bíblia foram as Crônicas (Paralipômenos da versão Católica), narrativas dos feitos dos reis.

Depois foram escrevendo tudo que a sua tradição oral lhes transmitira como memória viva, sujeita a distorções, alterações e, do ponto de vista histórico, descrições impossíveis da verdade fática.

O próprio hebraico só pôde ter sido organizado, como escrita, nesse período. Na época dos patriarcas (evidentes personagens mitológicos), existia apenas o idioma falado, ainda anterior, portanto pretérito ao próprio aramaico.

Toda essa colcha de retalhos chamada Bíblia não pode dar conta de uma sequência histórica rigorosa, linear, faticamente "comprovada" pela alusão aos fatos da história geral. Isso é invencionice de teólogos.

A crítica literária e as modernas ciências exegéticas e hermenêuticas o podem facilmente comprovar. Ingenuidade é insistir em acreditar nesses retalhos, por medo de pecar.





Autor da bíblia laica diz não ser contra a religião: 'Eu apenas a ignoro'
abril de 2011

Artigos da Lukretia.   Mais sobre a Bíblia.

Comentários

Abbadon disse…
É necessario que as pessoas parem de tratar a Biblia como algo sagrado, intocavel, inviolavel, santa, pura, exata, etc e tudo o mais.

Esse tipo de visao que as pessoas tem dela é o que impede uma reforma profunda desses textos, para poder separar aquilo que é falso (as cartas falsificadas de Paulo, por exemplo), aquilo que é mitologia (pois ha relatos biblicos que sao copias de outras mitologias mais antigas), aquilo que é lenda e fabula, separar os livros que fazem mencao ao deus judeu e o penteao divino de Israel (pois trata-se de um deus que é diferente do NT e nada tem a ver, originando terriveis confusoes e contradicoes), remover as partes imorais e anti-eticas (que sustentam preconceitos, odios, discriminacao, intolerancia, obtusidade e ignorancia), abolir mandamentos que nao valem mais nos dias de hoje por serem extremamente ultrapassados e na pratica ninguem mais os segue, alem de revisar inumeros erros historicos, linguisticos, literarios, geograficos, etc.

A Biblia que dai resultaria, apos todas essas revisoes e analises, seria bem mais pequena, mas pelo menos resultaria em um livro menos contraditorio, mais humano, mais etico e moral, menos intolerante, mais compreensivel, com uma narrativa melhor estruturada e ao alcance das pessoas.

É muito facil falar que é o "mais vendido" e etc.

Mas a realidade é que ninguem lê mesmo.
Anônimo disse…
Mais uma MENTIRA DA LUKRETIA. O que ela me diz do MURO DAS LAMENTAÇÕES que permanece de pé até hoje, como testemunho? Que é o que restou do Templo que Salomão construiu e depois Neemias restaurou em Jerusalem. Não é uma prova incontestável da história Bíblica?
Anônimo disse…
O comentário acima é meu. Não consegui assinar. Fernando
Anônimo disse…
Nao, nao é uma "prova incontestavel"

Ate porque Salomao nunca existiu como personagem real e historico. Em extensa e farta documentacao que se preservou ate os dias atuais, pertencentes aos imperios do Oriente Medio da epoca, nenhum deles faz mencao a um tal de "Salomao". O unico lugar onde é citado é a... Biblia.

O que exatamente vc provou, Fernando ? Um pedaço de muro ?
Anônimo disse…
Não adianta podem falar o que quizerem... está escrito na Biblia que a Biblia é verdadeira!!!
Mujica disse…
Abra sua mente... Leia mais... Racionalize...
- Sabe porque se coloca viseira em animais que
puxam arados...
- Para que não comam a grama verdinha que está ao seu lado.
- Fanatismo é a maior arma de um ignorante.
Fernando disse…
Anônimo 11:50. Idiotices à parte . O templo se construiu sózinho? Se não foi Salomão que construiu, e depois reconstruido por Neemias, me diga quém construiu, já que é tão "sábio". Em tempo, fale isso para os Judeus ortodoxos que acompanharam toda a história do templo passando de pai para filho. Como eu disse idiotices à parte porque sei da onde provém.
Anônimo disse…
Não é só a Bíblia que é mentirosa. A história do suposto povo de Deus também foi. Narrada de pais para filhos, para desculparem-se de serem os únicos povos do Oriente antigo, e portanto do que se conhecia como mundo civilizado, que não desenvolveram uma matemática, uma geometria, uma astronomia, nem uma filosofia; eles tinham que transmitir algum legado ético e cultural, e aí inventaram a religião do Deus por eles inventado, primeiro um casal, depois um planeta (Saturno, chamado de deus
Renfã), depois os deuses do deserto, os elohim, que viviam em constante contenda com o El, Ala, Ely e concorrência. Quem venceu obviamente foi Iahweh, o padroeiro da monarquia davídica. Rapidamente inventaram um novo Levítico chamado Deuteronômio, e as correntes que brigavam entre si, de sacerdotes javistas e deuteronomistas, e os elohistas, FORAM OBRIGADAS COM DERRAMAMENTO DE SANGUE E MUITAS MORTES, a aceitar a vitória de Iahweh, o Deus das profecias compradas, pagas com o dinheiro dos ricos, dos nobres e dos reis. Nem mesmo Moisés era adepto dessa religião inventada muitos séculos depois de sua morte...Moisés era culturalmente egípcio e há testemunhos que nem os egípcios mandaram apagar, porque respeitavam a história, QUE ELE ERA SACERDOTE SUMO DE OSÍRIS, UM INICIADO. Se não existe um suposto povo de Deus e a Bíblia é essa colcha de retalhos colecionada por fanáticos defensores do fundamentalismo do sacrifício e derramamento de sangue, SE NEM O ESTADO ATUAL DE ISRAEL SE BASEIA NELA, ao contrário do que os leitores de um só livro pensam...Quanto mais a civilização pode se basear em tamanha balela. Somente um Estado laico, e um código ético e uma Constituição seculares podem impedir que o fundamentalismo religioso mantenha a falsa política e a dominação e o controle ideológicos dessa religião política, que é ao mesmo tempo uma política religiosa, cujo Deus é o patrimonialismo de particulares e do Estado colocado a seu serviço
Anônimo disse…
FERNANDO

deixa de ser BOCÓ ?????


O TEMPLO DE SALOMÃO foi feito pela civilização hebraica que deram origem aos JUDEUS pra adoração do deus YAVÉ ...


Não tem nada de Biblico nisso , até porque a Gibiblia AT é copiada do TORÁ TALMUD...

E seu DEUS Biblico , antes da Biblia existir , era chamado de Deus do Deserto , e tinha até uma esposa ....

Vc precisa parar de ser CHUCRO e tirar a Gibiblia debaixo do sovaco e passar a ler livros de história ok
Ricardo disse…
Toda essa discussão a respeito da "veracidade" da Bíblia me deixa perplexo. Verdadeira ou não, ela é um dos substratos da civilização ocidental, juntamente com o pensamento grego e o direito romano, sem mencionar o latim. Quer queiramos ou não ela faz parte, sim, da formação da nossa percepção de mundo, mesmo dos ateus mais empedernidos.
Acreditar nela ao pé da letra e querer que ela seja banida são dois extremos de um mesmo pensamento estreito e autocentrado.
Fabian disse…
Quem tá falando em banir a Bíblia? Eu acho que o fato dela não ter veracidade, exatidão histórica, coloca-a NO SEU DEVIDO LUGAR MITOLÓGICO. O fato da civilização ser fundamentada nela também é histórico, pode ser colocado também em seu devido lugar, antropológico e não teológico.
A Bíblia nunca fez parte de minha formação, e quero entretanto que ela sempre esteja em seu devido lugar, como a Xuxa, o coelhinho da páscoa, os videogames, NA FORMAÇÃO DE MEUS
FILHOS ELA NÃO PARTICIPOU E NEM PARTICIPA.
Não quero que meus filhos aprendam a gritar com o pai feito loucos pedindo pra comprar o produto tal EXIGIDO pela apresentadora no comercial de TV; assim como não quero filhos acreditando em violência justificada, para daí justificarem-se todas as outras demais violências. Quero meus filhos recebendo educação autônoma, crítica, reflexiva, O QUE É IMPOSSÍVEL COM A FUNDAMENTAÇÃO CIVILIZATÓRIA bíblica, tradicionalmente referendo fundamentador de tiranias, tiranos, repetição do dogma revelado, obediência, subserviência, e pior, CRENÇA, SUPERSTIÇÃO, CERTEZAS E RESPOSTAS DE QUE TUDO ESTÁ SOB CONTROLE NAS MÃOS DE DEUS, TUDO SERÁ SOLUCIONADO. O fato de termos uma fundamentação ilógica, irracional, de que A REPETIÇÃO DE UM SACRIFÍCIO SANGRENTO E CRUCIFICADO NOS TRAZ VIDA; deve levar-nos justamente a questionar tais fundamentos, primitivos, retrógrados, da consciência primitiva, porém evolutiva, do ser humano. Quero meus filhos FAZENDO PERGUNTAS à vida,NÃO acreditando em RESPOSTAS...E que sejam CRIATIVOS, não súditos de um suposto Criador. Acima de tudo, quero meus filhos formulando PROBLEMAS, que é de onde nasce a descoberta, a invençao, e a ciência, não repetindo TEMAS, slogans de catecismos e currículos escolares de um sistema educacional, político e econômico considerados perfeitos, acabados, completos, e imutáveis, da civilização fundamentada no direito romano, na filosofia grega e na Bíblia; A TRÍPLICE ORIGEM DO PENSAMENTO IDENTITÁRIO, TOTALITARISTAS, DAS ESSÊNCIAS FIXAS IMUTÁVEIS, DE PLATÃO, OU DO MELHOR MUNDO POSSÍVEL , de Leibniz em que tudo que há de melhor e sublime é atribuído a Deus, restando ao homem amar compulsoriamente, submeter-se, obedecer e SERVIR A DEUS e Á AUTORIDADE DE MESTRES, REIS, SACERDOTES E TIRANOS.
Anônimo disse…
Fernandos à parte, esses tipos sempre vem com idiotices. E como sempre, sem argumentos, sem contra-argumentos para refutar, sem provas, sem nada de nada.
Fernando disse…
Anônimo 24/05. Os ateus são capazes de tentarem desmentir a historia do povo Judeu.(Dizem Eles os Ateus: "Suposto povo de Deus") Sim aqueles que passaram pelo holocausto. Raça maldita de mentirosos que são capazes de hoje, tentarem desmentir uma coisa alicerçada por séculos. Malditos pois desejam satisfazer a vontade de vosso pai. A saber: o diabo, pai da mentira. A história se repete. "Disse a SERPENTE para Eva: FOI ASSIM QUE DEUS DISSE, QUE MORREREIS? CERTAMENTE NÃO MORRERÁS." Sempre foi essa a tática. Desmentir o que Deus diz. Está escrito:("Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infamia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?" Salmos 4:2), (" Suave ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho" Provérbios 20;17)
Anônimo disse…
A falácia de que judeus seriam um povo eleito sugere um Deus parcial, contencioso e inimigo da universalidade, o que é claro indício que foi obra de preconceituosos xenófobos, além de misóginos, homofóbicos, conservadores do estabelecimento, inimigos da revolução, portanto reacionários, sexistas, fascistas e sobretudo, quanto ao sexo , fetichistas. O resultado negativo da falácia foi que HITLER SERVIU-SE DO MESMO ARGUMENTO, PARA REIVINDICAR PUREZA RACIAL E SUPERIORIDADE ÉTNICA - ALÉM DE SUPOSTA ELEIÇÃO DIVINA - para aniquilar os inventores da própria autopresuntiva e arrogante condição de povo privilegiado, escolhido, ESTABELECENDO OUTRA: a da raça ARIANA. Ora, todos os detentores de privilégio desde o sistema de castas criado na Índia, sabem que o melhor modo de ser perpetuar uma segregação, é atribuí-la ao nascimento e à herança genética. O filósofo grego Platão serviu-se desta falácia para justificar a inteligência dos precoces, dos superdotados e até dos talentosos: a reminiscência aliada à metempsicose. O grande Aristóteles usou mesmo falacioso argumento para justificar a escravidão dos escravos e a opressão das mulheres. OS HOMENS NÃO NASCEM IGUAIS PORQUE NÃO NASCEM TODOS LIVRES. Jesus Cristo avançou na compreensão, mas deu fundamento teológico ao raciocínio CONTRIBUINDO PARA A CONFUSÃO SECTÁRIA QUE REINA ATÉ HOJE: SÓ É FILHO DE DEUS QUEM É ASSIM OU ASSADO, QUEM PERTENCE À RELIGIÃO TAL. Portanto, o cristianismo não deu A TODOS o estatuto de iguais, como os filósofos cristãos apregoam. Nem entre os católicos europeus eram todos iguais, pois havia o povo, os clérigos e os Reis aliados à nobreza, 3o. , 20. e 1o. Estados, respectivamente. Foi a evolução da consciência política que nos trouxe a salvação. A cidadania ampla e universal. TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS, PORQUE NASCEM IGUAIS EM DIREITOS, TODOS NASCEM LIVRES. Logo, todas as falácias, tanto a teológica, a religiosa e a da falsa política, que privilegia interesses particulares em detrimento do Bem Comum, do Direito Público; caem sob o argumento da Razão, que como demonstra Hegel na Ciência da Lógica, não precisa de outra razão para justificar a si mesma. A Razão é suficiente. Nã se pode fundamentar uma civilização sobre a Bíblia, pois ela é segregacionista e excludente; tampouco se pode confiar a religiosos a formação de cidadãos pois eles são dualistas, e transportam para o reino do ensino, da aprendizagem, o antagonismo de suas oposições lógicas irracionais. Dividem os educandos em inteligentes e burros, em esforçados e preguiçosos, aprovados e reprovados; MESMA ILUSÃO DE SUA CABEÇA FUNDAMENTALISTA, IMAGEM DO DEUS JUDICIÁRIO E PENAL, QUE SEPARA BONS DE MAUS, PECADORES DOS ELEITOS. As modernas pesquisas, a Teoria de Howard GARDNER, DEMONSTRAM QUE HÁ MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, todos são talentosos, numa ou noutra área do que é chamado espectro de inteligências. Todos são capazes da razão - embora a religião torne alguns incapazes definitivamente dela - e todos podem ser chamados ao apelo universal da emancipação da humanidade, a verdadeira salvação, porque não exclui ninguém. Considerando-se esta condição humana como divina, na hipótese de uma autodeterminação lógica na natureza e na essência humanas para o verdadeiro e belo e justo, e bom; ainda que se queira referendar com isso a hipótese de um Deus, tal não seria jamais o Deus dos judeus nem da Biblia, pois seria um Deus de toda a humanidade e TODOS sem exceção seriam filhos de Deus. É contudo absolutamente desnecessário tal pressuposto, de fundamentação teológica, uma vez que com a educação, a cultura, o conhecimento, evolutivos, e a subsequente compreensão de que a natureza e o homem em evolução não conduzem a um progresso linear em direção de nenhum "ápice evolutivo", nem sumo Bem ou hierarquia transcendental nenhuma; a hipótese de Deus torna-se absolutamente desnecessária.
Anônimo disse…
Mas blá, blá, blá da lukretia. A Bíblia é a verdade. Nós envangélicos, católicos sinceros, e outras religiões que creem no Deus da Bíblia somos maioria esmagadora. Vamos deixar que um bando de ateus tolos nos vençam com suas mentiras? aposto que não.
Fernando disse…
Diz Lukretia: "Todos os homens são iguais, porque nascem iguais em direito, HOMENS NASCEM LIVRES". A Biblia Diz:"Porque TODOS PECARAM, e distituídos estão da glória de Deus" Romanos 3:23, Replicou-lhes Jesus:"EM VERDADE, EM VERDADE vos digo que todo aquele que comete PECADO É ESCRAVO DO PECADO" João 8:34. "Porque, o salário do pecado é a morte... Romanos 6:23. O que fazer? Jesus disse:"Portanto: Se o FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8:36) Esta é a verdade.
Anônimo disse…
Não adianta Fernando ...Todos que usam um pouquinho do seu QI sabe que a bíblia é mito e farsa.
Anônimo disse…
Não adianta anônimo...todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus. Todos são escravos do pecado,( pergunte isso no íntimo, ao seu vício) porque todos que não tem o Filho Deus é escravo de algum vício. Mais se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.
Anônimo disse…
Reafirmo não adianta pois esse deus não existe!!
Anônimo disse…
O pior pecado é a incredulidade.
Evenly disse…
Vocês são tão idiotas e tão embeices, que nem se tocam que a Bíblia não foi modificada e o que nela está escrito em profecias está se cumprindo 2000 anos depois, não adianta Fernando esse povo está tentando desmentir a Bíblia porque sabem que é a pura verdade!!!!!! Como está escrito na Bíblia acerca de Israel se tornar de novo uma nação vários anos depois, e não é que depois de vários anos Israel foi considerada uma nação e um dos importantíssimos votos foi de um brasileiro pra que isso se realizasse, ai mito também? Foi por acaso que isso aconteceu? Vc’s não tem como desmentir a Bíblia em tudo que ela predisse e que está acontecendo é impossível desmenti-la, suas tentativas se resumem em fracassos!!!!!
Anônimo disse…
"E a serpente disse..." " homem feito de pó" "viveu novecentos anos" e assim vai, só em genesis...
Sinceramente é inacreditável que pessoas acreditem nessas coisas ao pé da letra. Acredito que a bíblia pode até conter mensagens filosóficas muito positivas à sociedade mas como relato histórico, é pura fantasia. Sem contar que coloca a mulher numa posição ridícula de ajudante obediente e o homem pega geral, faz filho em serva, concubina e está tudo blz...
Anônimo disse…
Eu não sei se as pessoas têm uma necessidade grande de acreditar ou se isso apenas se resume no grande medo da morte e do fim de suas existências. Mas sei que aqueles que acreditam ficam cegos aponto de não enxergar tolices que se encontram em livros infantis e primitivos como a bíblia.
Os crentes leem tanto esse livro absurdo sem ver nenhuma das falhas ou por não entenderem ignoram, mas o mais provável para mim é que não leem com tentando interpretar pois já têm a interpretação que lhes é passada pelos padres, pastores e outros propagadores da ignorância.
Se pelos menos parassem para refletir, mas não, o medo do castigo eterno não ousam nem pensar no caso, pois parece que até pensar é pecado.
Anônimo disse…
Se o deus bíblico é realmente o criador do universo e há só nele a mais pura verdade-como querem os cristãos,podemos presumir que ele ama a verdade e não os dogmas retrógrados,tendenciosos,machistas,homofóbicos e escravocratas da bíblia.pois sendo ateu ou não,concordamos todos(atenção só as pessoas sâs e lúcidas de nossos tempos) a bíblia é um dinossauro que já deveria ter sido extinguido há milhares de anos atrás,o mundo ocidental teria e seria menos machista,racista e homofóbico.vale lembrar mais uma vez que se deus existe (se é que este ser imaginário realmente existe)ele só ama verdade e a misericórdia e portanto odeia mentes fechadas para a verdade científica e a emancipação humana!
Anônimo disse…
o que me incomoda é que se adao e eva foram criados por deus os proximos filhos tinham que casar um com os outros p poder existir nova geração!
Anônimo disse…
Não se preocupem caros leitores, O DIA ESTÁ CHEGANDO pra quem duvida. Pra quem Crê nas obras de nosso criador será bem aventurado para todo o sempre, e viverá uma vida plena de paz para todo o sempre. E que Deus repreenda satanás por está implantando na mente de vocÊs todas essas dúvidas, que pra quem leu e crê em nosso DEUS o único e verdade, vivo e misericordioso Senhor, não se incomoda em está procurando chifre na cabeça de piolho, claro que o que está acontecendo por todo o mundo está escrito na bíblia. Não ei de questionar mas aqui nesse site, vcs são livres pra crê no que bem entenderem!!! Louvado seja Deus nosso Senhore e Salvador, agora e para todo o SEMPRE. Ainda dá tempo de todos se arrependerem e serem felizes meus irmão.
Mariane disse…
Graças a Zeus ainda há seres pensantes no mundo!

Bíblia, o maior livro mitológico de todos os tempos...
Sim, chegará o dia em que vocês verão o quanto são ignorantes em acreditar no velhote arrogante e no livro de contos de bruxas dele.
Anônimo disse…
Eu vo É da um chute nas partes íntimas de jesus se ele vinher com história de fim de mundo
Edmilson JrK disse…
Essa coisa de passar de pai para filho não adianta muito pois segundo a minha tia a mula sem cabeça passava aqui na minha rua e que foi a mãe de um amigo meu que contou para ela pois a mula parava na porta dela, este amigo que diz que a mãe nunca falou de algo assim e que quem passava por lá era um homem normal a cavalo que era amigo da família. Segundo sua lógica no dia seguinte poderiam ver marcas de cascos na rua e dizer que foi realmente a mula.
Anônimo disse…
>livro de quase 20 séculos
>não tem validade histórica
>quase todas as constituições do MUNDO foram baseadas nos 10 mandamentos do mesmo livro
>não tem validade histórica.

Reporter de internet rageando porque a bíblia vale mais que essa reportagem.
André Alves disse…
Uma mentira creditada por milhões,não se torna uma verdade.
Anônimo disse…
Tantas religiões no mundo, tantas "escrituras sagradas", tantos deuses... Não parece um pouco de ingenuidade acreditar que a Biblia é a verdade, Jesus é o único Deus e o Cristianismo é a religião correta??!!
Eu não tenho religião, mas conheço pessoas de várias religiões, Cristãos, Mulçumaanos, Budistas, Hindus... Os Hindus, por exemplo, apesar de terem os Vedas que são as escrituras sagradas deles não desmentem ou dizem q essa é a verdade absoluta como os cristãos fazem... E nem dizem que se você não acreditar nisso vai "queimar no inferno" ou coisa do tipo... Aff, discussões patéticas de gente ignorante q acha q sua verdade é a única. (Amanda)
Anônimo disse…
Que Deus bondoso né? Os céus para quem acredita e o inferno para quem não acredita. Que beleza é o conceito de amor cristão!! hehe
Valter Augusto disse…
Essa foi de lascar!Parabéns,rapaz!
O Anti-Cristão disse…
Digamos que Deus exista.

Como os cristãos e judeus podem provar que a Bíblia é realmente Sua palavra escrita?

Como podem provar que a palavra de Deus não são os Gathas, Os Eddas ou o Corão?
O Anti-Cristão disse…
Se Deus quer que eu saiba Sua vontade

Por que não vem pessoalmente?

Por que tenho de confiar num livro escrito por um bando de pastores de cabras?
O Anti-Cristão disse…
Prove que a Bíblia é a palavra do Deus existente
O Anti-Cristão disse…
Antiguidade confere verdade a algo? Então o Gilgamesh é a história mais verídica de todas, pois é muito, mas muito mais antigo do que a Bíblia.

As constituições foram baseadas nos 10 mandamentos? Aff.. Meu filho, mandamentos análogos aos decálogos podem ser encontrados em muitas religiões do mundo. E o decálogo foi baseado em leis tradicionais da região do Crescente Fértil.


O Anti-Cristão disse…
Influências dos livros sagrados mesopotâmicos no texto bíblico – parte 1

http://www.bulevoador.com.br/2012/02/influencias-dos-livros-sagrados-mesopotamicos-no-texto-biblico-parte-1/
Anônimo disse…
so ia sobrear a capa e o índice...
Anônimo disse…
Então as pirâmides e zigurates são provas incontestáveis da vinda de alienígenas para a terra?

e, as centenas de dezenhos de deuses nas paredes das pirâmides?

estas ruínas que você cita provam que já se conheciam técnicas construtivas naquela época, nada mais...
Anônimo disse…
hahahahahhahahah...

boa esta...

não, espera, você está falando sério?
Unknown disse…
Um "substrato da civilização ocidental" que é, pois, CIENTIFICAMENTE FALSO! Usar este tipo de artimanha historicista só serve para desviar da questão central: até que ponto, se que é existe tal ponto, se pode confiar na veracidade das ditas "escrituras sagradas"? A resposta é não! Como substrato cultural está e sempre esteve em permanente tensão e, por que não, contradição mesmo com o desenvolvimento histórico ocidental que passa a dispensar, ainda que de modo complexo,a crença religiosa como avalista supostamente absoluta e indubitável da ação e da moralidade. Além disso, basta ver o papel, grandemente negativo do ponto de vista ideológico, que tal "substrato", elevado às alturas de princípio indiscutível, teve no decorrer das diversas desgraças, injustiças e dos retrocessos que ainda acomentem as sociedades que de algum modo devotam respeito ao tal "livro". Ninguém está propondo que seja "banida", mas somente que este little book perca o status historicamente construído, na e pela série de mazelas do desenvolvimento contraditório das formas de propriedade privada dos meios de produção da vida humana, e assim seja reconhecido pelo que é: uma miscelânia, e por vezes mixórdia, de mitologias, algumas primitivas do suposto povo de Javeh, outras recolhidas e remodeladas pelo contato com as demais civilizações.
Unknown disse…
Queria saber, que raio de "profecias estão se cumprindo".."tudo que está na bíblia está acontecendo"..E, o outro lá, escreveu: "a bíblia é verdadeira, porque tá escrito NA PRÓPRIO BÍBLIA, que ela é verdadeira" Zeussssssss, eu li isto mesmo??

AT foi escrito séculos, APÓS OS ACONTECIMENTOS..não poderia ser profecia, já tinha acontecido..

NT foi escrito 4 séculos, APÓS OS SUPOSTOS ACONTECIMENTOS, com mais de 40.000 alterações e adulterações, ao londo dos séculos..

2.000 anos depois, da suposta volta de Jesus e seu reino, a igreja perseguiu e matou, quem não aceitasse a religião católica, MATOU MILHÕES NA FOGUEIRA, PROIBIU LIVROS, CONHECIMENTO, PESQUISA..

2.000 anos, depois de cruzadas, inquisição, peste, caça as bruxas, holocausto, revoluções, 2 guerras mundiais, e o povo diz que "as profecias estão se cumprindo agora"???? Como assim, meu? A maioria das guerras foram religiosas, e pelo poder. Agora tem menos guerras, menos torturas que antes, porque tudo isto sempre existiu, a única diferença, é que agora ficamos sabendo na hora..antes não tinha imprensa, internet..

500 ANOS DE "COLONIZAÇÃO" DO BRASIL POR PARTE DOS CATÓLICOS, E O POVO NÃO SE LIGOU, QUE FOMOS CONDICIONADOS A ACREDITAR NA BÍBLIA, MAS SE FOSSEM OS HINDUS, ACREDITARÍAMOS NOS VEDAS????

Zeuss, quanta ignorância, em pleno seculo XXI! Com tanto conhecimento à disposição, e o povo não sabe que a bíblia é TOTALMENTE COMPILADA, VINDA DE OUTROS DEUSES, EGÍPCIOS, SUMÉRIOS, BABILÔNICOS, HITITAS, ETC??!

É surreal! :(
iria barradas disse…
Pois tudo o que você listou, Abbadon, é que torna a Bíblia humana e real. O problema todo é que os ateus não conseguem criar sua própria Bíblia e precisam remover esta para ver se assim a tese que defendem se implanta na humanidade, proselitismo do mesmo jeito.
Larissa disse…
Deus não muda nossa vida porque nos deu a Bíblia, unicamente, mas porque Ele demonstra o seu infinito amor em cada detalhe, se assim permitirmos.Quando cada um de vocês deixar Deus ser o Senhor de suas vidas, Ele os falará se a Bíblia é ou não verdadeira. Nada como uma experiência pessoal, única e maravilhosa.
Anônimo disse…
...se tem pessoas que acreditam em:...fadas, duendes, curandeiros, gurus, magicas, loterias, politicos, papai noel, exorcismos, almas, padres, pastores e o diabo a quatro, etc. etc. não vão acreditar em biblias...vai levar 2.000 anos pela frente pra se livrar disso...
A verdade, por ser atemporal, é anterior até aos seus alegados registros bíblicos seja em João 08:32 - João 08:44 e também em Mateus 07:16 entre outras ali postadas para conferir credibilidade às inúmeras balelas que lhes acompanham, porém, somente a verdade cura, liberta e indica a direção correta

A verdade não odeia, ela é odiada, pode assustar bastante os justos, mas incomoda muito mais os farsantes, mentirosos, criminosos e seus apaniguados caquistocratas.

"Se as guerras são promovidas pela balela, então a paz é obtida pela verdade" Julian Assange

A verdade jamais odeia, mas é fervorosamente odiada quando se faz constatada e documenetada -

o nascer, cada um de nós entra em um DRAMA que já está em andamento. Podemos sentir que ALGO está muito errado, mas não podemos DEFINIR o que exatamente é. Na realidade, estamos nos estágios avançados de uma CONSPIRAÇÃO de longo prazo para subverter a civilização ocidental. O “MODERNISMO” no século 20 foi uma FRAUDE projetada para despojar as pessoas de sua identidade familiar, cultural e religiosa, antes de escravizá-las em uma nova era de escuridão. As sociedades ocidentais devem VOLTAR às suas RAÍZES CRISTÃS e NACIONAIS ou este DRAMA não terminará bem.
https://nationalvanguard.org/2018/10/degenerate-art-and-its-most-effective-opponent/#comment-52226


“Muitas vezes, a única coisa real em um jornal é a data https://nationalvanguard.org/2022/02/when-race-war-comes-to-the-suburbs/#comment-52248

Somente um cego poderia deixar de ver que uma acumulação militar comunista de dimensões históricas mundiais estava em andamento. E isso não era para proteger algo que estava sendo ameaçado, mas para atacar o que parecia indefeso
https://nationalvanguard.org/2022/02/the-volkish-philosophy-of-life/#comment-52264

O verdadeiro comunismo, tão diferente quanto apresentado pela teoria e propaganda destinada a iludir os incautos, é a forma mais brutal e exploradora de capitalismo
https://vikinglifeblog.wordpress.com/2021/09/06/ethnic-heterogeneity/comment-page-1/#comment-77882


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos