Pular para o conteúdo principal

Ex-fiel comenta carta de 1933 da Testemunhas de Jeová a Hitler

Adolf Hitler
Em 1933, carta de TJs 
faz elogios a Hitler 
O ex-fiel da Testemunhas de Jeová Odracir publicou com comentários em seu site, o Índice TJ, a carta que a liderança alemã da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (nome jurídico da religião) mandou em 1933 para Adolf Hitler (foto). Ao relatar um encontro de 5.000 fiéis, a carta faz elogios ao então Chanceler, embora na Alemanha já houvesse restrições às atividades da religião.

Entre outras coisas, a carta diz que nos Estados Unidos o presidente da TJs tinha sido condenado a 80 anos de prisão por ter impedido que as revistas "A Sentinela" e "Estudante da Bíblia" fossem utilizadas na propaganda de guerra contra a Alemanha. "A sede de Brooklyn da Sociedade Torre de Vigia é — e sempre tem sido — extremamente amigável à Alemanha."

No começo de 2011, o comando em Nova Iorque da religião obteve uma decisão judicial pelo fechamento do Índice TJ, mas a carta e demais documentos do site podem ser lidos em outros endereços da internet, como no ‘espelho’ http://www.indicetj.info/.

A carta já estava difundida na internet, e no Youtube há várias referências a ela, como um vídeo-montagem em espanhol que faz Hilter ler a mensagem [abaixo, um trecho das imagens].

Alguns anos depois de a carta ter sido mandada para Hitler, fiéis da TJs, no auge da loucura nazista, foram mandados para campos de concentração, onde, com um triângulo roxo na camisa, ficaram junto com judeus e ciganos. As lideranças da TJs já tinham fugido da Alemanha. E até hoje a religião evita fazer autocrítica desse episódio de sua história, como se ele não tivesse existido.

Em vídeo-montagem, Hitler lê a carta da TJs


Seguem a carta e, em itálico azul, os comentários de Odracir. A numeração dos  parágrafos é dele.

Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,
Ramo Alemão,Wachtturmstrasse 1-19,
Magdeburg/Alemanha: Postsch 4042
Telefone, Magdeburg 405 56, 405 57, 405 58


Caro Chanceler,

[1] Em 25 de junho de 1933, no Sporthalle Wilmersdorf, em Berlim, houve uma conferência de aproximadamente 5.000 Estudantes da Bíblia [Testemunhas de Jeová], representando milhões de alemães que são amigos e seguidores desse movimento por muitos anos. O objetivo da conferência, à qual compareceram representantes de todas as comunidades de estudantes da Bíblia da Alemanha, foi encontrar meios e formas de informar ao Chanceler, bem como a outras altas autoridades do Reich alemão e o governo de seus países individuais do que se segue:

[2] Em diversas partes do país, ações estão sendo tomadas contra uma corporação de sérios cristãos, homens e mulheres, que tem no cristianismo positivo o seu fundamento. Tais ações só podem ser descritas como perseguição de cristãos contra outros cristãos, já que as acusações — as quais têm levado a tais ações contra nós — provêm primariamente de clérigos, especialmente católicos, e são inverídicas.

A "sociedade" estranhamente, no parágrafo 2, chama os clérigos católicos de "cristãos" e não de "cristandade", como é costumeiro encontrar em sua literatura ao atacar outras religiões. Este inesperado e subreptício "ecumenismo" dificilmente se harmonizaria com a doutrina da única religião verdadeira, os únicos e autênticos cristãos, separados do "mundo" (João 15:18, 19) e de "Babilônia" (Apocalipse 17:5). 

[3] Estamos absolutamente convencidos da imparcialidade das autoridades do governo que lidam com esta situação. Ainda assim, concluímos que o conteúdo de nossa literatura e o propósito de nosso movimento são amplamente mal interpretados em razão das acusações dirigidas a nós por nossos opositores religiosos e que poderiam resultar em um ponto de vista deturpado. Isto também poderia se dever ao volume de nossa literatura e a alta sobrecarga de trabalho sobre os respectivos funcionários.

[4] Por esta razão, os assuntos discutidos na conferência foram expostos na forma de uma declaração da Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a fim de informá-lo, Sr. Chanceler, bem como as altas autoridades do Reich Alemão e seus países, com um documento, do fato de que os Estudantes da Bíblia da Alemanha têm apenas um objetivo em seu trabalho, a saber, conduzir as pessoas de volta a Deus e ser testemunhas do nome de Jeová, o altíssimo, o pai de Nosso Senhor e redentor aqui na terra, Jesus Cristo.

[5] Estamos convencidos de que o Sr. Chanceler não permitirá que tais atividades sejam perturbadas. As congregações dos Estudantes da Bíblia da Alemanha e seus membros são, em geral, conhecidos como respeitáveis defensores do Altíssimo e zelosos estudantes da Bíblia. As autoridades policiais locais deverão atestar o fato de que os Estudantes da Bíblia têm de ser contados dentre os elementos do país e seu povo que são conhecidos pelo seu amor e apoio à ordem. Sua única missão é conduzir os corações humanos a Deus.

[6] A Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (situada em Magdeburg / Alemanha) é o centro organizador da missão dos Estudantes da Bíblia.

[7] A sede de Brooklyn da Sociedade Torre de Vigia é — e sempre tem sido — extremamente amigável à Alemanha. Em 1918, o presidente da sociedade e sete membros da diretoria nos Estados Unidos foram sentenciados a 80 anos de prisão por motivo de que o presidente se recusou a permitir que duas revistas nos Estados Unidos, as quais ele editava, fossem usadas para fazer propaganda de guerra contra a Alemanha. Essas duas revistas, “A Sentinela” e “Estudante da Bíblia” (mensal), foram as únicas revistas nos Estados Unidos que se recusaram a publicar propaganda anti-germânica e, por esta razão, foram proibidas e suprimidas na América durante a guerra.

[8] Da mesma maneira, no curso dos meses recentes, o conselho de diretores de nossa sociedade não apenas recusou engajar-se em propaganda contra a Alemanha, mas até tomou posição contra isto. A declaração anexa assinala este fato e enfatiza que as pessoas na liderança de tal propaganda de horror nos Estados Unidos (homens de negócios judeus e católicos) são também os mais severos perseguidores do trabalho de nossa sociedade e seu conselho de diretores. Esta e outras declarações destinam-se a repudiar a injuriosa acusação de que os Estudantes da Bíblia são apoiados pelos judeus.

Nos parágrafos 7 e 8, a "sociedade" se diz extremamente amigável à Alemanha, afirmação que não seria de se estranhar caso não proviesse de uma organização que se diz apolítica, não distinguindo as pessoas por nação, raça ou etnia. Por outro lado, ataca os Estados Unidos (irônicamente, o seu país-sede), a Igreja Católica e os judeus, chamando a estes dois últimos de perseguidores de seu trabalho, num discurso, sem dúvida, bem agradável aos nazistas, os quais pretendiam exterminar os judeus da face da terra e dominar o mundo. A Torre de Vigia não teve aqui a coragem de informar aos nazistas que, para Deus, "não há nem judeu nem grego, não há nem escravo nem homem livre..." (Gálatas 3:28), mas que, "..em cada nação, o homem que teme [a Deus] e que faz a justiça lhe é aceitável" (Atos 10:35) Adicionalmente, queira notar o leitor que a própria Sociedade Torre de Vigia afirma que sua organização tomou uma posição CONTRA (e não neutra) a propaganda desfavorável à Alemanha naquele período, reconhecidamente "negro" de sua história. Não incorre tal afirmação em uma violação do princípio da "neutralidade cristã"?


[9] A conferência de 5.000 delegados recebeu a declaração do governador em Magdeburg com grande satisfação, o qual disse não se poder provar que haja qualquer relação entre os Estudantes da Bíblia e os comunistas ou marxistas, como foi declarado por nossos opositores religiosos (o que quer dizer que tais declarações não passam de injúria). Uma reportagem de imprensa no Magdeburg Daily News n.º 104, de 5 de Maio de 1933, diz:

[10] “A declaração do governo referente à ocupação da sede dos Estudantes da Bíblia: O departamento de Imprensa emitiu a seguinte informação: ‘A Ocupação da propriedade da Sociedade dos Sérios Estudantes da Bíblia em Magdeburg foi suspensa em 29 de Abril, já que nenhum material que confirmasse as atividades comunistas foi encontrado’.

[11] Outra reportagem no Magdeburg Daily News n.º 102, de 3 de Maio de 1933, diz:

[12] “O escritório dos Estudantes da Bíblia informou-nos de que as ações tomadas contra a Sociedade Torre de Vigia e a Sociedade dos Estudantes da Bíblia foram abolidas. Toda a propriedade foi devolvida já que uma ampla revista resultou em que nada pode ser afirmado contra esta sociedade, seja por atividades políticas ou criminosas. Também concluiu-se que ambas as sociedades são de natureza absolutamente apolítica e religiosa. A pedido, o governo confirmou a correção de tais declarações.”

[13] A conferência de 5.000 delegados enfatizou que, em face destas circunstâncias, considerou aquém de sua dignidade até mesmo defender-se, no futuro, de quaisquer acusações desonrosas sobre atividades marxistas ou mesmo comunistas. Tal injúria refutada de nossos opositores religiosos indubitavelmente carrega o sinal da competição religiosa. O objetivo deles é sufocar um proclamador honesto por meios repulsivos ao invés de pelo uso da palavra de Deus.

[14] A conferência de 5.000 delegados também afirmou — como expresso na declaração — que os Estudantes da Bíblia da Alemanha estão lutando pelos mesmos elevados objetivos éticos e ideais, os quais o governo nacional do Reich Alemão proclamou no que se refere à relação dos humanos com Deus, isto é: a honestidade do ser criado em relação ao seu criador.

[15] A conferência chegou à conclusão de que não há quaisquer divergências entre os Estudantes da Bíblia da Alemanha e o governo nacional do Reich Alemão. Ao contrário, em relação aos objetivos puramente religiosos e apolíticos e o empenho dos Estudantes da Bíblia, pode-se dizer que estão em pleno acordo com os objetivos idênticos do governo nacional do Reich Alemão.

Nos parágrafos 14 e 15, A Sociedade Torre de Vigia diz que NÃO HÁ DIVERGÊNCIAS ENTRE SEUS OBJETIVOS E OS OBJETIVOS DO GOVERNO NAZISTA. Chega, inclusive, ao ponto de classificar os princípios de Hitler como "elevados ideais". Embora, num linguajar altamente dúbio, ela mencione ideais "apolíticos" e "religiosos", é difícil para alguém com um mínimo de honestidade para com a História dizer que ideais nazistas são estes que se harmonizam com o pensamento de Cristo. A "sociedade", no entanto, não parece aqui encontrar dificuldade em harmonizar Hitler e Jesus Cristo. Ademais, ela não pode, em sua defesa, alegar desconhecer os objetivos do Terceiro Reich à aquela altura, pois, cerca de uma década antes (1923), Hitler e os Nazis tentaram um golpe de Estado, sendo que Hitler, durante o período em que esteve na prisão, escreveu seu livro "Mein Kampf" ("Minha Luta"), que é a própria "bíblia" do nazismo, disponível a quem quisesse tomar conhecimento dele. Era a Sociedade Torre de Vigia ignorante desses fatos? A história mostra que não, pois, mais adiante a própria Sociedade Torre de Vigia menciona parte do estatuto nazista. 

[16] Em razão do suposto linguajar áspero de nossa literatura, alguns de nossos livros foram banidos. A convenção de 5.000 delegados salientou que o conteúdo de nossos livros desaprovados referia-se apenas a circunstâncias no Império Mundial Anglo-americano e que este — especialmente a Inglaterra — deve ser responsabilizado pela Liga das Nações, pelo tratamento injusto e pelos fardos impostos à Alemanha. As coisas ditas no espírito acima mencionado são, desta forma, dirigidas — quer em sentido financeiro, político ou Católico Romano — contra os opressores do país e do povo alemão, não contra a Alemanha combatendo estes fardos. De modo que esta proscrição (contra a literatura dos Estudantes da Bíblia) não faz sentido.

No parágrafo 16, a Sociedade Torre de Vigia centra o seu ataque a Grã-Bretanha, em especial à Inglaterra, apesar de nestes países não ter havido perseguição à sua entidade do modo como acontecia, àquela época, na Alemanha. A despeito de se dizer "neutra" em assuntos políticos e "separada do mundo", a Torre de Vigia acusa a Inglaterra e os Estados Unidos de tratarem injustamente a Alemanha e de imporem-lhe pesados "fardos". Pode-se classificar estas declarações como expressão da assim chamada "neutralidade cristã"? Deve o leitor notar que ela própria afirma que, "quer em sentido financeiro, POLÍTICO ou católico romano", o conteúdo de seus livros é dirigido contra os "opressores" do povo alemão, ou seja, os Estados Unidos e a Inglaterra. 

[17] Em algumas partes do país os Estudantes da Bíblia são proibidos até mesmo de se reunirem para orações e serviços religiosos e, por muitas semanas, esperam por uma solução para esta situação, a qual é sufocante para suas vidas religiosas. Sobre esta situação, foi expresso o seguinte:

[18] “Nós queremos viver de acordo com a proibição a nós imposta, pois estamos confiantes de que o Sr. Chanceler e o alto governo irão suspender tal proibição — a qual força dezenas de milhares de homens e mulheres cristãos ao martírio que só pode se comparar ao dos primitivos cristãos — após terem obtido entendimento da real situação.”

No parágrafo 18, a Sociedade Torre de Vigia expressa a decisão de seus próprios membros de se submeter às proibições impostas pelo governo, na suposição de que Hitler logo mudaria o decreto. Uma posição bastante estranha se considerarmos o princípio de "obedecer a Deus como governante antes que aos homens" (Atos 5:29) Estariam os cristãos a temer os nazistas antes que a Deus? Deveriam os verdadeiros cristãos obedecer, ainda que só por um tempo, ordens contrárias à sua consciência? 

[19] Finalmente, a conferência de 5.000 delegados expressou que tanto os Estudantes da Bíblia quanto Organização Torre de Vigia são pela manutenção da ordem e da segurança dentro do Estado, bem como pela promoção dos elevados ideais do governo nacional no campo da religião. A fim de dar a conhecer tais coisas ao Sr. Chanceler e às outras altas autoridades do Reich, os sentimentos acima expressos de forma resumida foram expostos em detalhes na declaração anexa.

[20] A Declaração anexa foi lida pelo secretário aos 5.000 delegados da conferência dos Estudantes da Bíblia. Ela foi aprovada unanimemente e adotada com a instrução de se enviar uma cópia simples da mesma, juntamente com este relato da conferência, ao Sr. Chanceler e todos os outras altas autoridades do governo do Reich e seus países.

No parágrafo 20, a Sociedade Torre de Vigia afirma que o documento entitulado "Declaração de Fatos" foi lido perante os 5.000 congressistas e aprovado UNANIMEMENTE. Apesar de, no anuário de 1975, ser dito que muitos irmãos discordaram do teor deste documento, relata-se que, mesmo assim, providenciaram que fosse distribuído aos milhões. Por que razão não protestaram e exigiram um esclarecimento dos fatos? Seria por temor de Hitler? 

[21] Isto é feito com o mais respeitoso apelo de que o pedido expresso na declaração, seja recebido com favor: Ou seja, que uma comissão composta por nossos membros tenha a oportunidade de, pessoalmente, explicar a verdadeira situação ao próprio Sr. Chanceler ou ao ministro de assuntos internos. Alternativamente, pedimos ao Sr. Chanceler que designe uma comissão de homens que não tenham qualquer preconceito religioso contra nós — homens que não tenham interesses profissionais religiosos, mas que estejam apenas interessados em aderir aos justos princípios como foram estabelecidos pelo próprio Chanceler — para investigar nossa situação imparcialmente. Os princípios mencionados referem-se ao parágrafo 24 do programa do Partido Nacional socialista dos Trabalhadores Alemães [partido nazista], que diz:

No parágrafo 21, a carta classifica de "JUSTOS" os princípios do partido nazista, os quais ela própria passa a transcrever nos parágrafos 22 e 23, mostrando NÃO desconhecer os objetivos do Terceiro Reich. Deve o leitor notar que tais princípios exaltam a raça germânica e expressam o mais puro anti-semitismo. Aqui, a Sociedade Torre de Vigia não teve sequer o cuidado de omitir, ao menos, a segunda parte do estatuto nazista, onde se faz um ataque preconceituoso e criminoso contra o povo judeu. No afã de ser agradável a Hitler, os "homens de Brooklyn" acabaram por converter-se, na prática, ao nazismo, seja por endossarem a glorificação da raça ariana, seja por endossarem o anti-semitismo.  


[22] “Nós reclamamos a liberdade de todas as denominações religiosas dentro do estado, conquanto que elas não ponham o próprio Estado em perigo ou violem os valores morais da raça germânica.

[23] O partido, como tal, representa o ponto de vista do cristianismo positivo sem estar ligado a qualquer denominação particular. Ele luta contra o espírito judeu-materialista de dentro e de fora do país e está convencido de que uma recuperação duradoura de nosso povo só pode provir de dentro para fora.”

[24] Estamos plenamente convencidos de que, uma vez tenhamos sido julgados imparcialmente, com base, primeiro, na palavra de Deus e, segundo, nos parágrafos acima mencionados, o governo nacional da Alemanha não encontrará qualquer razão para impedir nossos serviços religiosos e atividades missionárias.

No parágrafo 24, não considerando suficiente o endosso do estatuto nazista, a Watchtower pede para ser julgada, primariamente, pela Bíblia e, secundariamente, pelo programa nazista, como se fosse possível a harmonia entre estes dois compêndios. Ora, o que pode haver em comum entre o cristianismo e o nazismo? Não é um a negação do outro? Na prática, isto é o mesmo que alguém pedir para ser julgado, em parte, pela palavra de Deus e, em parte, pela palavra de Satanás.

[25] Ansiosos por sua gentil aprovação, a qual esperamos receber em breve, desejamos afirmar nossa mais alta estima ao honorável Sr. Chanceler.

Sinceramente,

Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados


Finalmente, no parágrafo 25, a Watchtower despede-se do "führer" com lisonjas, dizendo-se desejosa de ter a aprovação dele. Em nenhum trecho desta carta, seguiu ela o exemplo dos hebreus Sadraque, Mesaque e Abednego (Daniel 3:13-18), os quais, diante do poderoso rei da Babilônia, negaram-se a cumprir o seu decreto, mesmo ao preço de suas vidas. Em nenhuma parte deste documento tiveram os "homens de Brooklyn" a bravura de mostrar o conflito óbvio entre os ensinos de Cristo e o programa do partido nazista. Fizeram isto por receio? Jesus Cristo disse:

"Todo aquele que ficar envergonhado de mim e das minhas palavras, nesta geração adúltera e pecaminosa, deste o Filho do homem também se envergonhará, quando chegar na glória de seu Pai, com os santos anjos." (Marcos 8:38)

Assim sendo, conforme afirmou o professor James Penton, em sua carta à Watchtower, a Sociedade Torre de Vigia praticou prostituição espiritual, a exemplo das irmãs Oolá e Oolibá, mencionadas por um profeta bíblico. Seria exagero classificar tal documento como "fornicação espiritual com o nazismo"?

Com informação do Indicetj e imagens do Youtube. 





Casos de fanatismo das Testemunhas de Jeová.


Comentários

Marcelo Idiarte disse…
O Holocausto é uma pedra no sapato dos católicos, protestantes, testemunhas de Jeová...

A Igreja Católica tenta se defender dizendo que salvou entre 4 mil e 10 mil judeus de irem para os campos de concentração. Só não impediu que outros 6 milhões morressem...

E o que dizer dos protestantes, que participaram ativamente do 3º Reich? http://bloguerosrevolucion.ning.com/profiles/blog/show?id=2522192%3ABlogPost%3A28500

Em matéria de religião não se salva um, meu irmão.
Flaider disse…
Se vocês observarem bem a carta, as Testemunhas não foram falsas com relação às suas crenças; o que elas queriam mesmo era a liberdade de publicação das boas novas.

Hitler enganou a todos, dizendo que ia dar liberdade; dias melhores, ou seja, seria favorável as Testemunhas
Lucas disse…
ahsuahsuhasuahs ai meu povo onde chega-se a ignorância do ser humano.O irmão o então presidente da Associação frederich franz não quiz se intrometer nas questões politicas da humanidade,assim seguindo seu lider cristo,como quando foi oferecido a ele por satanas todos os reinos do mundo,e o que ele fez? Rejeitou prontamente dizendo que o governo dele não fazia parte do mundo e por isso não queria ter posicionamento perante governos humanos.O irmão fez exatamente como jesus usando muito bem o seu grandioso exemplo.Agora se o irmão apoiasse nakele momento qualquer parte,ele estaria fazendo errado.Eles não tomaram posição nem pelos estaods unidos que era seu pais de origem,porque assim tariam apoiando a matança de pessoas que são nossos semelhantes.Então sinto muito pelo que pessoas só falam e falam de um lado da história para colocarem idéias que eles axam,e não o que verdadeiramente as coisas acontecem,sou estudioso em História principalmente em guerras,e as unicas que nunca pegaram em armas parar matar outros São as Testemunhas de Jeová.
Anônimo disse…
Infelizmente para vc, todas as religiões de uma forma ou de outra, colaboraram e cooperaram com regimes totalitários.Apoiaram os Estados Unidos quando foi conviniente apoiar e ficaram contra esses quanto necessário logicamente esperando benesses do lado oposto com o beneplácito e aprovação de seus líderes e administradores ou corpo governante como no caso das tj.A questão não é pegar ou não pegar em armas.A questão é dar suporte a regimes políticos tirânicos que mataram milhões em troca de favores.As religiões sempre dependeram de favores e benesses dos governantes e de políticos ao ponto de se confundir com o próprio Estado e se não fosse pela falta de laicidade dos países,embora isso esteja mudando,certamente já estariam em processo de extinção.
Lucas disse…
Um tanto confusa sua resposta,mas axo q o o Sr(a)não entendeu o ponto,nós testemunhas de Jeová não tomamos lado algum pois não queremos tomar parte,pois assim,de certa forma,estariamos confiando nossas esperanças em um governo para solucionar a respeito de tal problema.Na Biblia predizia que viria tempos dificeis de manejar,que não poderiamos fazer nda para inpedilos,mas como testemunhas de Jeová repudiamos o holocausto por exemplo onde tmb mais de 100.000 irmãos nossos morreram em campos de concentração.E repudiamos tmb o ocorrido em hiroshima e nagazhaki onde milhões de pessoas morreram e foram afetadas pelas bombas atômicas lançadas pelos estados unidos juntamente com os Aliados.Assim como repudiamos o Ataque à Pearl Harbor onde os japoneses e seus camicases esferiram um ódio americano contra seus irmãos japoneses.Poe estas e muitas outras razões que Nós não nos envolvemos de nenhuma forma e de nenhum jeito com algum lado,principalmente com governos Humanos
Anônimo disse…
As informações corretas estão muito bem guardadas pelas TJs e devem estar sendo queimadas neste exato momento se já não foram. Todas as informações de como esse homem se tornou o bandido cruel que foi.
Neste fórum das ex testemunhas de Jeová, mais especificamente na página em que eu estou mandando existem todas as informações necessárias.

http://testemunhasdejeova.forumvila.com/viewtopic.php?f=64&p=17718
Anônimo disse…
agora publiquem as cartas que vieram após essa... as de não aceitação a se curvar a Hitler e as de afirmação que as TJs não iriam sob hipotese alguma pegar em armas para defender os nazistas! Isso não né? Isso vcs nao colocam... mas criticar e falar de uma unica carta vcs sabem. É muita falácia e pouco argumento, facil facinho de derrubar. Basta ir a uma exposição dos triângulos roxos e vcs poderão ler todas essas cartas q falo, e constatar que as TJ foram parar em campos de concentração por nao concordar com o nazismo e se opor ferronhamento,se negando a pegar em armas, todas estão livres do sangue derramado em tal guerra.
PS: nao sou TJ mas já fui estudante e quanto mais vejo essas coisas mais tenho crtza que vcs se baseiam em coisas fracas para se opor a eles.
napudinha disse…
Desculpem, mas estão trocando informações que a veracidade só Deus conhece. Fui Testemunha de Jeová, mas infelizmente não tive a oportunidade de
realmente por muitos motivos de dizer que são iguais aos fariseus, hipócritas dizem que existe amor? mentira, dão vazão ao ódio e preconceito pelas demais religiões; dizem pregar a verdade? apenas leem o que existe em revistas; dizem praticarem a caridade? mentira, é mais fácil tirarem dos outros; dizem ter misericórdia? como, se não acolhem as pessoas que erram com amor, desassociam e aí essa pessoa passa a ser marginalidade, porque mesmo que retorne as línguas podres tratam de difamá-las; quanto as vestimentas das mulheres? não são recomendáveis, toda sujeira fica por baixo do tapete. Há! As pessoas de fora são mundanos e os irmãos são humanos imperfeitos.
Mentem discaradamente quando dizem não pedir dízimo, em suas publicações pedem para ser deixado em nome da Sociedade e não Igeja, então não é religião e sim uma seita, pedem Previdência Privada; Jóias se forem doar é melhor vendê-las e dar em dinheiro; Testamento; Escritura de sua casa para eles com seu usos e frutos, e etc.
Em assembléia ou congresso pedem para você levar
o lixo para casa, e as latinhas de refrigerante tem compartimento para guardá-las e venderem, até o papel higiênico é cobrado.
Você não vale pelo que é e sim pelo que tem, e mais colocam pessoas na dianteira sem preparo psicológico e espiritual, muitas vezes até sem caráter. Não senti a presença de Deus ou do Espírito Santo nessas pessoas e sim problemas sérios de comportamento, pois são incitadas ao ódio. Fora o comércio de revistas e livros sem necessidade, porque o principal que é o amor, a caridade, o amor ao próximo e a Deus não existe.
Existe cartão que tem como prestação de suas horas com trabalho gratuíto, não para Deus e sim
para a Sociedade, porque nosso testemunho e colocar em pratica o que Jesus ensinou nos deixa apto para termos misericórdia com os outros.
Você está em uma reunião, caso alguém comenta com simplicidade ou erra existem muitas pessoas
para rirem, uma falta de respeito para com Deus
e seu semelhante.
Não fiquem discutindo, é rículo, procurem aprender e conhecer a verdade só assim poderemos
ser cristãos não interessa se as cartas estão nos triângulos roxos, azul, vermelho ou bermudas, acreditem e confiem só em Deus e nenhum homem, porque o homem é falho, busquem sómente a êle e poderão ver através do Espírito Santo a verdade que liberta, que nos motiva a amarmos todas as pessoas.

EU NÃO FUI COLOCADA PARA FORA, APENAS MANDEI MINHA CARTA DE DESLIGAMENTO, POR PERDER A CONFIANÇA NA "SOCIEDADE" E NÃO EM "JEOVÁ", PORQUE A SOCIEDADE NÃO É DEUS E SIM UMA SOCIEDADE FORMADA POR HOMENS MENTIROSOS E SEM CARÁTER,PREPOTENTES E ACREDITAM QUE JESUS DERRAMOU O SANGUE SÓ PARA A SALVAÇÃO DELES.
HÁ! FIQUEI TAMBÉM MARGINALIZADA POR NÃO QUERER MAIS ASSISTIR TANTA SUJEIRA, SOU HOSTILIZADA, EXISTE ÓDIO POR MIM E SOU APONTADA NA RUA.
ESTÁ É A SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.
Anônimo disse…
religião sem vergonha esta tj.

já mudaram de nome,deram data pra cristo voltar,proibiram vacina e agora é o sangue e vc vai continuar neste engodo.

PUNK
Anônimo disse…
Napudinha vc esta de parabens pois suas palavras são sinceras uma coisa que os religiosos não encherga que o homem tem mente diabolica terrena e animal e tem muitos que estão seguindo preceitos de homens.Porem eu sou cristão mas não prego placa de igreja e sim o amor de Cristo pois e o unico que vai nos salvar o que falta são pessoas iguais a vc de expressar a verdade sem medo nem tudo o que e dito na igreja eu digo amem pois olhai e vigiai
que Jeova te abençoe .
Anônimo disse…
Eu não sou religioso nem nada mas acho muito feio a pessoa defender uma fé e depois atacá-la.Não sabia que uma vez batizado,tem de rezar obrigatoriamente pela cartilha dos dirigentes?Porque não pensou duas vezes antes de associar-se?
Anônimo disse…
Uma coisa eu acho curiosa - as testemunhas de Jeová são neutras, isso há décadas. Não participam das guerras, das lutas sindicais, das lutas por direitos civis, contra a segregação racial em diversos países, pelo fim das ditaduras, pelo estabelecimento de governos democráticos, e assim por diante. Elas sempre pregam o "reino de Deus" para breve, como solução para todos os problemas humanos e não fazem nada, nada para melhor o mundo e depois se beneficiam das lutas dos outros. Os direitos democráticos, trabalhistas, de liberdade de expressão e religião, de igualdade racial, o fim dos regimes nazistas, facistas, comunistas, ocorreram porque muitas pessoas não foram neutras, não cruzaram os braços esperando algum que algum "reino mágico" resolvesse tudo. E neutralidade é algo impossível. Mesmo quando a pessoa não faz nada essa foi a sua participação. Ela não fez nada, foi omissa, colaborou para a situação piorar ou demorar para acabar.
Anônimo disse…
Sr. Paulo Lopes
Voce e outros muitos fazem desta carta o que fazem com a biblia, interpretam-na como bem querem ao seu dispor no que se refere a justificar sua opinião. As TJs sempre foram contra qualquer campanha anti-nazismo, ou anti qualquer politica, pois dentro de uma neutralidade, há de ser contra as 2 partes, pela lógica, se é que voce usa a lógica para algo além das suas opiniões. Não sou TJ, mas sei interpretar um texto com imparcialidade, e ao ver de qualquer pessoa imparcial, esta carta está corretissima! Tj contra qualquer campanha de guerra seja ela de onde vier, e sim, os judeus também perseguiram as TJs e isso não é opinião, é história, está registrado, testemunhado até mesmo por ateus e aversos a esta religião. Basta ter conhecimento de causa, o que não foi usado por voce ao escrever este comentário, pra saber disso. Antes de divulgar suas opinião usando palavras ao seu dispor, procure se informar, você vai se supreender com quanta coisa voce NÃO SABE a respeito dessa e de outras religiões. E aos que leêm, cuidado com suas leituras, pois formadores de opinião como esta, podem mudar o mundo, PRA PIOR. Ou vocÊs acham que Ritler não tinha uma opinião categórica sobre negros, judeus e cristãos??? Ainda bem opiniões contrárias a ele foram mais forte,ou então não teriamos judeus,nem negros, nem cristãos, etc...
Anônimo disse…
Sou católico. E digo que religião nenhuma nos leva a Deus, e sim nossa própria fé. Temos que parar de ser tão apegados a lideres religiosos, e nos apegar mais ao nosso grande lider: Deus.
Não eram estrelas roxas, eram triângulos roxos.
Paulo Lopes disse…
Corrigido, Metal House.
Anônimo disse…
Isso me lembra a mesma história dos judeus, que os filmes omitem, mas INICIALMENTE NÃO VIAM OS NAZISTAS COM TÃO MAUS OLHOS. Porque Hitler prometia acabar com os comunistas ateus, uma ameaça não só a religião dos judeus, mas também ao seu rico dinheiro (que é o que importa no final das contas). Quando Hitler assumiu o poder em 33, os primeiros que ele mandou pros campos de concentraçaõ foram os comunas e a sociedade alemã (inclusive a judaida) aplaudiu. Daí ele mandou pros campos de concentração todo e qualquer dissidente politico de esquerda. Mais aplausos. Mandou os gays. Aplausos maiores. Mandou os judeus (daí a porca começou a torcer o rabo e hitler começou a perder apoio dos EUA que vendeu armas pra eles até 1939). Mandou os ciganos. E por ultimo mandou as testemunhas de jeová, que até então também deviam estar aplaundino...!
FRANKLENO disse…
QUEM NADA FAZ, TUDO PERMITE. FRANK
Anônimo disse…
legal, agora sejam justos, corretos e íntegros e publiquem cartas da liderança das TJ logo após essa carta criticando duramente Hitler inclusive o chamando de ?"enviado de Satanás" na cara dele.

Se forem falar de alguma coisa falem da história dele e não só da parte que interessa a quem insiste dizer algo super inteligente como "foi uma explosão ridícula que criou tudo que conheçemos".

qta conversa furada
Anônimo disse…
Hoje os cristãos de um modo geral está mais se preocupando em mostrar que a sua doutrina é melhor do que a do outro sendo que Jesus veio nos ensinar a sermos mansos de coração e não nos ensinar uma doutrina única. Sou sim conhecedora da Escritura Sagrada a Bíblia e também sou membra de uma igreja mais meu foco é somente Deus e mesmo que questões sobre a minha fé e a das outras pessoas surjam, minha opinião é de que no ultimo dia em que seremos julgado pelo Todo Poderoso Deus descobriremos que aqui nessa terra tudo se limita mais lá o imaginável nos fará ver que alguns ponto de vista estava errado e isso só veremos lá. Por isso não somos ninguém pra dizermos qual doutrina é correta! Que o Espírito Santo toque o seu coração e abra os olhos ver o coração pra sentir e os ouvidos pra ouvir que Deus não é um Deus de confusão.
Anônimo disse…
Publicar as outras? Para quê? As Testemunhas de Jeová já se sentenciaram hipócritas, pois nada justifica isso que fizeram.. .
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....o nome disso é fumaça pra lá carneirinho pra cá! Falsos profetas!
Anônimo disse…
Quero ver ir cumprir a ordem de jesus de pregar, todos os dias, como elas fazem, tomando foras e xingo...
Anônimo disse…
Ninguém é obrigado a aturá-los... Não querem ser xingados não encham o saco!
Brega Presley disse…
Discordo Flaider. O que ficou nítido é que o que eles tentaram foi sobreviver às custas de alimento de ódio a terceiros.

Vitimas, certamente que foram, mas tentaram livrar a cara às custas de outras minorias, o que é imperdoável, ao mesmo tempo.
Brega Presley disse…
Errado, Lucas. A carta TOMA posicionamento. Ataca americanos e ingleses, ataca comunistas, defende uma politica de ódio contra judeus. O que vocês NAO fizeram foi ficar neutros nessa história.

Nada dfisso altera também terem sido vítimas, mas que tentaram uma jogada alimentando o ódio a terceiros, isso é um bocado obvio.

Cabetria não justificativas pueris, mas um pedido de desculpas e assumirem a responsabilidade pelo teor da carta.
Brega Presley disse…
Hitler tem H cidadão.

Mas a carta é
OBVIAMENTE uma tentativa de ataque aos judeus , falam mal de ingleses, americanos e comunsitas, e não houve neutralidade no caso.

Ao contrário, elogios a um dos piores seres-humanos já paridos é algo assustador de se ver em um documento assim.

Voce, aparentemente, é que prefere iognorar o obvio.
Anônimo disse…
Você testemunhas de jeová são uma cambada de filhos da puta hipócritas.
‘Ah! se todos tivessem sido como elas’

Essas foram as palavras de um colunista no jornal Letzebuerger Journal, de Luxemburgo. De quem estava falando?

Ele estivera na Polônia para assistir à celebração do 50.° aniversário da libertação de Auschwitz e notara que um grupo que havia sofrido muito ali não foi mencionado nem sequer uma vez. Em sua coluna de 2 de fevereiro de 1995, ele disse que esse grupo eram as Testemunhas de Jeová e escreveu: “Nem o mais rigoroso campo de detenção ou de concentração, nem a ameaça de morrer de fome nos galpões, em condições lastimáveis, ou de ser executadas pelo machado ou pela guilhotina, podiam fazê-las rejeitar sua fé.” E disse mais: “Mesmo os guardas SS, em sua brutalidade, ficavam maravilhados com a coragem com que as Testemunhas de Jeová encaravam a morte.”

As Testemunhas de Jeová não queriam morrer, mas, como os cristãos no primeiro século, milhares preferiram morrer a violar os princípios cristãos. Essa fé as distinguia, tornando-as notavelmente diferentes, no período negro do Terceiro Reich.

O colunista concluiu: “Ah! se todos tivessem sido como as Testemunhas de Jeová!” A Segunda Guerra Mundial nunca teria acontecido.
GENEVIÈVE DE GAULLE, sobrinha do ex-presidente da França Charles de Gaulle, conheceu pessoalmente as Testemunhas de Jeová no campo de concentração nazista de Ravensbrück, no norte da Alemanha. Ela escreveu as palavras acima numa carta em agosto de 1945.

O campo de concentração de Auschwitz, Polônia, foi libertado em 27 de janeiro de 1945. Desde 1996, na Alemanha, esse dia tem sido dedicado à memória das vítimas do Terceiro Reich de Hitler.

Durante um discurso oficial em memória das vítimas, em 27 de janeiro de 2003, Peter Straub, presidente do Parlamento de Estado de Baden-Württemberg, comentou:

“Todos os que sofreram perseguição por causa de suas crenças religiosas ou políticas e que preferiam aceitar a morte a se submeter ao regime de Hitler merecem nosso grande respeito, um respeito tal que é difícil expressar em palavras. As Testemunhas de Jeová foram a única religião que se recusou totalmente a ceder às ordens do regime de Hitler: não levantavam as mãos para saudar Hitler. Recusaram-se a jurar obediência ao ‘Führer e ao Estado’, assim como se recusaram a prestar serviços de cunho militar. E seus filhos não se juntaram à Juventude Hitlerista.”
Jesus Cristo disse sobre seus seguidores: “Não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.” (João 17:16) Por essa razão, a posição das Testemunhas de Jeová foi puramente por motivos religiosos. Straub disse mais: “As Testemunhas de Jeová, que obrigatoriamente usavam um triângulo roxo em seus uniformes nos campos de concentração, eram as únicas que podiam ter acabado com seu martírio. Bastava assinar uma declaração negando sua fé.”

Para a vasta maioria das Testemunhas de Jeová, negar a fé estava fora de cogitação. Assim, umas 1.200 delas morreram no período nazista. Duzentas e setenta foram executadas como objetores de consciência. Fizeram muito mais do que apenas repetir estas palavras: “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens.”  Atos 5:29

As Testemunhas de Jeová não eram pessoas incomuns, como observou Ulrich Schmidt, presidente do Parlamento de Estado da Renânia do Norte-Vestfália. Referindo-se ao seu discurso, a publicação Landtag Intern chamou-as de “pessoas comuns que, por seguirem sua consciência, mantiveram-se firmes nas suas crenças religiosas, mostraram coragem civil e opuseram-se à ideologia [nazista] por causa de sua convicção cristã”. Podemos ter certeza de que Jeová se alegra com todos os que se apegam lealmente a ele sob circunstâncias difíceis. Lemos em Provérbios 27:11: “Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece.”
Já por muitos anos, historiadores têm fornecido testemunho a respeito da integridade das Testemunhas de Jeová alemãs durante o regime nazista. O livro Mães na Pátria, da historiadora Claudia Koonz, publicado em inglês em 1986, diz o seguinte: “A vasta maioria de todos os alemães de formação não-nazista achou um meio de existir sob um regime que desprezavam. . . . Na outra extremidade do espectro estatístico e ideológico havia as 20.000 Testemunhas de Jeová que, praticamente sem exceção, recusaram inequivocamente prestar qualquer forma de obediência ao estado nazista. . . . O grupo mais coeso dos que resistiam era sustentado pela religião. Desde o começo, as Testemunhas de Jeová não cooperaram com nenhum aspecto do estado nazista. Mesmo depois de a Gestapo ter destruído a sede nacional delas, em 1933, e proscrito a seita em 1935, recusaram-se até mesmo a só dizer ‘Heil Hitler’. Cerca da metade (na maioria homens) das Testemunhas de Jeová foi mandada a campos de concentração, mil delas foram executadas, e outros mil morreram entre 1933 e 1945. . . . Católicos e protestantes ouviam seus clérigos instar com eles para que cooperassem com Hitler. Caso resistissem, fariam isso contra as ordens tanto da igreja como do estado.”
Na Alemanha nazista, elas se recusaram a violar princípios cristãos, e a ideologia nazista não admitia essa posição. Hitler as odiava por isso. Um livro escolar diz: “As Testemunhas de Jeová  . . . seguiram o ensino da Bíblia de não pegar em armas em hipótese alguma. Portanto, negavam-se a servir no exército ou a ter qualquer envolvimento com os nazistas. Em retaliação, a SS prendeu famílias inteiras de Testemunhas de Jeová. Cerca de um terço de todas as Testemunhas de Jeová [na Alemanha] foram assassinadas em campos de concentração.” — Germany—1918-45 (Alemanha — 1918-45).
Unknown disse…
Pelo pouco que estudei de alemão, notei que as legendas no vídeo não tem nada a ver com o que o Hitler estava falando. Co0mo já faz algum tempo que eu estudei, não posso afirmar com certeza mas recomendo que alguém verifique se a tradução da fala está correta.
Anônimo disse…
Deixa eu adivinhar. Você copiou isso de alguma publicação das tjs, certo?
Schnurr disse…
Como todas as guerras, essa foi mais uma criada pela máfia que domina o mundo a mais de 2000 anos. Hitler, Mussolini, ingleses, americanos, russos, aliados ou contra eram liderados a lutar sem saber que os mandatários eram tudo farinha do mesmo saco. A religião católica é a pupila dessa máfia e judeus como ameaça economica, outras religiões como ameaça de grupos coesos contrarios a ordem mundial foram eliminados, assim como atualmente são eliminados reis, ditadores e presidentes contrarios a ordem mundial, com desculpas que mais tarde se descobre que foi tudo armado. Sou ateu e cada um tem a liberdade de pensar no que quiser, o que não acontece no caso das religiões onde cada um escreve o que mais lhe convém para iludir o povo atraves do medo da morte.
L's disse…
Interpretação ridícula!
Focaram tanto em atacar as TJs que fizeram questão de não se colocar no lugar delas, bem como ignorar totalmente a interpretação da carta e entender o principal motivo dela ser enviada.
O erudito sério disse…
Seu cometário é o mais sensato que li. Creio que as pessoas realmente interessadas em saber sobre esse ou qualquer assunto deveria fazer uma pesquisa buscando fontes confiáveis. Aqueles que estão realmente interessados em saber sobre o aconteceu deveriam visitar o Museu Holocausto. "Meias verdades" são facilmente fabricadas porém exige-se coragem para se posionar baseado em uma pesquisa ampla e séria que muitas vezes vão de encontro aos nossos interesses. Simples mas verdadeiro. Aqueles que não podem visitar o museu, podem acessar ao site da instituição que realiza pesquisas sobre esse tópico. Para aqueles que têm coragem acessem :http://www.ushmm.org/museum/.
“Declaração dos Fatos”, o que este documento revela a respeito das Testemunhas de Jeová? Este artigo na internete dá uma explicação EXATA sobre este assunto.
Marcondes Lucena disse…
As informações históricas estão incompletas na medida que não levam em consideração a narração dos fatos pela perspectiva das Testemunhas de Jeová. O Anuário das Testemunhas de Jeová de 1975 falam dessa carta em questão e explica que algumas alterações foram feitas nela pela liderança local, que posteriormente abandonou a religião. O Anuário de 1975 dá a entender que a liderança local temia represálias do governo nazista, de modo que promoveu alterações na carta, tornando-a mais "diplomática".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes