Pular para o conteúdo principal

Mulher bonita e inteligente quer muito mais do que simples dinheiro

Título original: Ela voltou?

por Luiz Felipe Pondé para a Folha

Verão afinal. Muito calor. Fui a um desses eventos chatos, com os quais a classe média sonha. Tédio puro. Gente deslumbrada, buscando "eye contact". Quando entrar num lugar desses, não olhe pra ninguém. Olhe para infinito.

O problema é que esse olhar tem um efeito colateral nefasto: ninguém resiste a alguém que não olha para ninguém. Mais gente chata irá atrás de você mostrando seus monótonos talentos.

Vestido preto básico, leve e curto, sandálias altas. Vi de longe, mas reconheci Andréia. Teria voltado pra ficar? Pelo que me disseram naquela noite, sim. Mulher intrigante ela, sempre achei.

Aquele tipo de mulher que sabe que a distância entre vício e virtude é apenas o número de taças de vinho, por isso bebia pouco se queria ser capaz de dizer "não".

Sempre muito falada pelos outros, era vítima de dois tipos de ódio. Mulher bonita e inteligente, ela cometia dois pecados ao mesmo tempo.

Para os homens comuns, sua inteligência era uma ofensa; para as mulheres comuns, sua beleza era um descalabro provando a injustiça cósmica: poucas têm muito e muitas têm pouco.

Passional por natureza, Andréia, aprendera a dura lição que é controlar seu desejo e seu sexo.

Carregando aquele não sei o quê de talvez promíscuo que desequilibra os homens inseguros (porque falsamente éticos), nossa heroína passara, nos últimos tempos, a falar pouco e a ter gestos curtos, como se a garantia de virtude numa mulher fosse função apenas do silêncio e do pouco movimento das pernas e dos cabelos.

Lera algum filósofo neoestóico e chegara à conclusão de que a virtude da alma é apenas resultado de certos movimentos repetidos do corpo.

Inteligente, ela era uma dessas mulheres que sabia a bobagem que é dizer que tudo que as mulheres querem num homem é dinheiro.

Quando uma mulher é inteligente, ao contrário do que pensam os idiotas, ela quer muito mais do que simples dinheiro porque dinheiro é barato.

Voltando depois de uns anos na Europa, ela havia feito, segundo dizem, um mestrado sobre o cinema de Lars Von Trier.

Publicitária de formação, decidiu, no seu retorno ao Brasil, trabalhar numa produtora de cinema, uma dessas grandes, aparentemente alemã, cuja sede era em Berlin.

Chegando para seu primeiro dia de trabalho, eis que Andréia teve que tolerar seu primeiro assédio moral de uma série que seria obrigada a tolerar nos próximos meses, segundo me disseram naquele evento chato no qual a reencontrei.

Topou logo de cara com um dos diretores da produtora que tentou seduzi-la para um documentário que supostamente ele faria sobre populações carentes na periferia de São Paulo ("Que tédio!", ela pensou, "que assunto monótono!").

Ele devia ser uma dessas almas pequenas, uma dessas pequenas autoridades amantes de seu minúsculo poder.

Sabendo que Andréia deveria trabalhar não sei ao certo com quem, que ele odiava, mas a quem ela adorava de paixão, nosso cineasta medíocre, diante da recusa dela, passou à agressão de seu colega famoso.

Ela fingiu ouvir com atenção, mas pensava em outra coisa enquanto ele destilava sua inveja.

Maldição eterna das mulheres bonitas, elas costumeiramente têm que aturar, além da inveja das feias, a inveja dos homens fracos, porque não as tem.

Pensando bem, pelo que me disseram desse sujeito, sua postura era um tanto a de um cidadão atarefado e sem muita imaginação.

Vale a pena lembrar que nosso diretor de documentários "sociais" era alguém que um dia sonhara ser um grande cineasta, mas que, ao final (por absoluta falta de talento e uma certa preguiça intelectual típica da maioria das pessoas do mundo da cultura), acabara por se ocupar com a rotina de papéis e carimbos na produtora. Seu dia a dia era envenenado por aquele tipo de inveja típica das almas incapazes.

Não falei com ela. Vi que estava um tanto aborrecida. O tal cineasta medíocre a seguia com os olhos. A beleza pode ser mesmo um azar.

Por isso, provavelmente, ela de repente sumiu, "voando" numa BMW preta. Perdi-me nos delírios do quanto ela ficaria molhada de suor, numa noite quente como aquela.

setembro de 2010

Comentários

Anônimo disse…
Quando uma mulher é inteligente, ao contrário do que pensam os idiotas, ela quer muito mais do que simples dinheiro porque dinheiro é barato.


Simplesmente perfeito !
Anônimo disse…
A FAÇA ME RIR....NAO CONVENCEU.
TENTE PAQUERAR UMA SEM NADA NO BOLSO LADAINHA PRA BOI DORMIR.
Anônimo disse…
que podre esse texto...
uma infeliz tentativa de se colocar na cabeça de uma mulher
Anônimo disse…
Acho lindo esse texto.
ALÊ disse…
Concordo com o texto. Nenhuma novidade aliás. Só acho que mesmo tendo que pagar um certo preço por ser bela, ainda vale mais ser bonito e ser alvo de inveja, do que ser feio e não ter de se preocupar com a inveja dos outros. Constato boquiaberto, cada vez mais, A GRANDE INJUSTIÇA CÓSMICA!!! Muita inteligência, poder, dinheiro, talento e beleza concentrada nas mãos de poucos e muita pobreza intelectual, miséria estética e financeira espalhada pelas grandes massas. Ai, ai, ai...
ALÊ disse…
Além disso, homem inteligente também quer muito mais que simples beleza física feminina.
El-Buainin disse…
Mas gosta de uma BMW, hem! Não dá para trocar? Quem sabe Ferrari? Li três textos seguidos seus, e em todos eles: BMW. Esta mulher que descreveu se parce muito com uma personagem do livro "The fouteinhead", de Ayn Rand: Dominique Francon. Mas e em relação ao dinheiro? Falou pouco...
ObbeWan Kenobe disse…
Na verdade o poder é dado para uma finalidade, mas essa finalidade é deturpada pelo egoísmo, e as propriedades do fabricado status são usados como ferramenta para a valorização de coisas vulgares. É simplesmente a inversão da função vital de cada um, afinal, não é dado o mesmo dom a todos, seja pela mãe natureza, seja por Deus. E respeito e fraternidade deveria ser palavra de ordem para a humanidade, mas esta está a ser desumanidade. (e para quem questiona quem sou, sou bem sucedido, tive mulheres bonitas, ainda eu não tendo tido nada, e não me considero um cara bonito, mas feliz comigo mesmo, o importante é evoluir).
Anônimo disse…
Prefiro a minha beleza - 38 anos que ainda na semana passada foram confundidos com 20, longos cabelos loiros com ondas largas, olhos claros, bonito sorriso, peito e rabo proporcional à altura - e todos os dias pagar o preço dela do que ser feia ou simplesmente de beleza vulgar.
E não sou loira burra - tenho licenciatura e mestrado. Trabalho na minha área de formação há já 17 anos, tendo começado quando ainda estava na faculdade. Sou de ciências mas tenho ganho prémios literários e de criatividade.
Uma das grandes vantagens de ter tido a sorte de nascer assim (benditos genes parentais!) é que só tenho tido relações com homens especiais, que valorizam a beleza feminina sem medo dela, que não se sentem intimidados com a inteligência de uma mulher, que torcem pelo sexo oposto.
Gostei do texto, em especial de algumas "imagens" que me suscitou.
Joana, Portugal
URIsalvação disse…
Isso é o óbvio.Só gente que não pensa acha o contrário.
Sou pobre e feio, mas consegui arrumar uma divindade dessas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih