Pular para o conteúdo principal

Atea responde ao frei Beto: maldade de ateus é lenda preconceituosa

por Daniel  Sottomaior, presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), para a Folha

No Brasil atual, é inimaginável um senador da República dizer que "tem pena" de judeus. Ou um apresentador de TV afirmar repetidas vezes que certo criminoso "só pode ser negro". Ou um candidato à Presidência afirmar que o judaísmo tem criado problemas no Brasil e no mundo e que é bom que o próximo mandatário supremo não seja judeu.

Ou um vilão de novela ser gay e atribuir sua maldade à própria homossexualidade.

Manual de tortura escrito por dominicanos
No entanto, esse é o país em que vivem cerca de 4 milhões de ateus -número aproximado, já que o IBGE nos nega essa informação, a despeito do art. 5º da Constituição: "Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica".

Todos esses casos são reais, referindo-se na verdade a ateus, mas ninguém foi destituído, despedido ou processado pelo Ministério Público. Por que será?

A Folha dá enorme passo na direção certa ao abrir espaço a esta resposta ao artigo "Dilma e a fé Cristã", de Frei Betto ("Tendências/Debates", 10/10). Nele, o dominicano afirmou: "Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau de arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte".

Não há como salvar essa lógica.

Trata-se de expressão clara de preconceito. Se a frase é inaceitável referindo-se a judaísmo ou negritude, então o mesmo deve valer para o ateísmo. E o contexto não poderia ser pior: o mote do artigo é salvar a candidata de "acusações" de ateísmo, ao invés de mostrar que ateísmo não é matéria de acusação em sociedade não discriminadora.

Identificar grupos de pessoas a deficiência física, estética, mental, moral ou até teológica sempre foi a racionalização do discriminador.

A maldade dos ateus é mais uma dessas lendas preconceituosas, reafirmada ad nauseam pela sacrossanta Bíblia Sagrada e por quase todos os seus cristianíssimos seguidores, apesar de desautorizada por todos os dados disponíveis.

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) vem congregando descrentes em todos os quadrantes do país, esclarecendo a sociedade, defendendo os ateus da posição inferior que nos querem impingir, lutando por um Estado verdadeiramente laico e levando aos tribunais as pessoas e instituições que insistem no contrário.

Isso, sim, é ateísmo militante.

Ironicamente, bulas papais como Ad extirpanda e Dum diversas deixam claro que o cristianismo militante inclui tortura e escravização de descrentes. Não consta que tenham sido revogadas.

O grande manual de tortura de todos os tempos, Malleus Maleficarum, foi escrito também por dominicanos, e serviu de guia, durante séculos, para a violência católica contra infiéis.

No caso a que Frei Betto se refere, os papéis também estão invertidos: combater o ateísmo era uma das justificativas para a ditadura, sintomaticamente inaugurada com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

É o teísmo militante, naquela época como hoje, alimentando-se do preconceito escancarado contra ateus, sequestrando e engravidando a política, em nome dos bons tempos, para nela conceber seus frutos. Vejam só no que deu.

Ateus sofrem preconceito igual ao gay dos anos 50, diz filósofo.
maio de 2010


Comentários

Pedro Almeida disse…
genial, paulo!

eu estou cansado de ter q aturar esse preconceito

um abraço, de um ateu militante.
Anônimo disse…
dá-lhe daniel!!!!
Anônimo disse…
Eram realmente ateus os militares da ditadura, e o frei betto está certíssimo, como são ateus os pastores estelionatários, os padres estudiosos, os teólogos brilhantes, quem sabe o próprio chefe da quadrilha...em nenhum momento o ATEÍSMO MILITANTE DOS QUE SE DIZIAM CRISTÃOS PARA PERSEGUIR OS COMUNISTAS ATEUS, foi taxado de CAUSA da maldade. Isso é distorção de argumento. E eram ateus sim, qual o problema? E porque ateu tem que ser bonzinho e politicamente correto, agora entrando no novo grupinho de ressentidos, na ditadura dos ofendidos, como fala o filósofo da folha...só faltava essa: minoria atéia exige a remoção de todos os símbolos religiosos, porque o estado é laico. Mas o sistema não apregoa que é a maioria que prevalece? Qual o problema na maioria ser religiosa? Sinceramente, esse trabalho ilógico e antiético contra um ícone da luta pela liberdade e justiça em nosso país, por causa do fundamentalismo ateu, ...sórrindo.
Thiago disse…
Não sei quem faz mal maior à religião, se é esse imbecil desse Daniel ou o frei Beto... Lamentável!
Anônimo disse…
Que eu soube, frei beto nunca foi pedófilo, nem boyola. Nem o leonardo bof, da Vozes. Agora, esses bispos, acobertando pederastia, nos seminários paroquiais, nos colegios de padres, fazem um mal muito maior? Seria a raiva dos conservadores, o fato que os padres por eles chamados de modernos, que andam com garotas, que namoram mulheres, bebem e fumam, e fazem política? Não gostarem de transas com garotos e marginais, garotos de programas,que vemos, aqui e acolá? vez por outra? assassinados? por que? por que o frei beto causaria mal à religião se faz é limpar o poleiro sujo que ela é?
Angel disse…
Brilhante, as palavras de lukretia...
Vejam só no que deu a liberdade dada a esses ateus que não têm argumentos para defender as suas convicções e por isso se utilizam de críticas aos religiosos...
Só nos falta ver um ateu em situação de apuros gritar: PELO AMOR DE DEUS!
Anônimo disse…
Interessante o frei Beto, dominicano! Pertencer a essa ordem que defendia torturas e mortes horrendas a supostos hereges e falar em liberdade e ateísmo.

Não entendo a tal da TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO do Boff. Ela existe? Deus é um déspota não esclarecido. Cruel e violento. Felizmente ele não existe mas, seus idealizadores estão por aí fazendo prevalecer a sua lei.

Religião é dogma e não adimite dúvidas. Ou submete-se às suas regras ou sai dela. Igrejas não são instituições democráticas. Na verdade são uma enciclopédia da histeria.
Anônimo disse…
Angel,

você julga as palavras da lukretia geniais?
Deve defender torturas e censura também?!
daviduarte disse…
Boa matéria!
Parabéns!

Davi Duarte
Anônimo disse…
Frei Betto está certo, a moral vem de Deus, e os ateus, que não têm Deus, não têm moral. PORÉM...

Na Bíblia, você vê Deus mandando matar mulheres, crianças, animais, apedrejar mulheres por terem feito sexo antes do casamento, matar alguém que trabalhou no sábado... portanto, se esse tipo de coisa pode estar de acordo com a vontade de Deus dentro de certo contexto, qual atrocidade pode ser considerada absolutamente imoral? Qualquer crueldade é aceitável, só depende do contexto!
Fernando disse…
VC é burro!! democrático é um estado q abrange todos sem discriminação de minorias, se fosse assim a igreja católica já tinha matado ou escravizado todos os evangélicos, ateus, pessoas do candomblé por ser maioria, já fez no passado e vejo os evangélicos se comportando cada vez mais assim deus me livre de um pais evangélico!!
Anônimo disse…
Deixe-me entender a lógica ateísta... Quando o ateu infere características negativas á religião, á religiosidade ou aos religiosos é liberdade de pensamento... Quando é um religioso atribui características negativas aos que ele considera eivados de uma espécie de ateísmo, aí os ateus se ofendem e vem com papinho de que é preconceito? Os ateus militantes estão entre os grupos que mais disseminam preconceitos na Internet e profundo desrespeito as convicções filosóficas das pessoas que felizmente (para elas próprias e para a sociedade) creem em Deus. E quando recebem uma resposta (o que nem é esse caso do Frei Betto) ficam cheios de frescura se sentindo discriminados.
Unknown disse…
Sério, você é um imbecil, com uma lógica controversa no que você está dizendo. Pare para ler o que escreveu com o mínimo senso crítico e verá a besteira que ficou exposta no site há 2 anos.
O Estado é laico, significa sem religião e a maioria brasileira tem religiões diversas, com um grande número de panteístas, budistas, judeus, agnósticos e ateus e simpatizantes. Todos merecem respeito, não só um tipo religioso.
E você está deliberadamente mentindo, a ditadura era cristã e perseguia ateu. Pastor evangélico é cristão. Não é questão de bom mocismo. É questão de realidade.
Ok, se a maioria vence na sua vontade, só posso julgar que bebida e cigarro são as maiores virtudes humanas, ou não?
E mais, o sistema apregoa acima de tudo a liberdade individual e a isonomia, que significa que todos são iguais, respeitadas suas diferenças.
Fica a frase para reflexão "Não é porque muitas pessoas acreditam numa coisa estúpida que essa coisa deixará de ser estúpida".
Unknown disse…
Sem dúvida o Frei Beto.
Unknown disse…
Perfeito.
Guilherme disse…
Vc é uma demonstração perfeita do preconceito criticado por esse texto.

Imagine que vc encontre um membro da Ku Klux Klan que diga "ah, os torturadores da ditadura eram negros militantes, que destruíamo o templo da brancura que é o corpo humano".
Vc diria que esse texto é um exemplo de preconceito aos negros?
Anônimo disse…
Frei Beto não perdeu o tique cristão de relacionar o ateísmo a tudo quanto é coisa ruim que se possa imaginar. Normal. Mas aqueles olhinhos candidos...
Anônimo disse…
CHEGA DE RELIGIÃO E VIVA A EDUCAÇÃO. SÓ ELA SALVA DA IGNORÂNCIA.
Unknown disse…
é o vaticano pondo em ação seu plano contra a onda secularista

http://www.paulopes.com.br/2012/02/por-que-religiosos-estao-vendo-o.html#.UIP2sLRQC0w
Jiraya7k-Sama disse…
Parabéns Lukretia, conseguiste escrever um extenso texto e não disse absolutamente nada!
Ateu não "passa por bonzinho", apenas EXIGIMOS respeito!
O Estado é laico sim, não gostou? MUDA A CONSTITUIÇÃO!
Apenas queremos fazer valer a lei.
Esse papel ridículo de vítimas, deixamos p/ os religiosos, q têm sua história manchada de sangue, seguem uma cartilha recheada de mortes e têm a hipocrisia de querer se acharem donos da verdade.
Giuliano disse…
O Daniel tem um papel importante para a desalienação das mentes brasileiras. Frei Beto foi importante pra mostrar as atrocidades cometidas na época da ditadura. Daniel é hoje um importante "salvador de almas". Frei Beto deve se manter com a boca em orações e as mãos num rosário. Vamos deixar as religiões aos que são fracos o bastante para precisar delas.
Anônimo disse…
Lamentável uma declaração dessa de um religioso, sobre agora culpar ateus quando de fato a religião em si o maior causador de problemas e conflitos de nossa história. Repudio fortemente um pensamento assim e espero um dia ver uma sociedade brasileira pensante, que questiona, que vai atrás de resposta e não apenas "acredita" em algo incrível.
Anônimo disse…
Que argumentos mais os cristãos querem para que a ficha caia... que seu cataclísmico senhor causou e causa mais problemas que qualquer outra entidade nesse planeta !!!
Anônimo disse…
Parabéns, Daniel! Os comentários dos crentes doentes aqui no post só atestam para a inexorabilidade dos fatos. O Secularismo avança no mundo inteiro, e é compreensível o desespero daqueles que ainda não foram capazes de se livrar da praga infecciosa que é a crendice. Vamos em frente!
Anônimo disse…
Até onde eu saiba todos os torturadores da ditadura brasileira eram cristãos. Ateísmo na época era coisa de comunista. E todos os ateus eram taxados de comunista e vice-versa.
Anônimo disse…
Gostariamos de deixar claro , é que as religiões patriarcais só fizeram embrutecer cada vez mais as populações e sobretudo, sobretudo, trazer males infinitos às mulheres. Somente a ciência liberta.
Unknown disse…
Angel, se vc ver um ATEU gritar " pelo amor de deus", certamente, vc não estará na frente de um ATEU. VC E essa LUKRETIA são umas imbecis.
Anônimo disse…
eu tento, tento tento não ter preconceito... por mais moralmente condenavel que seja, não consigo evitar de partir do pressuposto que um religioso é burro antes de conhecê-lo... e a cada dia tenho mais provas disso... na minha opinião religioso tolerante existe, mas é exceção. Essa Lukretia não tem capacidade de entender o objetivo do texto (se é q leu)... vai rezar minha filha, fica trancada num quarto rezando, que só isso mesmo pra te salvar de vc mesma e nós de sua estupidez!
Jair disse…
O Frei Beto pode ter mandado mal ou escolhido mal as palavras, mas ele merece todo respeito de nós brasileiros, um homem que foi oprimido e torturado por desejar liberdade nessa nação, que lutou junto com outros comunistas, muitos deles ateus, para construir uma sociedade mais justa.
Anônimo disse…
Perfeito, Guilherme! Esse anônimo crentóide das 22:09 podia ficar sem essa. Esse otário só falta falar - como esse demente Frei Beto - que a extrema direita cristã torturadora era ateia (!) e os comunistas que eles perseguiam eram cristãos! De um tempo para cá, esses doentes teístas deram de buscar inverter os fatos...
Julianoff disse…
Mas para cada mensagem tem que ter um receptor, esta claro que a intenção do frei é manipular o conceito do ateísmo, de forma esdrúxula, e para o seu fiel rebanho, a mensagem chega perfeita, agora para aqueles que tem um pouco de conhecimento sobre a hitória da igreja e sobre o conceito do ateísmo, ai a mensagem encontra uma barreira, uma barreira intransponível, a da verdade.
Anônimo disse…
Não me venha com esse papo de que a igreja católica ajudou na liberdade dos cidadãos contra a ditadura. Repetir uma mentira não a torna verdade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová