segunda-feira, 29 de março de 2010

Alimento não saudável vicia como cocaína, conclui estudo

Alimentos não saudáveis – portanto ricos em gordura, sal e açúcar, como batata frita, hambúrguer, salsicha e bolo – viciam o organismo como se fossem drogas, como cocaína e heroína.

Estudo publicado pela revista Nature Neurosciente mostrou que o mecanismo neurobiológico que induz à compulsão por alimento junk (lixo ou porcaria, em português) é o mesmo que cria dependência por drogas químicas.

Os estudiosos do Instituto de Pesquisa Scripps, na Flórida (Estados Unidos), chegaram a essa conclusão a partir de experiência de três anos com ratos, que foram divididos em três grupos: um foi alimentado com quantidade normal de alimento saudável, outro com porções restritas de junk e o terceiro, com bolos, carnes gordas e tortas à vontade, entre outras comidas calóricas --  ou seja, com ‘lixo’ ilimitado.

Paul Kenny, coordenador da pesquisa, disse que, dos três grupos, os ratos dos alimentos calóricos, além de ficarem obesos rapidamente, passaram a comer compulsivamente, comportando-se como viciados.
Eles não deixavam o junk food nem quando recebiam choques.

Quando estimularam eletronicamente os pontos cerebrais responsáveis pelo prazer desses ratos, os cientistas constataram que precisavam intensificar cada vez mais os impulsos para a mesma quantidade de sensação de bem-estar.

“Quando removíamos as comidas calóricas e dávamos uma dieta saudável, eles simplesmente se recusavam a comer", afirmou Kenny.

Os ratos obesos chegaram a passar fome por duas semanas antes de se alimentar da comida saudável que estava a sua disposição.

Kenny afirmou que a pesquisa ainda não terminou e que, portanto, seria precipitado submeter os obesos a tratamentos utilizados em viciados em drogas. Mas ele admite que daqui a algum tempo isso possa ocorrer.

Mãe dá Mcocaína a filho


> McLanche resiste por seis meses à decomposição, mostram foto.
outubro de 2010

> Notícias sobre alimentos não saudáveis e obesidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...