Pular para o conteúdo principal

TRF legaliza a cobaia humana ao autorizar cirurgia experimental

Áureo diz que sua técnica não é experimental. O desembargador Daniel Paes Ribeiro, do TRF (Tribunal Regional Federal) da Primeira Instância de Goiás, autorizou o médico Áureo Ludovico de Paula (foto) a usar a técnica por ele desenvolvida de redução de estômago para emagrecimento e controle do diabetes.

A decisão do desembargador tem sido criticada por médicos e juristas porque, na prática, ela legaliza a cobaia humana ao permitir a realização de um procedimento tido por ele mesmo como experimental.

Áureo tinha sido proibido de tratar pacientes com sua técnica de cirurgia bariátrica pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). O médico só poderia operar no caso de extrema necessidade, quando um paciente estiver entre a vida e a morte, e ainda assim com autorização do Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás).

Agora, com a decisão de Ribeiro, o médico não mais precisará da chancela do Cremego. O paciente terá de assinar documento confirmando estar ciente dos riscos decorrentes de uma operação experimental. Toda a cirurgia terá de ser filmada.

Antônio Carlos de Almeida Castro, o advogado do médico, disse que Áureo poderá voltar a “operar imediatamente”.

Áureo tem sustentado que a sua técnica não é experimental. Mas o seu mais famoso paciente, o apresentador da TV Globo Fausto Silva, o Faustão, disse que se submeteu à técnica sabendo desde o começo que se tratava de uma experiência. O apresentador evitar fazer comentário para não influenciar ninguém a tomar uma decisão pelo procedimento.

O Ministério Público de Goiás acusou formalmente o médico à Justiça de ser o responsável pela morte de pelo menos sete pacientes.

Com informação do Último Segundo, do iG

Médico do Faustão é acusado pela morte de sete pacientes
janeiro de 2010

> Caso do cirurgião Áureo Ludovico de Paula.

> Erro médico?

Comentários

Mario Antonio Gama disse…
Desde quando um idiota formado em direito que passou em um concurso para funcionário público juiz, pode decidir uma questão técnica de medicina.É preciso cortar as asas desses animais
que pelo poder do cargo pensam que são verdadeiros deuses, afinal sabem que por maior que seja a insanidade ou crime cometido, a punição é ser obrigado a gozar de uma aposentadoria com mais de vinte mil no bolso, plano de saúde integral e a carteira de autoridade para se livrar do guarda. BASTA!
Pangéia disse…
Mário Antônio Gama,

Concordo com você! A atitude desse magistrado foi igual a do arcebispo de Olinda. Ele excomungou uma menina de 9 anos por ter abortado um casal de gêmeos, excomungou também os pais e os médicos que realizaram tal aborto, porém não excomungou o padrasto da criança, que abusava sexualmente dela havia já três anos. Ah!, claro!, esqueci desse detalhe: os santos padres e milagrosos pastores costumam ser pedófilos por natureza ...
Na época ainda não tinha blogspot, porém já tinha um blog no sítio português Netlog, onde critiquei a atitude do arcebispo de Olinda. E fui além: me lembrando que o mesmo mandara o presidente Lula estudar Teologia antes de se meter com assuntos religiosos, mandei que tal arcebispo estudasse Ciência antes de se meter com assuntos científicos. Afinal, a Medicina está careca de dar provas que o útero termina sua formação a ponto de estar apto para carregar uma vida por volta dos 18, 19 anos; trocando em miúdos, uma menina com dez anos a menos que isso, que ainda está passando pela menarca, não tem as condições físicas necessárias para carregar uma criança no ventre, o que dizer de duas crianças. Se tal aborto não ocorresse, não seriam duas crianças a morrer e sim três!
Um amigo fez a gentileza de enviar o link dessa postagem ao arcebispo e, dois dias depois de tê-la recebido via e-mail, o mesmo já não trabalhava mais na localidade. Como diz o adágio, "quem foge tem culpa".

Amplexos sinfônicos!
Anônimo disse…
Valeu Senhor Juiz, agora posso fazer a cirurgia para me livrar do diabete.
hugo s.junior disse…
até quenfim um juiz com conciencia,deveriam julgarem os magistrados que pelo menos tivesse esse tipo de problema ai sim seria justo.eu fiz a cirurgia e me sinto muito bem,faria tudo de novo se fosse preciso.é uma pena que nesse paiz o dinheiro fale mais alto(mafia dos remedios),mais dessa vez se fes justiça.parabens dr.aureo.
Anônimo disse…
Tenho 42 anos sou gordo desde q nasci problema serio na coluna presão alma dores quase todos os dias so não faço a cirurgia por me faltar recursos sempre digo q so quem sente dores é que sabe oque é isso
Anônimo disse…
Parabéns Dr. Aureo Ludivico de Paula pela sua coragem em persistir naquilo em que o sr. acredita, não se acovardando diante do poderio econômico dos laboratórios que faturam bilhões de dolares com a doença, nem diante de seus colegas que comem nas mãos destes mesmos laboratórios. Parabéns, Dr. desembargador Daniel Paes Ribeiro! Também pela coragem e pela sabedoria. O Brasil carece de homens assim.Num futuro bem próximo a realidade dos fatos mostrarão que os srs. estão certos.O primeiro merece o Premio Nobel e o segundo uma vaga no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, QUE ANDA TÃO POBRE DE MENTES ABERTAS.
Anônimo disse…
o comentário sobre o juiz e chamá-lo de idiota só pode ser de um médico imbecil, que acha que por ser médico é dono da verdade. Burro, a questão a ser tratada no processo, é a possibiledade do paciente assumir o risco e poder se submeter a uma cirurgia, e não discurtir a técnica. Brincadeira, depois os juizes é que se acham Deuses. o Medo de colegas tomarem os pacientes é enorme.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas