terça-feira, 30 de junho de 2009

STJ mantém o indiciamento de médico acusado de crime sexual

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) indeferiu ontem o pedido dos advogados do médico Roger Abdelmassih para a anulação do seu indiciamento. A informação é da Agência Estado.

O especialista em FIV (fertilização in vitro) foi indiciado na terça (23) pela Polícia Civil de São Paulo sob a acusação de estupro e atentado violento a pudor. Antes, por orientação de seus advogados, Abdelmassih se manteve em silêncio durante o que deveria ter sido o seu depoimento à polícia.

Adriano-Salles-Vanni Um dia depois, o advogado Adriano Salles Vanni (foto) encaminhou ao STJ solicitação para que o indiciamento fosse cancelado com o argumento de que a polícia apresentou na última hora, quando o médico compareceu à delegacia, o nome de mais quatro supostas vítimas, sem revelar o teor das acusações. Não houve portanto, segundo ele, a preservação do direito constitucional da ampla defesa.

Mas a polícia e o Ministério Público negam que a defesa esteja sendo prejudicada. O que agora passa a ser também o entendimento do STJ.

Mais de 60 ex-pacientes acusam o médico de assédio sexual. “Com o indiciamento, passei a acreditar que a Justiça será feita”, disse uma delas. “Que este médico nunca mais volte a clinicar.” Ela pediu que o seu nome não fosse divulgado.

A empresária Ivanilde Vieira Serebrenic, uma das ex-pacientes que se expuseram na imprensa para acusar o médico de modo a encorajar outras mulheres a denunciar o abuso, disse que de início temia que tudo pudesse acabar em pizza. Mas agora ela está otimista. “A Justiça começa a ser feita”, falou ao jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP).

Outra ex-paciente lamenta a morosidade do CRM (Conselho Regional de Medicina) na apuração do caso.

Para ela, considerando a gravidade e a quantidade das denúncias, a entidade já deveria ter afastado Abdelmassih do exercício da medicina, ainda que em caráter provisório.

“Eu acho que o conselho só vai tomar uma providência depois da condenação do médico. Se for isso, para que serve o conselho? Só para referendar uma decisão judicial? Isso é não servir para nada”, disse.

> Caso Roger Abdelmassih.

Revista divulga nome da filha do padre Marcial Maciel, o devasso

Padre Marcial Maciel
A revista italiana Panorama divulgou o nome da filha do padre mexicano Marcial Maciel (foto), fundador da Legionários de Cristo, ordem conservadora presente em vários países, incluindo o Brasil.

Trata-se de Norma Hilda, de 23 anos. A mãe dela – uma espanhola que tem o mesmo nome – foi uma das amantes de Maciel, que morreu no dia 30 de janeiro de 2008, dois anos após ter sido afastado da ordem pelo Vaticano. Ele estava com 88 anos.

A revista informa que a filha do padre e a mãe dela moram em um luxuoso apartamento em Madri (Espanha). No mesmo edifício, elas teriam outro imóvel que alugam. Os apartamentos teriam sido comprados pelo padre.

Acreditava-se que a filha de Maciel tivesse um pouco mais de idade, em torno dos 30 anos.

Alguns meses depois da morte de Maciel, o New York Times divulgou que a ex-amante estava ameaçando dar uma entrevista à imprensa para anunciar a existência da filha, caso não recebesse uma grande quantia em dinheiro a título de herança.

Não se sabe se a Legionários de Cristo e a Norma, a mãe, fizeram um acerto. O certo é que a ordem tem muito dinheiro, tanto que é chamada de Milionários de Cristo.

Após o NYT ter publicado a história da filha que reivindicava uma herança milionária, outras informações sobre o padre vieram à tona, confirmando que Maciel teve uma vida devassa.

Ele foi pedófilo, teve viúvas ricas como amantes nas quais aplicou o golpe do baú (essa é a principal origem da fortuna da ordem), sua atividade sexual era intensa (ativa e passiva) e gastava dinheiro como um nababo. Uma vez, viajou a Nova Iorque pelo supersônico Concorde, avião de milionário, apenas para fazer uma limpeza bucal e voltar logo porque, dizia, “o tempo é o reino de Deus”.

Inadvertido, o papa João Paulo 2º chegou a citar Maciel como um exemplo a ser seguido pelo seu trabalho de criar seminários em diferentes regiões do mundo.

O padre era recebido com frequência pelo Papa. Tanto que, em um seminário do Vaticano, havia um quarto sempre à disposição dele. Amantes (mulheres e homens) do padre tiveram noitadas ali.

Foi um ex-seminarista que sofreu violência sexual do padre que informou à Panorama a identidade da moça. Já se sabia que ela tinha estudado em uma universidade espanhola administrada pela Legionários de Cristo.

No momento, a Legionários encontra-se sob intervenção de Roma. Ou, conforme a terminologia eclesiástica, a ordem está à disposição de “visitantes apostólicos” cujo objetivo é colher informações para apresentar ao papa Bento 16 um relatório sobre o legado material e espiritual do padre Maciel.

Há quem defenda a destituição de toda a diretoria da Legionários para que seja refundada. Diretoria nomeada por Maciel, ressalta-se.

> Caso padre Marcial Maciel, o devasso.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vídeo mostra que a imprudência banalizou a morte no trânsito



O vídeo acima faz parte de uma campanha do governo da Grã-Bretanha para conscientizar os militares a ter prudência no trânsito.

A campanha se destina mais aos soldados que voltam de missões de área de conflito. Uma pesquisa revelou que eles têm dificuldade de readaptação à vida normal, e, por isso, as probabilidades de que sofram acidade de trânsito são o dobro em relação aos civis.

Criado pelo Golley Slater Group, o vídeo foi premiado com o Leão de Ouro em Cannes na categoria filmes.

Ele poderia ser veiculado no Brasil, onde o número de mortes de motoqueiros aumentou 20 vezes em 16 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em 2006, 7 mil motoqueiros morreram no trânsito, e não só por culpa deles, ressalta-se. Em 1990, pelos dados oficiais, houve o registro de 300 óbitos. A faixa mais atingida vai de 15 a 39 anos.

O álcool é uma das principais causas.

> Morte por uso de álcool atinge mais quem tem entre 50 e 59 anos.
janeiro de 2009

Campanhas de interesse público.      > Posts com vídeo.

Record está tentando tirar a Xuxa da Globo, diz revista

A Record estaria tentando tirar Xuxa Meneghel da Globo, onde a apresentadora se sente desprestigiada, a começar pelo salário: ela ganha “apenas” R$ 2,4 milhões por mês, mas acha que merece o dobro. A informação é da Istoé desta semana.

A intenção do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, de obter o passe da Xuxa confirma que ele quer mesmo dar mais um impulso na Record para tentar diminuir a distância que há na audiência entre a sua emissora e a líder Globo. Ele comemorou o contrato feito com o Gugu, tirando-o do SBT onde estava há 35 anos.

Xuxa e a Igreja Universal não têm se dado bem. Em agosto de 2008, a Folha Universal preencheu toda a sua capa com a foto de Xuxa e perguntou: “Pacto com o mal?” [reprodução abaixo]

folha-universal_xuxa

Em um texto vergonhoso, o seminário da igreja abonou a lenda urbana segundo a qual Xuxa teria vendido a alma ao Satanás para obter sucesso.

A apresentadora obteve na Justiça uma determinação que proíbe a Folha Universal de usar foto dela sem consentimento.

Agora, pelo visto, para desafiar a Globo, Edir Macedo está disposto a fazer acordo até com quem, segundo o seu jornal, fez pacto com o diabo.

 

RECORD NEGAatualização em 2/6/2009

A Rede Record emitiu nota desautorizando as informações segundo as quais teria interesse em contratar a Xuxa, embora tenha pela apresentadora  “admiração e reconhecimento”.

> Universal divulga a crendice de que Xuxa se vendeu para o diabo

> Xuxa versus Universal

Só a coragem pode desafiar o hábito do fracasso

Título original: O cálice

por Luiz Felipe Pondé para Folha

O filme "Last Chance Harvey" (última chance Harvey), em cartaz, "Tinha que Ser Você" em tradução ridícula, com Dustin Hoffman e Emma Thompson discute um tema duro, sem deixar de ser delicado. A história não é um mero romance de um homem e uma mulher que se encontram de forma improvável, já nos 60 anos, quando tudo tende a estar decidido e muito pouco resta a fazer. O filme descreve a vida de dois "losers" (pessoas fracassadas na vida) que se encontram e como eles apostam um no outro.

Uma das qualidades do filme é exatamente ser otimista sem ser brega, coisa rara numa cultura que preza por um otimismo de massa para retardados do tipo: "Confie no seu desejo que vai dar certo". Não, na maioria das vezes, não dá certo, pouco importa o que você fizer.

O filme é uma anatomia do fracasso. Só a coragem pode desafiar o hábito do fracasso. A vida só sorri para os corajosos. Esta é a grandeza de Harvey, quando, aos 45 minutos do segundo tempo, arranca um sorriso da triste mulher envelhecida, até então atolada, como ele, no hábito do fracasso. E apostam numa vida improvável. Vem aos lábios: "Meu Deus, afaste de mim o cálice da covardia!". Enquanto eu tiver coragem, minha alma respira.

A figura do "loser" é insuportável. Antes de tudo porque a maioria da humanidade é "loser" e você de 20 anos poderá ser um "loser" aos 50.

A diferença entre o título em português (romance "sessão da tarde") e o título original (falando da última chance na vida de um homem) revela que a grandiosidade do filme não está exatamente no "amor improvável". Mas na coragem de pessoas maduras enfrentarem o "aconchego" que o hábito pode dar, mesmo que seja o hábito da infelicidade, como diz a personagem de Emma Thompson quando confessa, ao final, mais ou menos assim: "É mais fácil quando me decepciono".

Ele é um homem que sonhava em ser um pianista e virou um criador medíocre de jingles. Separado, sua esposa se casa de novo com um homem bem sucedido, alto e bonito. Há maior tormento para um homem baixinho, feio e pobre do que imaginar sua ex-esposa, gemendo delícias na cama entre as mãos de um homem rico, alto e bonito?

Harvey receberá dois duros golpes. Primeiro, será trocado por um jovem no emprego (ele recebe seu emprego de volta, e sua recusa será a chave de que escolheu mudar de vida); depois, sua filha escolherá o marido da mãe (o tal alto, rico e bonito) para levá-la ao altar -o filme se passa no momento em que ele vai a Londres para o casamento da filha.

Aliás, uma das qualidades do filme é não demonizar a ex-esposa e a filha como se elas fossem aquele tipo de mulher insensível e interesseira que habita os pesadelos dos homens fracassados. Todavia, faz parte do imaginário dos homens fracassados serem abandonados por suas mulheres. Se acreditarmos nas estatísticas, acreditaremos que as mulheres são (quase) sempre insensíveis e cruéis com seus maridos fracassados. Mulheres e filhos não suportam homens fracos e derrotados pela vida. São poucas as opções para os homens: ou o sucesso ou o sucesso.

Ele vive o inferno universal do homem derrotado: pouco dinheiro, competência medíocre, recusa sistemática das mulheres em considerá-lo parceiro. No voo para Londres, quando ele tenta entabular uma conversa com uma loira sentada ao seu lado, ela o troca pelo travesseiro de forma fulminante.

Ela trabalha no aeroporto de Londres fazendo aquelas pesquisas chatas com os passageiros. Tem coisa mais chata do que ser parado por essas mulheres passadinhas, com o corpo se desmanchando dentro de vestidos foscos, fazendo perguntas pentelhas quando você sai de um voo de 12 horas?

Ela é uma mulher tímida, meio desajeitada, e já naquela idade em que a solidão é seu par. É triste se ver como um iogurte que lentamente atravessa o prazo de validade. Sua mãe, ela mesma trocada pela secretária do marido (eles fugiram para o sul da França), passa o dia atormentando a filha pelo celular.

Com um trabalho idiota, nossa heroína enfrenta a dura verdade de que a maioria das mulheres resseca diante do fracasso amoroso, apesar da propaganda enganosa dizer o contrário. Para as mulheres, os índices de sucesso permanecem monótonos como os desertos: leveza d'alma, beleza das formas.

É um drama para gente grande, nada a ver com romance adolescente. "Losers" de 60 anos têm a experiência do tempo contra eles, não têm uma segunda chance.

O que importa na vida é a beleza que a ela somos capazes de dar.
julho de 2010

Artigos de Luiz Felipe Pondé.

Pai e madrasta de Isabella teriam rompido o vínculo amoroso

Alexandre-Nardoni  caso-nardoni

Alexandre e Anna: união que se desfaz 

Desde o final do ano passado havia indício de que o casamento entre Anna Carolina Jatobá, 24, e Alexandre Nardoni, 32, estava naufragando. Em novembro, uma amiga de Anna disse que recebia com regularidade correspondência dela e que nas cartas não havia referência a Alexandre, só aos dois filhos. Era como se o marido tivesse deixado de existir.

O casal foi preso preventivamente em maio de 2008 sob a acusação da polícia e do Ministério Público de ter assassinado Isabella, 5, filha Nardoni e enteada de Anna. O crime teve intensa repercussão.

O vínculo amoroso entre os dois estaria sendo desfeito mais por iniciativa dela do que por parte dele. É uma ironia, porque Anna era muito ciumenta, o que ela própria chegou admitir, e o ciúme, do ponto de vista da acusação, do Ministério Público, seria uma das causas dela ter maltratado a menina no dia em que Isabella foi jogada pela janela do sexto andar do apartamento do pai dela no dia 29 de março de 2008.

Presos na mesma cidade, Tremembé (SP), mas em presídios diferentes, Alexandre escrevia para a mulher semanalmente, mas as respostas dela começaram a se escassear. Ele então deixou de mandar carta.

O Correio Braziliense de domingo (28) informa que a carta mais recente dele foi escrita entre o Natal e o ano-novo.

A separação afetiva entre os dois poderá dar uma reviravolta no caso Isabella, caso cada um dele tenha a sua própria linha de defesa.

Roberto Podval e Beatriz Dias Rizzo, advogados do casal (e pagos pelo pai de Alexandre, o também advogado Antônio), não confirmam nem desmentem que esteja havendo um distanciamento afetivo entre os dois.

Mas Podval avisa: “Se eles começarem a se acusar, só poderemos representar um, por uma questão de ética”.

O casal será levada a júri popular em data ainda não marcada.

Atualização

Na tarde desta segunda, o advogado Roberto Podval afirmou que não houve rompimento entre Alexandre e Anna, segundo o JB.  “É um factóide”, disse. Acrescentando: “Até onde eu sei”.

> Caso Isabella.

sábado, 27 de junho de 2009

Ex-procurador de RR é condenado a 247 anos de prisão por pedofilia

Luciano Queiroz (foto), ex-procurador-geral do Estado de Roraima (RR), foi condenado na quinta (25) a 247 anos de prisão pela prática de pedofilia. A informação é da imprensa da região.

procurador-pedofilo

Queiroz está preso desde junho do ano passado, quando ele, dois empresários e um policial foram pegos pela Operação Arcanjo da Polícia Federal.

Na época, uma menina de 13 anos disse estar grávida do procurador.

Lidiane do Nascimento Foo, acusada de cafetina, confirmou a senadores da CPI da Pedofilia que, conforme as investigações já tinham apurado, ela levava meninas de 5 a 17 anos para Queiroz, incluindo a sua própria filha. “Ele [Queiroz] às vezes tinha relacionamento sexual com crianças várias vezes por dia.”

Condenado por estupro, atentado violento ao pudor e exploração de crianças, Queiroz ficará 30 anos atrás das grades porque  a lei estabelece esse limite máximo de prisão.

Entre as provas colhidas pela PF, há uma gravação de vídeo mostrando Queiroz saindo de motel com duas meninas, uma de seis e outra de sete anos. A informação é da Folha Online.

Lidiane foi condenada a 331 anos de prisão por manter o esquema de aliciamento de crianças.

Outras seis pessoas também foram condenadas, entre elas os empresários José Queiroz da Silva e Valdivino Queiroz da Silva (ele são irmãos) e o major da Polícia Militar Raimundo Ferreira Gomes, que é cunhado de Lidiane.

Os condenados ainda podem recorrer da sentença.

Quando foi preso, Queiroz negou as acusações e disse que estava sendo vítima de armação montada por pessoas que tiveram interesses contrariados pela atuação dele como procurador.

O juiz Jarbas Lacerda de Miranda, da Justiça Estadual de Roraima, determinou  que os pedófilos vão ter de indenizar as famílias das crianças abusadas em R$ 1,1 milhão.

“[A condenação] é uma resposta que o Poder Judiciário dá não só para Roraima, mas também para a sociedade brasileira”, disse.


> Acusada de cafetina fala sobre o esquema dos pedófilos de Roraima. (agosto de 2008)

> STJ mantém a prisão do ex-procurador pedófilo. (março de 2010)

Posts com vídeo.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estudo mostra que 39% dos idosos sofrem discriminação

discriminação-idoso
Dos brasileiros com idade entre 55 e 73 anos, 39% afirmam que são ou já foram vítimas de discriminação por causa da idade. É o que revela estudo encomendado pelo Bradesco.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas nessa faixa etária em seis grandes cidades. Na avaliação de 80% delas, a sociedade está despreparada para conviver com o idoso.

Pelo estudo Longevidade Brasil, a mulheres com mais de 70 anos são as mais desrespeitadas. As queixas delas correspondem a 44% do total.

Os idosos são discriminados principalmente pelos sérios públicos, destacando-se entre eles os ônibus.
O aposentado Dagoberto Moreira, 86, disse à Agência Brasil que muitos motoristas, dependendo o horário e do seu estado de humor, seguem em frente quando algum idoso dá sinal para que o ônibus pare. Ou mal esperam os idosos a desembarcarem, jogando-os muitas vezes ao chão.

O cientista social José Carlos Libânio, responsável pelo estudo, falou que o problema só será resolvido quando houver “civilidade”. Mas a sociedade terá de ser educada para isso.

O mesmo estudo revela que os idosos respondem pelo pagamento da maioria das contas da casa onde moram. Oitenta por cento das pessoas entrevistadas afirmaram que arcam com a maior parte dos gastos da família, contra 19% de indivíduos que disseram que são sustentados por parentes.

Os idosos são os principais provedores de famílias de todas as classes ( 80% na A, 76% na B, e na C, 82%).

Estima-se que em 2050 os brasileiros com mais de 60 anos representem 30% da população.

> Erros médicos matam 15 mil idosos por mês nos Estados Unidos.
novembro de 2010

> Qualidade de vida do idoso.

Qualidade de vida do idoso

novembro de 2010

> Suicídio de uma pessoa causa transtornos em outras cinco.
novembro de 2010

> Hospital das clínicas cria técnica que corrige próstata de idosos.
setembro de 2010

> Brasileiros são os que mais esperam apoio da família na velhice.
setembro de 2010

> Expectativa de vida do brasileiro sobe para 73,1 anos.
setembro de 2010

> Quase metade dos idosos sofre de doenças crônicas, diz IBGE.
setembro de 2010

> Casal de idosos encontrado morto em flat teria feito um pacto.
setembro de 2010

> Vídeo mostra dona de asilo batendo em idosa.
junho de 2010

> Idosos fazem mais sexo do que as idosas, revela estudo.
março de 2010

> Idosos consumem álcool tanto quanto os jovens.
fevereiro de 2010

> Obesidade atinge 52% dos idosos de São Paulo.
dezembro de 2009

> Maioria da população desconhece direitos do Estatuto do Idoso.
outubro de 2009

> Oficinas ensinam idosos a lidar com a memória.
setembro de 2009

> Nova Iguaçu terá de pagar prótese peniana a paciente de 61 anos.
setembro de 2009

> Maioria dos idosos brasileiros sofre de doenças crônicas.
setembro de 2009

> Idosos começam a se destacar nas estatísticas de abuso de crianças.
julho de 2009

> Idosos e doentes graves têm prioridade na tramitação de processos.
julho de 2009

> Estudo mostra que 39% dos idosos sofrem discriminação.
junho de 2009

> Continuar trabalhando pode adiar demência em idosos, diz estudo.
maio de 2009

> Podemos deter o envelhecimento?
abril de 2009

> Maioria que busca tratamento contra Mal de Alzheimer é mulher.
março de 2009

> Fecundidade continua em queda e população fica mais velha.
outubro de 2008

> Idosos arcam com mais da metade das despesas em 53% das casas.
setembro de 2008

> Inspeção mostra que asilos não respeitam o Estatuto do Idoso.
agosto de 2008

> Brasil envelhece com mais rapidez do que se previa.
julho de 2008

> A invisibilidade da violência contra o idoso.
abril de 2008

> Filhos são os responsáveis por 54% das agressões a seus pais idosos.
junho de 2007

> Informações sobre o mal de Alzheimer.

Itaú coloca na lista negra nome de devedor de R$ 0,03

Nazareno da Silva Duarte fez o que combinou com a gerência de uma agência do Itaú do Rio: pagou todas as parcelas de uma dívida, exceto R$ 0,03.

Por causa dessa quantia, o banco colocou o nome de Duarte no cadastro de inadimplentes, complicando a vida dele, que ficou sem poder comprar pelo crediário e emitir cheque.

O cliente recorreu a Justiça por danos morais e, em primeira instância, o Itaú foi condenado a pagar  indenização de R$ 2 mil.

Mas o banco não aceitou a sentença e apelou ao TJ (Tribunal de Justiça), e se deu mal de novo.

Além de confirmar por unanimidade a condenação, a 16ª Câmara Cível do TJ elevou a indenização para R$ 7 mil. A informação é do site do Tribunal.

O desembargador Agostinho Teixeira, relator do caso, julgou que o banco exagerou ao colocar o nome do cliente na lista de devedores por causa de um valor insignificante.

Procurado pelo site Última Instância, o banco não quis se manifestar.

Teixeira disse que aplicou ao Itaú uma punição de caráter pedagógico. Ou seja, para que o banco aprenda a ter bom senso em casos como esse.

Mesmo assim não será surpresa se o banco recorrer de novo.

> Bradesco ‘suja’ nome de clientes e não assume dano moral. (setembro de 2008)

Ex-estudante é condenado a 18 anos de prisão por matar colega

da Agência Estado


Fabio-Nanni
 Rafael-Alves 
Fábio Nanni e Rafael Alves


O ex-estudante de Jornalismo na USP Fábio Le Senechal Nanni (na foto à esquerda) foi condenado hoje a 18 anos de prisão pelo assassinato de Rafael Fortes Alves, seu colega de faculdade e com quem dividia uma república estudantil.

O crime aconteceu na manhã de 14 de outubro de 2005 dentro da Rádio USP. Nanni foi ao local de trabalho da vítima e o  matou   com uma facada no peito. A decisão do 5º Tribunal do Júri da capital foi unânime.


> Nanni comete suicídio. (12 de abril de 2010)


O julgamento durou cerca de 11 horas. Nanni, de 25 anos, respondia por homicídio duplamente qualificado: por motivo torpe (o fim da amizade entre eles) e por utilizar recursos que impossibilitaram a defesa da vítima.
Segundo a sentença do juiz Cassiano Ricardo Zorzi Rocha, ele vai responder inicialmente em regime fechado. Na noite de ontem, foi encaminhado ao 2º Distrito Policial e hoje deve ser transferido para um Centro de Detenção Provisória (CDP).

“Estou triste em dizer que estou alegre”, disse a mãe de Alves, Maria Lúcia Fortes. “Não queria que outra família sofresse, mas foram quatro anos de esperança que a justiça fosse feita”.

Os advogados afirmaram que vão recorrer da decisão.

“Era evidente que o Fábio tinha problemas. Mas infelizmente a decisão foi prejudicada por causa do clamor popular”, disse a advogada Maria Adelaide França.

A defesa manteve a tese de que o réu deveria ser considerado semi-imputável, pois sofreria de transtornos em decorrência de um abuso sexual  quando tinha 10 anos. (Renato Machado)

> STF mantém preso estudante que bateu em empregada. (março de 2009)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Campanha pede a motorista que reduza velocidade perto de escolas

australiacannes

A foto acima faz parte de uma campanha da Austrália para a mídia impressa com o objetivo de convencer os motoristas a reduzir a velocidade nas ruas onde há escolas. A mensagem da campanha é “Matar uma criança é matar uma família”. Cada foto tem o nome de uma família, como Ross, Smith e White. A peça publicitária ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cannes.

> Óbitos de motoqueiros aumentou 20 vezes em 16 anos. (novembro de 2008)

 Campanhas de interesse público. 

Padre afirma que seu prazer em tocar seios de garota era 'espiritual'

Preso em flagrante na sexta (20) quando tinha em sua cama na casa paroquial uma menina de 13 anos, o frei Ângelo Chiarelli (foto), 64, deu uma surpreendente entrevista ao RBS TV.

Conforme a menina dissera, ele reconheceu que estava, sim, passando as mãos nos seios dela e em outras partes do corpo, mas não com intenção sexual. “Eu fazia carinho e não existe no carinho prazer [sexual]. O prazer é espiritual.”.

Ele falou que não seduziu ninguém. “Eu é que fui seduzido”.

O padre – que também é frei da Ordem dos Capuchinhos – tentou convencer os policiais de que a menina estava em seu quarto porque ela o procurou por ser carente de afeto dos pais.

Chiarelli está em cela isolada do presídio da cidade onde é responsável por uma paróquia no Rio do Sul,  Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Disse que nunca fez sexo com criança porque não tem “mais ereção”. Quando houve o flagrante, o zíper da braguilha da calça dele estava aberto.

Até a tarde de terça (23), a polícia tinha colhido o depoimento de nove crianças e oito delas afirmaram que tinham sido acariciadas pelo padre.

Duas mulheres – uma de Cuiabá (MT) e outra de Cruzeiro do Oeste (PR) – telefonaram para a polícia dizendo que elas, quando crianças, sofreram abuso do padre, há mais de 20 anos. As duas se prontificaram a prestar um depoimento formal.

A polícia vinha monitorando as conversas telefônicas do Chiarelli depois que a mãe da menina de 13 anos estranhou as mensagens que ele mandava para a filha, por SMS. O padre dizia para que a menina sonhasse com ele.

“Isso não é coisa que padre mande para uma criança. Ele teria de dizer para ela sonhar com Deus, com os anjinhos”, disse a mãe.

Em ligações interceptadas pela polícia, o padre pergunta à menina a cor da calcinha dela e diz que a qualquer momento poderia agarrá-la.

Safado é pego em flagrante


Polícia flagra padre em seu quarto com menina de 13 anos.
junho de 2009

Casos de padre pedófilo.

Juiz do Amazonas suspeito de pedofilia foge para não ser preso

juiz Antonio Carlos Branquinho
O juiz Antônio Carlos Branquinho (foto), da Vara do Trabalho de Tefé (AM), encontra-se foragido da Polícia Federal desde ontem (quarta), quando o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1º Região, em Brasília, decretou a sua prisão por suspeita dele estar envolvido com pedofilia. A informação é da Folha de S. Paulo e do Diário do Amazonas.

Tefé tem 65 mil habitantes e fica a 523 km a oeste de Manaus, a capital do Estado.

Outra pessoa, cujo nome não foi divulgado, também estaria foragida.
Agentes de Brasília da PF se deslocaram para Tefé de modo a executar mandados de prisão e busca e apreensão de provas e indícios. Um procurador do TRF acompanhou a operação.

Foram presos João Batista Coelho, chefe do setor de execuções da vara, e Alzenir da Silva, diretora da divisão. Ambos estão na penitenciária de Manaus.

O Diário do Amazonas apurou que foi encontrado na casa dos suspeitos material de pornografia infantil. Eles e o juiz seriam participantes de um esquema de corrupção e aliciamento de menores.

JUIZ SE APRESENTA  - atualização em 3/6/2009


O juiz Antônio Carlos Branquinho se apresentou ontem à Polícia Federal, depois de ficar foragido por oito dias. A informação é jornal A Crítica.

Branquinho foi transferido para Brasília, onde se encontra à disposição do TRF (Tribunal Regional Federal).
Também se apresentou o oficial de Justiça Jackson Medeiros de Matos.

Os dois são suspeitos de dois crimes: pedofilia e de dano ao meio ambiente.


PRESO DE NOVO - atualização em 30/7/2010

O juiz Antônio Carlos Branquinho foi preso preventivamente de novo na quarta-feira (28/7) sob a acusação de participar e facilitar, com a ajuda de outros servidores, abusos sexuais contra menores.

A prisão se deu em circunstância de flagrante: a Polícia Federal encontrou na casa dele material pornográfico envolvendo crianças em seus computador e um rifle sem registro.

A PF apurou que os servidores Jackson Medeiros e João Batista recrutavam as vítimas mediante promessa de pagamento e as levavam ao juiz.

> Acusada de cafetina fala sobre o esquema dos pedófilos de RR. (agosto de 2008)

> Denúncias de pedofilia em Catanduva.     > Casos de pedofilia.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Polícia indicia o dr. Abdelmassih por estupro e atentado ao pudor

image

Roger Abdelmassih (foto), 65, o especialista em reprodução in vitro mais conhecido no país, foi indiciado na manhã desta terça (23) pela Polícia Civil de São Paulo sob a acusação de estupro e atentado violento ao pudor. Mais de 60 pacientes acusam-no de abuso sexual. Há pelo menos um relato de uma paciente segundo o qual ela acordou da sedação na clínica de Abdelmassih com o pênis dele na mão dela.

Agora, o inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público do Estado de São Paulo, ao qual caberá denunciar (acusar formalmente) o médico à Justiça.

Para o promotor Luiz Henrique Dal Poz, que acompanha o caso, as provas são tantas, que o indiciamento já era esperado.

Adriano Vanni, um dos advogados do médico, disse que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão porque a defesa não teve acesso a alguns depoimentos de ex-pacientes à polícia. A informação é do site do Estadão.

Por volta das 8h30m, Abdelmassih compareceu à Delegacia da Mulher, no centro de São Paulo. Ele foi ouvido antes de a delegacia começar a atender ao publico. Na sala em que depôs, as persianas da janela ficaram fechadas.  

Intimado desde o ano passado, o médico deixou de comparecer à polícia por três vezes. Na última, em 11 de março, ele obteve uma liminar do STF para não prestar esclarecimento sob a alegação de que seus advogados não sabiam do teor das provas que constam no inquérito policial.

Vanni falou nesta tarde que o ‘combinado’ foi que os jornalistas não seriam avisados sobre o depoimento para não expor o seu cliente, mas a chegada do médico à delegacia foi registrada pelo fotógrafo do Estado de S.Paulo, conforme reprodução acima. 

Na semana passada, uma ex-paciente que procurou a delegacia para saber sobre o andamento do inquérito foi informada de que o médico dispunha de 60 dias para se apresentar.

Ela também ficou sabendo que, no total, 67 mulheres entraram em contato com a delegacia para denunciar o médico. Porém 22 delas ainda não tinham apresentado formalmente a acusação.

Na manhã de hoje, Abdelmassih, orientado por seus advogados, se manteve calado na delegacia. Ele saiu pelos fundos do prédio, na rua 25 de Março.

Em sua mais recente manifestação pública, em um artigo para a Folha de S.Paulo, na edição do dia 28 de janeiro, ele disse ser vítima de fantasias, de fofocas e de ressentimentos de suas ex-pacientes.

Antes, ao Estado de S.Paulo, ele deu entrevista atribuindo as acusações a alucinações das pacientes por causa de efeito colateral do propofol, uma droga anestésica. Contudo, nenhum outro médico relatou ter tido experiência parecida com pacientes.

Abdelmassih também se dizia ser vítima da inveja de seus colegas da área de reprodução humana por causa do êxito de sua clínica.

A pena para estupro e atentado violento ao pudor é de 6 a 10 anos de prisão. No caso de Abdelmassih, caso haja condenação, a pena será cumulativa em relação a cada uma das vítimas.  

> Caso Roger Abdelmassih.

Benigna diz ter sido estuprada por Lugo quando ele era bispo

Benigna-Leguizamon A camelô Benigna Leguizamón (foto), 27, acusou ontem (segunda, 22) Fernando Lugo, presidente do Paraguai, de ter sido estuprada por ele na época em que era bispo da Província de San Pedro. Ela é uma das três mulheres que afirmam ter filho com o ex-sacerdote da Igreja Católica. Outras mulheres também teriam tido filho com o então bispo, mas elas não querem se expor à imprensa.

“A primeira vez que tivemos relações, Fernando Lugo me violou”, disse Benigna em entrevista a uma emissora de rádio de Ciudad Del Este.

Ela contou que em 2001, quanto tinha 17 anos, procurou o então bispo para obter ajuda da igreja porque estava em dificuldade por causa do nascimento de seu primeiro filho, de outro pai. Lugo lhe teria dado alguns afazeres na sede episcopal.

Ela disse que um dia o bispo mandou um motorista buscá-la em casa. “O Fernando Lugo estava me esperando em seu quarto. Quando entrei, a porta foi trancada, e ele me obrigou a deitar com ele. Eu resisti, tentei pedir ajuda, mas havia uma música forte e não havia ninguém por perto. Ele me tomou à força, me violou.”

Benigna está recorrendo à Justiça para que Lugo assuma a paternidade do menino L.F., de 6 anos, que foi concebido quando o relacionamento sexual entre os dois passou a ser consensual.

Bispo-Lugo Ela disse que decidiu agora falar sobre o estupro pelo fato de o Lugo (foto) estar resistindo em assumir a paternidade do menino para não ter de pagar pensão. Por ordem da Justiça, o ex-bispo vai ter de se submeter a um exame de DNA.

As informações são da agência ANSA e do jornal La Nación, do Paraguai.

Em outra entrevista, Benigna disse que, após o nascimento do menino, ela, que é muito religiosa, contou a um padre o que tinha ocorrido, em um confessionário. Segundo ela, o padre a condenou ao inferno pelo pecado cometido.

> Caso dos filhos do ex-bispo Fernando Lugo.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Band terá de indenizar Xuxa em R$ 4,1 mi por mostrar foto dela nua



O Tribunal de Justiça do Rio condenou a Band a indenizar a apresentadora Xuxa Meneghel (foto) em R$ 4 milhões por danos materiais e a R$ 100 mil por danos morais por divulgar uma foto de 20 atrás na qual ela aparece nua.

Xuxa
'Foi uma falta de respeito"
A foto foi exibida no dia 3 de março de 2008 no programa “Atualíssima”, apresentado por Leão Lobo e Rosana Hermann,

“Foi uma falta de respeito”, disse Xuxa, segundo a assessoria de imprensa do TJ.

Na ação que moveu contra a Band, a apresentadora argumenta que se arrependeu de ter posado nua e que agora tem de “provar quase diariamente” que o seu trabalho nada tem a ver com o do seu passado.

"Fiz as fotos aos 18 anos, no início da carreira. Só fui me tornar apresentadora aos 20 anos. Se pudesse voltar atrás, não faria novamente, por dinheiro nenhum. Não tem preço, não tem como negociar algo que eu não faria. Mas, de qualquer forma, fiz um trabalho para uma revista de adultos na época, não para ser exposto na televisão agora."

Xuxa disse que, como o programa foi exibido à tarde, a sua filha Sasha, então como 9 anos, teve “grande decepção”.

Em defesa da Band, a apresentadora Rosana e a diretora do programa  Cássia Xavier argumentaram que a intenção foi mostrar revistas antigas e raras de valor alto entre os colecionadores, e como exemplo apareceu a edição da  Playboy cuja capa foi dedicada a Xuxa.

A argumentação não convenceu o juiz Mauro Nicolau Junior, da 48a Vara Cível, que proferiu a condenação.
Cabe ainda à Band recorrer da sentença.

Justiça mantém veto a filme em que Xuxa faz papel de pedófila. (junho de 2010)

Mais sobre Xuxa.        Celebridades.

STJ anula pena de prisão a homem que tentou furto em supermercado

Por unanimidade, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu habeas corpus anulando a condenação em primeira instância de um homem que tentou furtar duas latas de azeite, duas cuecas, duas barras de chocolate, um par de sandálias de tiras, 6,5 kg de carne bovina e 1,6 kg de bacalhau do supermercado Bretas, em Minas Gerais.

Para a Defensoria Pública, o valor dos produtos é irrisório. Sem considerar a carne e o bacalhau, o total dá R$ 52.

A tentativa de furto ocorreu no dia 20 de março de 2008. Preso em flagrante, o homem foi condenado a oito meses de prisão e ao pagamento de sete dias-multa. As informações são do site do STJ.

O homem também foi inocentado da acusação de “falsa identidade” por ter mentido no momento da prisão. Pelo artigo 307 do Código Penal, a atitude dele pode ser considerada como de autodefesa.

TJ (Tribunal de Justiça) de Minas já tinha negado à Defensoria Pública pedido de apelação da sentença com o argumento de que não se tratou da tentativa de um furto por motivo de fome, considerando os tipos dos produtos em questão.

Mas no entendimento do ministro Arnaldo Esteves Lima, relator do caso no STJ, a condenação foi desproporcional à tentativa de furto, porque não “houve nenhuma periculosidade social”. Além disso, o patrimônio do supermercado em nada foi afetado, disse.

> Rigores da Justiça contra pequenos delitos.

Rigores da Justiça contra pequenos delitos de pobres

Abdelmassih obtém liberdade e foge; furtador de chocolate continua preso
abril de 2011

Supremo Tribunal Federal se ocupa com o furto de cinco galinhas.
fevereiro de 2011

MP-SP e Justiça gastam dinheiro com suspeita de furto de galinheiro.
dezembro de 2010

> Juíza manda prender mãe que tentou furtar roupa para seus dez filhos.
agosto de 2010

> Justiça gastou R$ 3.775 em caso de furto de R$ 10.
junho de 2010

> Ladrão de galinha se livra de um ano de prisão.
maio de 2010

> Santiago está preso há dois anos pelo furto de um bacalhau.
abril de 2010

> Gracie mantém prisão de acusado de furtar R$ 10,95.
março de 2010

> Jovem fica preso 24 dias por tentar furtar três latas de azeite.
fevereiro de 2010

> STJ anula pena de prisão a homem que tentou furto em supermercado.
junho de 2009

> Antônio pegou 15 dias de prisão por tentar furtar 4 xampus.
março de 2009

> Rapaz se livra de 2 anos de cadeia por furto de boné de R$ 30.
novembro de 2008

> Rapaz foi condenado a cinco anos de prisão por roubo de R$ 20.
setembro de 2008

> Mulher que tentou furtar roupas de R$ 275 continua presa.
setembro de 2008

> Inocente que ficou presa 79 dias pede indenização de R$ 50 mil.
setembro de 2008

Jovem fica preso 4 meses por suspeita de furto de 10 reais.
julho de 2008

Silva está preso há quatro meses por furtar um pacote de bolacha e um queijo.
fevereiro de 2008

> Catador de sucata pega sete meses de prisão por tentativa de furto de uma pinga.
fevereiro de 2008

Mulher está presa há 69 dias por furto de R$ 74 em roupas.
janeiro de 2008

Ademir foi condenado a três anos de prisão por ter furtado R$ 1.
novembro de 2007

Mulher foi presa por roubar um pote de manteiga.
março de 2006

Por que supor que movimentos de jovens são sempre ‘coisas do bem’?

Título original: Antígona

por Luiz Felipe Pondé para Folha

"Quando nasci, minha mãe deu à luz gêmeos: eu e meu irmão, o medo". Hobbes teria dito isso. Sofro deste sentimento. Tenho muitos medos. Um deles é bem moderno: o medo de não ter os preconceitos corretos. Quais seriam estes? Ora, repito o óbvio: contra o cristianismo, contra brancos heterossexuais, contra os EUA.

Assim como normalmente a "perua" é a mulher de saia curta que não é nossa amiga, "reacionários" são os que ousam discordar das nossas tiranias de estimação. 

Às vezes me pergunto: afinal de contas, por que supor que se você for negro você será essencialmente mais justo? Ou se você for homossexual, você será essencialmente mais democrático? Por que travestis ou transexuais merecem ter silicone e cirurgias "de graça", enquanto diabéticos e pacientes renais morrem em filas?

Perguntas que não devem ser feitas à mesa de "pessoas de bem" no teatro ridículo da democracia contemporânea. Um bom exemplo é o culto ao "jovem". Por que supor que movimentos de jovens são sempre "coisas do bem"?

O "jovem" não é propriamente uma invenção do século 20. Quando pensamos em "jovens", temos em mente os jovens protestando nas ruas nos anos 60: hippies contra a guerra do Vietnã nos EUA, parisienses armando "barricadas do desejo" em maio de 68. Tanto num caso como no outro, ao final, todos voltaram pra casa, pedindo mesada ou procurando emprego. E por quê? Porque deixaram de ter 18 anos, tiveram filhos e contas a pagar. Mas esta não é toda a história, há mais do que isso, e esta história começa bem antes desses "espetáculos", que nos legaram calças jeans e sexo livre, supostamente de maior qualidade.

O que é esse "jovem"? Figura originariamente romântica (século 19), o "jovem" nasce da ideia falsa de que exista um "gênio" específico no jovem (pessoas de mais ou menos 15 a 25 anos) que o diferencie moralmente e politicamente do resto da humanidade. Não acho que pessoas de 15 a 25 anos tenham nenhuma reserva moral ou política: são capazes de agir de má fé como todo mundo.

Seu comportamento não guarda nenhuma evidência de boa qualidade em si, podem cometer atos de opressão e manipulação como qualquer outra pessoa.

Não acredito no "jovem". A forma mais certa de trairmos os mais jovens é deixá-los crer no "jovem". Outra forma é tomar suas ideias e movimentos políticos e sociais como sinônimos evidentes "de um mundo melhor". Seja como for, estes movimentos não são necessariamente defensores da liberdade.

Exemplos banais de como movimentos estudantis oprimem seus colegas e manipulam opiniões e esmagam diferenças enchem as páginas da paisagem histórica.
Ainda no século 19, o escritor russo Turguêniev, em seu livro "Pais e Filhos", imortalizou a imagem do jovem arrogante e cruel em seu estudante Bazarov, exemplo do jovem niilista russo, capaz de destruir tudo em nome de seu autoritarismo libertário e científico -ainda que Bazarov, ao final, tenha o destino comum de muitos homens, o de ser derrotado pelo amor não correspondido de uma mulher.

Sabemos que movimentos estudantis aderiram aos fascismos modernos, perseguindo colegas e professores nas universidades europeias em nome da "nova saúde política". Assim sendo, pergunto: por que devemos aceitar que exista uma "razão da idade" que faz alguém mais confiável só porque nasceu em 1990? A culpa, na maioria das vezes, é de seus professores (quando não dos pais que aderem a desculpas "da ciência da psicologia" para sua preguiça), muitas vezes pessoas amargas, orgulhosas e um tanto decadentes, que de dentro da sala de aula recriam um mundo à luz de suas pequenas manias teóricas.

Alguns dizem por aí que devemos "reformar a educação"; eu acho que a educação não funciona mesmo, por isso que a moda da "nova educação" sempre pega. Às vezes, milagres (gotas de consciência) ocorrem a partir da leitura de um livro ou da fala de um colega ou de uma professora, e normalmente estes milagres revisitam eternos dramas, por exemplo, o de Caim e Abel (a velha inveja) ou o de Antígona e Creonte (devemos ouvir a voz da consciência ou sucumbir ao medo da lei da polis?).

Sei que posso ser acusado de anti-intelectualista. Que assim o seja.

Prefiro me ver como aquilo que se chamava de "um homem de letras", pequeno herdeiro de uma grande tradição que reúne a Bíblia e os gregos como seus ancestrais, que tudo deve a eles, e que pouco ou nada sabe além deles.
agosto de 2009

sábado, 20 de junho de 2009

Evangélico diz que quebrou centro espírita para desafiar o diabo

centro_espirita
"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar"
O evangélico Afonso Henrique Alves, 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima]

Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio.

“Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43.

Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada.

Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc.

Além de fanático, Alves é burro porque a gravação serve de prova de seus crimes.

A pregação do ódio


LIBERDADE PROVISÓRIA - atualização em 14/7/2009

O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio concedeu liberdade provisória ao estudante Afonso Henrique Alves Lobato e ao pastor Tupiriani da Hora Lores. Eles vão responder em liberdade o processo criminal.

Fanatismo religioso.     Coisas do diabo.      Posts com vídeo.

Polícia flagra padre em seu quarto com menina de 13 anos

A polícia chegou de repente, e lá, na cama do padre, em seu quarto na Paróquia Divino Espírito Santo, estava uma menina de 13 anos. O zíper da calça do padre de Ângelo Schiarelli (foto),  64, estava aberto. O sacerdote é frei da Ordem dos Capuchinhos

O flagrante ocorreu ontem, sexta, 19, às 17h, em Rio do Sul. Trata-se de uma cidade de Santa Catarina. Tem 59 mil habitantes e fica no Vale do Itajaí a 118 km de Florianópolis, a capital do Estado.

A polícia vinha investigando o padre havia dois meses. As suas conversas telefônicas estavam grampeadas, e por elas foi possível confirmar as denúncias feitas ao Ministério Público de que o padre é pedófilo.

Numa dessas conversas o padre combinou com a menina o encontro na casa paroquial naquele dia. O celular da menina foi um presente do padre.

A policial Sueli Kemper, da Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente, disse que no celular do padre há mensagens obscenas que foram enviadas para a adolescente e a outras pessoas que agora estão sendo investigadas.

No computador do padre, há milhares de fotos de meninas de diversas idades, algumas seminuas, de acordo com uma primeira verificação da polícia.

A garota contou à polícia que o padre vindo tendo relações sexuais com ela desde 2007. Ou seja, desde quando a menina tinha 11 anos. `

Sueli disse que Schiarelli admitiu informalmente que, na sexta, tinha ‘apenas’ beijado e acariciado os seios da adolescente.

Até agora, sábado (20), nenhum advogado falou em nome do acusado. Nem ninguém da igreja se manifestou.

A polícia colocou o padre no Presídio Regional de Rio do Sul, onde está em uma cela isolada dos demais detentos. Pelo Código de Processo Penal, religiosos têm direto a cela especial até que haja uma condenação.
As informações são da imprensa catarinense e da Agência Estado.

Schiarelli é padre há 40 anos. Ele passou uns tempos em São Lourenço de Oeste, também de Santa Catarina. Lá, ele já era suspeito de ser pedófilo.

A hierarquia da Igreja Católica nada apurou. Apenas o transferiu para outra paróquia, como tem feito em outros casos de sacerdotes pervertidos.

'Safado, sem vergonha'

Familiares de vítimas brasileiras do voo AF 447 criam associação

da Agência Estado 

Familiares de pelo menos 12 passageiros brasileiros do voo 447 da Air France se reuniram nesta manhã no Rio de Janeiro e formaram a Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447.

O objetivo do grupo é somar esforços aos familiares de franceses mortos na queda do Airbus, de modo a garantir seus direitos.

A reunião foi na casa do aposentado Nelson Marinho (foto), pai do mecânico de engrenagens Nelson Marinho Filho, 40. Ele foi escolhido um dos representantes da associação.

nelson-marinho

Marinho contou que já contatou a associação francesa. O aposentado pede que parentes de vítimas brasileiras que ainda não tenham entrado em contato com ele o façam imediatamente.

"Faço um apelo para que a imprensa me ajude a divulgar a associação. Vamos criar um e-mail e divulgar também. Juntos, temos mais força. Isoladamente, ninguém vai nos escutar. Nós temos que ser rápidos".

A primeira preocupação da associação é achar um advogado com experiência em casos de acidentes aéreos que defenda seus interesses.

"Vamos entrar com pedido de tutela antecipada para receber o restante do seguro. Estão dando uma ninharia às famílias, quando o seguro total é muito maior", afirmou.

> Brasileiros vitimas do voo 447 da Air France.

Justiça aceita denúncia contra usuário do Orkut por pornô infantil

do site do MP e do Consultor Jurídico

A Justiça abriu processo contra um segurança autônomo de 44 anos preso em flagrante, em São Paulo, na operação Turko, criada para combater a pornografia infantil na internet. Ele foi preso por divulgar fotos de pornô com crianças no Orkut.

O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo havia denunciado o segurança autônomo pelos crimes de divulgação de fotografias de sexo explícito e pornográficas com crianças e adolescentes.

A denúncia (acusação formal) do MPF foi recebida na quinta (18) pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Se condenado, o segurança poderá pegar até 10 anos de prisão.

Na casa dele, a Polícia Federal encontrou CD-ROM com imagens pornográficas e de sexo explícito com crianças e adolescentes.

Ele disse que estava com as fotos para “juntar provas” contra uma suposta rede de pedofilia em Belo Horizonte, mas convenciou a Polícia Federal e o Ministério Público.

A operação Turko (anagrama de Orkut) cumpriu 92 mandados de busca e apreensão em 20 estados e no Distrito Federal.

Os nomes dos suspeitos foram escolhidos de uma lista de 102 usuários do site relacionamento que utilizavam o recurso de restrição de acesso aos álbuns de fotos para troca e divulgação de pornografia.

A operação Turko ocorreu no dia 18 de maio. Foram presas 10 pessoas em flagrante por posse de material pornográfico infanto-juvenil, cinco delas no Estado de São Paulo, onde foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão.

> Mais sobre pornografia.

Filha denuncia mãe por obrigá-la a se prostituir em boate de Brasília

Há um ano, a moça, quando ainda não tinha completado 18 anos, denunciou a sua mãe, a Marlene Oliveira, 35, de obrigá-la a se prostituir na boate BonaPub, de Brasília.

Ontem, a Polícia Civil interditou a boate e indiciou sete pessoas, entre elas Marlene, Nemias Carneiro (o dono do estabelecimento), Enéias Carneiro (irmão do dono e gerente) e Francisco Wagner dos Santos (manobrista).
Os acusados vão responder à Justiça por rufianismo (exploração de casa de prostituição) e podem pegar até cinco anos de prisão. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

Hotel-Bonaparte Frequentada por empresários e políticos, a boate fica no térreo do Hotel Bonaparte (foto), no setor Hoteleiro Sul.

À polícia, Marlene negou que prostituísse a filha, Carneiro disse que o seu negócio é legal e direção do hotel falou que a boate é terceirizada. Ou seja, ninguém assumiu nada.

Mas a delegada Gláucia Ester disse que investiga a boate desde a denúncia da filha de Marlene e verificou que lá havia adolescentes para atrair clientes. “O manobrista fazia a apresentação e a intermediação do negócio.”

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Meninas formam grupo para bater nas colegas estudiosas e bonitas

Meninas do 7º ano da escola estadual Domingos João Batista Spinelli, em Ribeirão Preto, a 319 km de São Paulo, se organizaram por intermédio de uma comunidade do Orkut, a Bonde do Capeta, para agredir as colegas estudiosas e bonitas. Só seria aceita na comunidade quem batesse em alguém.

Caso de bullying

Elas atacaram pelo menos oito colegas. Uma destas, de 13 anos, apanhou duas vezes, e o seu corpo ficou marcado por hematomas. A informação é da EPTV.

A comunidade foi deletada, mas a polícia tem uma cópia.

Oito das supostas agressoras, acompanhadas pelos pais, tiveram de comparecer à delegacia.

A direção da escola vai transferir as acusadas para outros estabelecimentos. Elas também vão ter de cumprir medidas sócio-educativas.

Este tipo de violência se chama bullying, que é uma palavra inglesa derivada de bully (valentão).

A palavra é nova, mas tal de intimidação – que pode ser física ou psicológica - sempre houve entre os estudantes e tem aumentado com o poder de mobilização da internet.

> Casos de bullying e difamação pela internet.

> Casos de violência na escola.

Rose Leonel diz que fotos de sexo eram fantasia do namorado

por Carla Guedes, do ODiario.com

Vítima de crime cometido pelo ex-namorado - que, inconformado com o fim do namoro, divulgou fotos da ex-companheira nua na internet -, a jornalista e apresentadora de TV Rose Leonel (foto), 40, venceu esta semana uma batalha judicial.

O empresário Eduardo Gonçalves da Silva, o ex-namorado, foi condenado a um ano, 11 meses e 22 dias de detenção. A pena - apesar de branda, na opinião de Rose - significou um "alívio moral".


Justiça condena empresário que pôs na internet fotos íntimas de ex.
agosto de 2011


Silva postou as fotos de sexo explicito após o término do namoro de três anos e meio. Desde 2006, quando as primeiras imagens apareceram, Rose luta na Justiça pela condenação do antigo companheiro e por uma indenização milionária. "R$ 1 milhão não pagaria o que ele fez comigo", diz.

As fotos foram mandadas para as caixas de e-mails de vários maringaenses e foram parar em sites pornográficos da Rússia, Holanda e Alemanha. Junto com as fotos, Silva divulgou telefones de Rose e ela passou a receber ligações de homens interessados em agendar programas: "Ele (o Eduardo) me vendia como uma prostituta".

O drama vivido pela apresentadora deve virar livro. Desde 2006 ela escreve crônicas e poesias que contam o sofrimento pelo qual passou. "Eu fui assassinada moralmente e perdi tudo, menos a fé", desabafa Rose, que é evangélica.

"Homens me ligavam para marcar programas. Perdi o emprego, troquei de telefone várias vezes. Eu sofri um assassinato moral. O telefone não parava de tocar, era um inferno"

"Fazer as fotos era uma fantasia dele (do Eduardo) e uma condição para que ficássemos juntos. Eu gostava muito dele e depois de um tempo eu cedi. Pensava: Cada louco com a sua mania, né?"

O Diário - Como você conheceu o empresário Eduardo Gonçalves da Silva?

Rose Leonel - Eu tinha um programa na TV e fui oferecer divulgação do shopping (ele era da diretoria do Shopping Avenida Center). Eu o conheci e começamos a conversar.

Como o relacionamento comercial se transformou em namoro?

O trabalho de divulgação que fazíamos começou a se tornar mais frequente. Eu era casada e fiquei viúva. Passei por um período difícil, sofri muito com a perda do meu marido (ela ficou casada sete anos e o marido faleceu de infecção no coração), e o Eduardo se mostrou bastante prestativo. E assim o relacionamento comercial tornou-se amizade e a gente acabou namorando.

Como era o namoro de vocês?

Ele era uma pessoa muito reservada. Foi um namoro como todos os outros, quase.

Você estava apaixonada?

Sim. Ele apareceu na minha vida em um momento em que eu estava vulnerável e acabei me apegando muito a ele. Namoramos por três anos e meio e tínhamos praticamente uma relação estável. Iríamos casar.

Ele se dava bem com seus filhos?

Com o tempo, a relação dele com meus dois filhos (Rose é mãe de dois adolescentes) ficou difícil e tive dúvidas sobre o namoro. Ele teve divergências com meus filhos. Achei que seria complicado passar o resto da vida com ele. Aí resolvi dar um tempo. Ficamos um mês separados. Depois, falei que não teria volta. Sofri muito em me separar. Disse que embora estivesse sofrendo e o amasse, o melhor a fazer seria terminar. Ele se descontrolou e não aceitou.

Ele ficou muito nervoso com o fim do namoro?

Ficou descontrolado. Eu nunca o tinha visto daquele jeito. Ele me ligou, gritando, dizendo que iria acabar com a minha vida se não voltássemos. Fiquei com medo.

Você disse que seu namoro era quase normal...

Eu descobri que ele grampeou o telefone da minha casa. Ele era persecutório e essa era uma das coisas que me preocupavam. Por causa disso, brigamos e terminamos. Eu não tinha nada a esconder e me senti muito invadida com a atitude dele. Só que depois nós voltamos. Essas coisas foram tirando a minha paz.

Você flagrou troca de e-mails entre Eduardo e o técnico de informática, né?

Sim. Ele tinha a senha do meu e-mail e eu a do dele. Quando já estávamos separados, vi e-mails que ele mandou para um técnico dizendo que queria divulgar as minhas fotos na internet. Ele queria que a minha vida acabasse. Eu peguei os e-mails e levei a um advogado, que me aconselhou a fazer uma notificação em cartório. Fizemos e o Eduardo assinou. Isso foi no final de 2005. Nesse tempo, sofri e chorei muito. Pedi uma orientação a Deus. Como o crime ainda não tinha acontecido, o que foi possível fazer eu fiz.

Como você ficou sabendo que as fotos foram parar na internet?

Em janeiro de 2006, eu tirei férias e viajei para Foz do Iguaçu. Lá, recebi ligações de amigos dizendo que estava acontecendo uma loucura em Maringá. Todo mundo estava recebendo e-mails com fotos minhas nuas. Foi aí que começou o meu martírio. Eu fiquei arrasada. Ele chegou a mandar as fotos para o e-mail do hotel onde eu estava hospedada. Ele foi sádico e cruel. Fazia capítulos das fotos e soltava as imagens aos poucos. Eu fui sendo torturada com esse sadismo. Como ele divulgava os meus telefones nos e-mails, homens me ligavam para marcar programas. Perdi o emprego, troquei de telefone várias vezes. O telefone não parava de tocar, era um inferno. Sofri um assassinato moral. Ele gravou CDs e distribuiu em prédios, imprimiu as fotos e entregou no comércio.

E os seus filhos?

Meu filho chegou a falar: 'Mamãe, troca de nome'. Um dia, minha filha ligou e disse: 'Mãe, vem me buscar porque eu estou escondida no banheiro. As meninas descobriram as fotos na internet e estou com medo'. (Rose chora). Os dois trocaram de colégio e o meu filho foi morar em Londres (onde está até hoje). O meu filho brigava todo dia na escola. Eu tinha que deixá-lo a um quarteirão do colégio, porque ele não queria que soubessem que eu era a mãe dele.

De quem foi a ideia de fazer as fotos íntimas?

Dele. Ele me pedia insistentemente. Fazer as fotos era uma fantasia dele e uma condição para que ficássemos juntos. Eu gostava muito dele e depois de um tempo eu cedi. Pensava: 'Cada louco com a sua mania, né'? Só que eu quero deixar claro que 70% das fotos que estão na internet não são minhas, são montagens.

Pensou em sair da cidade?

Várias vezes. Sofri processo de exclusão social aqui. Fui banida da sociedade, penalizada, julgada e condenada a ficar longe dela. Eu decidi ficar em Maringá e lutar pelos meus direitos. Eu não era a criminosa, e sim a vítima. Eu queria provar que jamais quis me expor. Depois do escândalo, me reservei, fiquei em casa e parei de ir a eventos.Tinha vergonha.

Está namorando?

Sim, há dois meses.Fiquei esse tempo todo sozinha. É traumatizante amar uma pessoa que se mostrou um canalha.

A sentença foi justa?

De certa forma foi branda porque o cúmplice foi absolvido, mas não deixou de ser um alívio moral. Ele me queimou viva e essa condenação é o meu registro de nascimento.

Muitos dizem que você se aproveitou da exposição. O que tem a dizer sobre isso?

Isso seria uma atitude infeliz, pobre e ignorante da minha parte. Eu jamais gostaria de ter uma publicidade dessas.

Você move processo de danos morais contra o Eduardo. Quanto quer de indenização?

R$ 1 milhão é pouco.

Caso Rose Leonel.    Casos de violência contra a mulher.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cartas de Wanda para João Paulo 2º emperram a beatificação

Quando Joseph Ratzinger foi eleito papa, em 2005, o Vaticano informou que a beatificação do antecessor, o carismático João Paulo 2º, o polonês Karol Wojtyla, ia ocorrer em tempo recorde. Mas agora o processo de beatificação está emperrado por conta de uma volumosa correspondência entre Wojtyla e a polonesa Wanda Poltawska, hoje com 88 anos.

Wanda (foto) foi “a amiga do coração” de Wojtyla, conforme destacam sites que cobrem religião e jornais italianos, como o La Stampa.

A polonesa repudia qualquer insinuação sobre seu “relacionamento espiritual” com o seu conterrâneo. “O que há de errado na amizade de um padre com uma mulher? O padre não é um ser humano?”

O Vaticano afirma que as insinuações maliciosas partem da imprensa sensacionalista, mas declarações de sacerdotes da própria hierarquia da Igreja Católica têm mantido sob questionamento o tipo de ligação afetiva entre os dois.

Declarações como a do cardeal Saraiva Martins segundo as quais as cartas enviadas por Wojtyla deveriam ser minuciosamente examinadas, para “evitar possíveis problemas futuros”. Martins é o presidente emérito do escritório de canonizações.

Wanda e Wojtyla, um ano mais velho do que ela, se tornaram amigos após a Segunda Guerra Mundial, em 1950. Ela tinha passado por um campo de concentração onde serviu de cobaia a médicos nazistas. Na época, o futuro papa era capelão. “Ele [Wojtyla] se tornou o meu confessor e me ajudou a sair da dor do confinamento”, relata.

Ela fez carreira na área de psiquiatria infantil, casou-se com um médico com quem teve três filhos e nunca perdeu contato com Wojtyla – ambos mantiveram intensa correspondência. “Tenho uma mala cheia de suas cartas”, disse. Ela afirma que foi curada em 1962 de um tumor com orações do padre Pio as quais foram pedidas por Wojtyla.

Paulo-WandaWanda visitava o papa com frequência, em Roma (foto). Ia acompanhada do marido e de um dos filhos.

João Paulo 2º teria deixado em testamento instruções para que todas as cartas recebidas de sua amiga fossem queimadas.

Wanda cedeu um punhado de cartas que recebeu Wojtyla aos responsáveis pelo processo de canonização. “Não posso dizer qual foi a parte da correspondência que eu entreguei”, diz.

O cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi secretário particular de João Paulo 2º, acusa Wanda de reivindicar um ‘relacionamento especial’ com o papa que nunca existiu.

Mas quando o papa sofreu em 1981 o atentado na Praça de São Paulo, Wanda ficou ao lado dele, até que se recuperasse. E quando ele morreu, no dia 2 de abril de 2005, ela estava lá, no quarto papal. “Passei metade do último ano de vida dele em Roma”, disse a “caríssima Dusia”, como era chamada pelo papa. Dusia é o apelido dela.

Wanda pretende publicar em livro parte das cartas que recebeu do papa. Ela garante que se trata de “meditações religiosas”.

Não se acredita que ela possa divulgar algo que dificulte a canonização, mas mesmo assim o Vaticano tenta impedir a publicação do livro e quer que Wanda lhe entregue toda a correspondência do Wojtyla.

Joelho com joelho: Wojtyla com Wanda, já casada
> Diário secreto de Wanda: 'Entre eu e Wojtyla, amizade pura'.
fevereiro de 2010

> Processo de beatificação do papa João Paulo 2º

Crianças reconhecem pedófilos de Catanduva, afirma senador Malta

Suspeitos de pedofilia

Dois dos suspeitos

Vítimas de pedofilia

Crianças que participaram do reconhecimento

Em uma sessão de reconhecimento realizada ontem (17) pelo Ministério Público e pela CPI da Pedofilia, doze crianças (de um grupo de 43) de Catanduva apontaram as pessoas das quais teriam sido vítimas de abuso sexual. Outras sessões já tinham sido feitas.

Entre os suspeitos – no total de 13 – estão o  pediatra Wagner Rodrigo Brida Gonçalves, 29, e o empresário José Emanuel Volpon Diogo, 44, dono de uma caminhonete S-10 que teria servido para transportar as crianças.

As informações são da Agência Senado.

A sessão foi realizada em São José do Rio Preto, um “território neutro” que fica a 60 km de Catanduva.

Em Catanduva, as investigações da Polícia Civil estavam sob suspeita porque o inquérito inicialmente aberto não incluiu o médico e o empresário, embora eles tenham sido denunciados por mães das supostas vítimas.

Por determinação da Justiça, houve a abertura de novo inquérito para que ninguém ficasse de fora.

Ainda assim, para a Justiça, o encaminhamento das investigações continuou insatisfatório. Um exemplo disso foi o aviso que a delegada Rosana da Silva Vanni deu com um dia de antecedência ao médico de que o computador dele seria apreendido para vistoria. Quando perícia chegou à casa de Gonçalves, o computador tinha sido levado para o conserto.

Ao final de fevereiro, o Gaeco (Grupo Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado), do Ministério Público, assumiu as investigações, que estão ao encargo de promotores sediados em São José do Rio Preto.

O senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI, informou que, entre os suspeitos, as crianças reconheceram supostos abusadores, mas ele não revelou nomes.

De acordo com a Agência Estado, Cristiane Silva disse que uma de suas filhas identificou o médico. “Ela trocou de nomes [dos suspeitos], mas reconheceu quatro agressores, entre eles o doutor."

Mas José Luís Oliveira Lima, advogado do médico, afirmou que o seu cliente não foi reconhecido, como ocorreu em sessões anteriores. 

Adriano Salles Vanni, advogado do empresário, também disse que Volpon Diogo não foi identificado.

No dia 11 de março, promotores procuram o médico e o empresário para prendê-los por solicitação da Justiça. Eles não foram encontrados e, tidos como foragidos, só apareceram quando obtiveram habeas corpus.

Malta vai apresentar à CPI requerimento para que o médico e o empresário sejam ouvidos em Brasília.

A Justiça já condenou duas pessoas acusadas de pertencerem a uma rede de pedofilia de Catanduva: Antônio Barra Nova de Mello, 46, conhecido por Zé da Pipa, que pegou 11 anos de prisão sem direito de recorrer em liberdade, e o seu sobrinho William de Melo Souza, 19, que terá de cumprir prisão de 7 anos e meio.

> Denúncias de pedofilia em Catanduva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
2leep.com