Pular para o conteúdo principal

Psicóloga desiste de atender quem quer deixar de ser gay

rozangela-justino
A psicóloga evangélica Rozangela Justino (foto) comunicou à “sociedade brasileira” em seu blog que não mais atenderá as pessoas que desejam deixar de ser gays.

Ela disse que, além de pressão do CFP (Conselho Federal de Psicologia), tem sido ameaçada de morte por militantes gays. “Já comuniquei as autoridades a respeito de tais ameaças.”

Em julho deste ano, o CFP anunciou uma censura pública a Rozangela com base na resolução 01/99 da entidade segundo a qual a homossexualidade não é doença, nem distúrbio e perversão.

Na época ela já dizia estar sendo recebendo ameaças anônimas, tanto que, para não ser reconhecida, deu entrevista com uma máscara hospitalar.

Mesmo assim reafirmou que ia continuar tratando de pessoas descontentes com a sua homossexualidade.
Agora, Rozangela mudou de ideia para não perder o registro profissional.

“Estou gradativamente encerrando as minhas atividades no consultório e desde a minha punição pelo CFP não recebo pacientes novos”, escreveu.

Disse estar inconformada em ter de abandonar um trabalho o qual desenvolve desde 1988.

E, reafirmando o seu ponto de vista, que tanto tem desagrado o movimento gay, disse que ninguém nasce homossexual, e quem deseja deixar de sê-lo deveria ter o direito de contar com a ajuda de profissionais da psicologia.

Grupo evangélico lança camiseta para ex-gay, ex-fornicador etc.
fevereiro de 2009

Casos de homofobia.

Comentários

Celso Dossi disse…
Eu duvido muito, esse povo come pelas beradas, mas fiquemos alertas.
Claudinha disse…
Lamentável a opção da moça em tratar o assunto de forma leviana, sem informar-se sobre as últimas descobertas da ciência, também sobre os sentimentos dos envolvidos. Muitos sofrem com sua opção sexual não por acharem que escolheram errado, mas simplesmente pelo preconceito da sociedade.
O conselho de psicologia fez muito bem em chamar a atenção dessa moça!
Abçs
P. Lobo disse…
Se há pessoas que acreditam que podem deixar o homossexualismo consultando-se com a Rozangela, o que o resto de mundo tem com isso? Nada. Mas a psicóloga está sendo perseguida como se fosse criminosa, embora não obrigue ninguém a se tratar com ela.

É óbvio que a Rozangela é preconceituosa, mas, senhoras e senhores, ela não é a única, existem milhões.

E o fato dela não aceitar o homossexualismo não significa necessariamente que esteja errada quando denuncia a existência de um poderoso lobby pró-gay na sociedade, com influentes ramificações na imprensa.

Um lobby que, a pretexto de combater a homofobia, dão um show de intolerência, a exemplo do que se vê neste caso da psicóloga.

Mas isso ninguém diz, ninguém enxerga. Me faz lembrar um livro de Saramago: o Ensaio sobre a Cegueira.
Anônimo disse…
Realmente, intolerância existe de todos os lados. E, realmente, ninguém é obrigado a se tratar com a tal psicóloga. Mas ela está representando mal o órgão que possibilita a ela ter licença para tratar de pacientes. Afinal, segundo o CFP, homossexualismo não é distúrbio. Aliás, não é "opção", também. Já tratado atualmente como orientação sexual - o que é algo bem diferente.
A questão, acho, está no fato dela querer fugir da corrente da psicologia contemporânea e cuidar dos pacientes de acordo com suas próprias teorias. Isso, academicamente, é errado. Não pode ser visto como psicologia - senão, qualquer psicólogo formado pode começar a imprimir suas próprias teorias, não comprovadas diga-se de passagem, no tratamento.
E o fato das pessoas (tanto as envolvidas como as não envolvidas) fazerem questão de linkar religião e opiniões sobre a vida alheia em tudo só piora essa questão da intolerância. Assim como linkar sexualidade pessoal e opiniões sobre a vida alheia. Ninguém mais tem vontade de simplesmente viver a sua vida e pronto?
Dark disse…
o erro dela é tratar o homosexualismo como uma doença!
Anônimo disse…
Primeiro, o que o resto do mundo tem a ver com isso é que psicologia, diferentemente de catequese ou proselitismo, é uma atividade profissional, regulada por um orgão, que tem que obedecer a diretrizes e a um código de conduta. Se ela quer uma licença desse órgão, no mínimo tem que respeitar a coisa mais básica, que é a lista de doenças, distúrbios, etc.

Segundo, o fato de haver muitas pessoas preconceituosas não justifica o preconceito. Isso devia ser claro, né? Afinal, é a mesma coisa que dizer, "Ele matou, mas e daí? Tanta gente mata..."

Terceiro, lobby pró-gay? Faça-me o favor. Eles são uma minoria oprimida, sem o direito de casar, adotar, vítimas de milênios de preconceito e que finalmente estão sendo ouvidos. Talvez cometam excessos, mas não se alcança mudanças sociais ficando quietinho, discreto e pedindo por favor. Quem consegue mudar o status quo são aqueles que gritam.

- Nastasie.
P. Lobo disse…
Ora, Nastasie, não seja reducionista. Pois, na prática, a psicologica está tão contaminada por outros suspostos saberes, que a da Rozangela é apenas mais uma das tantas derivações.

Pegue os classificados de qualquer jornal e veja: existem psicologica quântica, a filosófica, a espírita, a floral, a dos fluídos positivos etc, etc.

Pergunto: se existe tanto rigor na regulamentação da profissão, como você parece acreditar, por que só a psicologia evangélica, por assim dizer, da Rozangela está na mira do CFP?

Se a Rozangela está sendo preconceituosa — e está —, você também é discriminatória ao apontar o dedo apenas para a mistificação dela, e não também para as demais.

Outra coisa: de onde você tirou que eu, ao dizer o óbvio, que os preconceituosos são muitos, estou justificando o preconceito?

A conclusão é sua, minha cara, não minha.

É claro que os gays são uma minoria oprimida. Sobretudo, observo, os gays pobres, porque os ricos e os da classe média nem tanto. Gay pobre é viado, é bicha. Gay rico é artista.

Agora, preste atenção nisto, Nastasie: o fato de uma minoria ser oprimida não significa que seus integrantes (ou parte deles) sejam impunes, que estejam acima da lei.

Ou seja: se há quem esteja ameaçando a psicóloga de morte, esses bandidos têm de ser presos e punidos, independentemente da sua opção sexual e condição social. Ou não?

Quanto a lobby pró-gay, ele existe, sim, e é poderoso.

Se uma maioria oprimida, a das empregadas domésticas, por exemplo, tivesse tanta influência na mídia, a situação de milhões de mulheres estaria hoje bem melhor.

Mas defender maiorias oprimidas não é chique, não é mesmo?
Anônimo disse…
HOMOSEXUALIDADE É DOENCA SIM !!!!!!!

assim como alcoolismo , depressao , anorexia , mitomania etc etc ...

NAO existe GAY FELIZ !! a maioria finge ser feliz e se entope ou de alcool ou drogas ilicitas .........

Esse pastor é um acéfalo , afinal de contas as religioes sao as responsaveis pela perseguicao aos GAYS ....
Anônimo disse…
Será que a psicóloga não está sofrendo preconceito por ser evangélica??? Duvido que se fosse outro profissional ateu estaria sendo perseguido assim....
Homossexual também é preconceituoso com todos aqueles que levam a vida e a religião a sério.
Eu trabalho com várias pessoas com opções sexuais e religiões diferentes e já sofri muito!!!!
De todos que conheço somente uma mulher homossexual é gente finíssima!!! Trabalho com ela à quatro anos ela me respeita; pois sou religiosa e respeito, admiro e gosto muito dela por essa atitude e comportamento exemplar de convívio social....
Anônimo disse…
o homosexualismo pode at ser duença mas tem pessoas que vivem muito mais feliz do que heteros!
eu namorei mais de 500 garotas (figurativamente) e apenas uma eu me apaixonei cegamente, mas ela n me deu valor(tipiko)!
ai entao conheci o marcos (nome de guerra tayze) e ele me faz mto feliz SIM!
sofremos preconceito, xingamentos, td que podemos sofrer!
porem uma coisa q se equivocam e a questao religiosa!!!
nem todos gays tem problema cm religiao e eles a respeitao normalmente.
a unica igreja q ja me ofendeu ate hoje foi a evangelica sim. mas n guardo rancor!
pois mta gente q conheci la de dentro fikou sabendo q eu era gay e so me falo "sabes que e pecado mas ainda es filho de deus, e n vamos deixar de ser suas amigas"
isso me toko!
resumindo a bagagem: gay eh feliz sim, tem religioso legal sim e mtos, mas tbm tem os digraça q fikm nos apredejando.
acredito em deus, em q existe ex-gay, e q nm uma religiao ta 100% correta mas tbm nm uma eh 100% errada.
ja fui evangeliko crente mas d boa, vcs flam mta coisa q ofende msm.
mas vcs apenas seguem o livrinho preto (biblia)
e realmente n estamos evoluindo na vida.
em pleno seculo XXI ainda acham q sr gay e ser do demon ¬.¬
e quanto o anonimo ali 2 msm acima!
drogas eu n uso e n acho graça, mto menos meu namorado!
vc n viveu no meiu dos dois mundos (gay e hetero) pra saber o q falas! so vics o lado ruim
entao bjinho querido e estuda poko antes d fazer agnte perder nosso tempo aki tendo q abri pelo menos um pokinho de sua mente minuscula q acha q a moda e bate nos filhos de relho e chicote so pq diz na biblia (eu ja li a biblia)!
Ah! t conta um segredinho!!!
pra bater nos filhos hj em dia existe chinelo de borracha e a propria mao! doe menos na criança e ela n fik a ponto de sangrar ^^
obrigado por fazer eu ler essa merda e perde meu tempo!!!
Tayze Ventura disse…
esse assunto ja deu o q falar hein...só tenho algumas coisas a dizer, as pessoas que procuram essa mulher é pq realmente sofriam pressao familiar e são fracas, nao aguentaram ser quem no fundo no fundo querem ser... isso eu axo triste, desistir do seu jeito, as pessoas nascem homossexuais sim, eu sou travesti a alguns anos mas ja tive a fase gay, e desde pequena gostei de homens sim, eu me lembro muito bem, e eu sofri pressao d todos os lados, mas mesmo assim não me escondi, mostrei a todos minhas condiçoes e fiquei clara como o dia...tive varios problemas ? sim mas enfrentei todos e sou feliz siim meu amor,,, a coisa mais bonita do mundo é ser quem você é ... sem medo das pessoas, doença? claro,,, esse termo da tanto dinheiro que nao poderiam deixar s ressaltar... lembrem-se alem de nossas condiçoes somos cidadãos ok...sou tayze ventura,,,sou travesti...sou cidadã!!!
Anônimo disse…
Não necessariamente não querer ser homossexual é devido a pressões de outras pessoas...
muito cuidado com esse tipo de generalização , pois a maioria das generalizações são burras.
Tem muito Gay, que já conheci que desejaria formar aquela família tradicional com mulher e filhos.Não, concerteza, o ser humano não é o seu gênero ou sexo, essa é uma histórinha que começou a ser propagada pela psicanálise e ainda perdura até hoje.Existem muitos desejos que são incompatíveis com a homossexualidade, como constituir essa família tradicional ou se relacionar com membros do mesmo sexo como apenas amigos(por que numa relação em que uma das partes pode se atrair sexualmente pela outra parte é claro que vai ser uma relação diferente de uma relação em que essa atração não existir).
Esses desejos pelo menos tão legítimos quanto ao da sexualidade e ignorar isso é ser tão preconceituoso com aqueles que tem esses desejos incompatíveis quanto se acusa aos supostos homofóbicos
Anônimo disse…
existem homosexuais infelizes porem existem muitos héteros que se separam, pois não são felizes no casamento, porem isso acontece independentemente da sua sexualidade ser homo ou etero, e não existe essa dela ser discriminada por ser evangélica pois existem muitos evangélicos gays casados com pessoas do sexo oposto, digo até pasores gays infelizes que pregam contra, o problema é que em vez de deicharem Deus Julgar as pessoas segundo ele mesmo muitas vezes tomamos a frente de Deus.
Anônimo disse…
"e não existe essa dela ser discriminada por ser evangélica pois existem muitos evangélicos gays casados com pessoas do sexo oposto"

Quem garante que existem muitos evangélicos gays casados com pessoas do sexo oposto?

Esse comentário não faz o menor sentido.
Claro que existe aí a discriminação, além de uma redução da dimensão humana , apenas ao gênero ou orientação sexual.A dúvida que fica é....

se a pessoa é gay ela não tem o direito de deixar de sê-lo? ou as pessoas vão continuar taxando elas de reprimidas ou recalcadas? onde está o direito da pessoa afirmar sua própria orientação?

existe algo de muito errado nessa história....
o a pessoa pode sair do armário e se afirmar gay, mas uma vez saído do armário fica aprisionada nessa condição SOCIALMENTE CONSTRUÍDA?
Anônimo disse…
Quem quer ser Gay, tem direito de sê-lo.
Quem quer ser evangélico tem direito de sê-lo.
Quem quer procurar um psicólogo pra deixar de ser gay tem direito de fazê-lo.
Quem quer procurar um evangélico pra deixar de ser gay tem direito de fazê-lo.

A ciência diz que não é doença? Eu não sei, só sei que a ciência já errou muito no decorrer dos séculos, além de basicamente ser tudo teoria, ou seja, eles não tem como provar que é verdade. É só pesquisar os erros dos grandes nomes da ciência, e saberão.
A ciência cega as pessoas muito mais que a religião, se um versículo diz que um enfermo foi curado ninguém acredita, mas se um ciêntista diz que um enfermo foi curado da AIDS todos vão acreditar e reverenciar o ciêntista.
Anônimo disse…
me poupe neh gente, eu sou gay...mas eu sei que quero ser hétero de novo pq isso é inconstitucional as regras de deus...aff cada uma viw...
por isso não quero mais ser gay...
Anônimo disse…
Só quem já foi homosexual e deixou de ser sabe como é bom ser livre (e não são poucos). Doutora Rozângela tens meu apoio. Deus te abençoe!
Anônimo disse…
essa vai pra um dos anonimos lá em cima que se diz ter LIDO a biblia/ você SE DIZ TER LIDO A BIBLIA
*então viu que nela fala claramente que não herdarão o reino dos ceus os adulteros os alcoolatras OS HOMOSEXUAIS!
*se nao herdarão o reino dos ceus ,pra onde será que eles irão? ............?........?
mayara disse…
Curar gay?Isso existe?
Será que ela também cura o cancer,Aids,amputados e paraplégicos?
Elvino Faganello disse…
Sou gay e sou feliz, quanto a questão de ser evangelico é uma lavagem cerebral!!! Eu fui até batizado!! Affe... sou casado com um kra que me respeita e somos felizes... Agora a Dr "Psicologa" é interessante que se um evangelico tem um filho homossexual ele vai obrigar o mesmo a fazer essa lavagem!! O que mais vcs ANÔNIMOS, que são tão felizes estão querendo fazer com nós gays? Lobotomia? Só falta isso! Agora uma coisa é certa "Não julgue para não ser julgado!" Como alguem pode dizer que vou ou não para um "suposto inferno"? Vcs não são nada! Só Deus pode determinar. Isso é fato... Ah Falando nisso quem está tão feliz, não fica procurando defeito em outras pessoas e condenando para poder se auto-afirmar, viva sua vida "Hetero e feliz" que viveremos nossas vidas "Gays e feliz"

E tenho dito! De um GAY q tem coragem de mostrar a cara para defender quem realmente é!
Anônimo disse…
Só esclarecendo não existe um 'tratamento'para deixar de ser gay, assimm como não existe um para deixar de ser hetero ou bi.Não se comanda os desejos sexuais, ainda mais do lado de fora. Ainda bem porque sempre aparecerão tiranos querendo normatizar todo mundo segundo critérios muito pessoais. Pra quem esta defendendo a liberdade da psicologa de oferecer o suposto tratamento, é bom levar em consideração que o CRP tem a função de defender os clientes dos psicologos, de acordo com critérios éticos. E se um homossexual sofre em função de discriminação, o que ele precisa é conforto para sua sexualidade e não uma mercenaria que lhe promete "curar".O problema não é o a sexualidade da pessoa mas o preconceito que ela sofre - Coisa que este tipo de postura da referida psicologa só faz aumentar.
Anônimo disse…
Ora, ora, venceu a sensatez, no convencimento razoável da doutora. Merece louvor a sua aquiescência aos parâmetros da racionalidade. Uma prova que uma boa dose de cidadania, via denúncia de suas práticas profissionais abusivas e equivocadas, informação e conhecimento, podem fazer A VERGONHA CONSEGUIR O QUE A INTELIGÊNCIA NÃO PÔDE ALCANÇAR...Parabéns aos que tiveram a coragem de criticar este absurdo, independente de qual segmento a NEOEUGENIA pretender "curar"...Imagino se ela tivesse prometido a "cura" da dependência química, do alcoolismo ou de outras adicções, SE NÃO TERIA SIDO PRONTAMENTE SILENCIADA...Porque aí sim, são reconhecidas como doenças, cuja etiologia e terapêutica são mais do que definidas, pesquisadas. Uma doença possui evidências claras de sua gênese patológica, a homossexualidade não. A propósito, como "curar" o delírio religioso, a mania por deuses, a obssessão pela divindade, que assola a tantos enfermos mentais com suas arcaicas e desoladoras CULPAS SEXUAIS?
milton gherer disse…
"quem quer ser gay, tem direito de sê-lo"...então uma pergunta que não quer calar: uma psicóloga que prometesse "mudar", quem quisesse deixar de ser heterossexual, SERIA CONSIDERADA O QUE? Já antevejo as manchetes: psicóloga gay-nazista ameaça os fundamentos da familia heterossexual monogâmica e da "Célula Mater" da sociedade (E DA LIVRE EMPRESA CAPITALISTA! E DO ESTADO BURGUÊS INDUSTRIAL!), INDO CONTRA A "VONTADE DE DEUS" E A DOUTRINA CRISTÃ...PROMETE HOMOSSEXUALIZAR heterossexuais, descondicionando-os por aversão, e após, recondicionando-lhes para o comportamento "perverso", mediante a terapia aversiva! E ainda acusou os homossexuais militantes que a denunciaram de "nazistas"! Mas quem se comportou como tal?
quando estudante o futuro psicólogo aprende ou pelo menos deveria aprender que homossexualidade não doença, pq............. não existem fundamentos, estudos, comprovações, teorias, ou análises de comportamento que prove, comprove que o ser tornou-se homoafetivo pór um ou ourto motivo. exemplo: o ser andrógeno aos 13 anos não obrigatoriamente será homo quando adulto, questão hormonal é descartada existem tantos homens gays peludos, de voz grossa e mulheres femininas em vez de machona que são lésbicas, havia a tese de que do 4 ao 6 mês de gestação seria quando são transportados ao bebê hormônios que transformariam o feto em menino ou menina, hipótese estudada e descartada, não há como induzir um feto a ser homemou mulher com hormônios. outro ponto importante: o ser adotado por casal homo não se desenvolverá com homossexualidade latente (tanto é que aqui no brasil e em outro países a adoção por pais homo é legalizada por observando este ) enfim homossexualismo não é doença pq não é nato de corpo, não é fisiológico, não é distúrbio pq o cérebro de pessoas homo funciona normalmente, é comum fisiologicamente e ninmguém "vira" homo por traumas, estresse póstraumático ou por vulnerabilidade do local onde se criam e crescem.
e homossexualismo não é pérversão (anormalidade)sempre houve homosexualismo na história do homem na terra, e não coisa da modernidade sempre existiram indios e aborigenes homo. As pessoas que dizem que homossexuais são doentes são cegos que não querem ver, são sim esses cegos os doentes, fanáticos. se dizem protetores de ensinamentos milenares e colocam a crença pessoal acima do que eles acham que entendem completqmente. ou seja esqueçem do ensinamentos mais importante: AMAI O PRÓXIMO COMO EU VOS AMEI....
Anônimo disse…
Eu ficava me perguntando por que alguns homens queria matar esses liders Gay, não achava legal essa ideia, depois de ler essa matéria (esses lideres ameaçando essa psicologa de morte) eu me tornei a favor desses "homens" matar esses lideres de merda...

eu acho assim. se um homem pode se transformar em Mulher ou em Gay, porque um gay não pode se transformar em heteros....

eles estão pior que politicos...
Anônimo disse…
e viva os gays do mundo....
Anônimo disse…
Caraca é fóda ser gay, confesso que ja tentei gostar de mulher mas sinceramente eu amo homem...As vezes eu queria ter nascido mulher seria tudo mais facil,As pessoas falam mal mas não sabem como é dificil, eu sinceramente odeio pegar na mao de uma mulher, beijo então me da até nojo...então fica dificil eu querer namorar e virar hetero. Porque eu gosto mesmo é de homem, se quiser ser minha amiga aceito de boa ... mas só amizade porque eu nem consigo me imaginar comendo uma mulher ...me até nauseas de imagnar...ui Nunca no brasil !
Anônimo disse…
Olha...hipocrisia as amostras de todos os lados por aqui.

Na verdade preconceitos é algo absolutamente bilateral. Se tudo tem um preço; a liberdade também tem.

Ser preconceituoso contra quem tem preconceito e ser preconceituoso igualmente o outro.

Não sejamos preconceituosos contra negros.
contra cegos.
Não sejamos contra tetraplégicos.

Não sejamos contra brancos.
contra judeus, americanos, latinos, ou japoneses, chineses etc.
Não sejamos preconceituosos aos preconceituosos, cujo preconceito sejam não quererem tolerar, aqueles, que poderiam serem seres melhores e optam a serem piores.

Toda liberdade tem seu preço!
Anônimo disse…
Gostaria de saber se a psicóloga tem algum tratamento especial para alguém que quer deixar de ser hetero.
Anônimo disse…
Gente, e a liberdade de expressão, onde fica? Puta que pariu!
Se essa mulher quer oferecer tratamento a quem QUER deixar de ser gay, é um direito dela e desses gays! Ou ninguém tem mais liberdade pra decidir sobre sua vida? Mesmo que homossexualismo "não seja doença", a pessoa tem o direito de decidir se quer isso pra sua vida ou não! Gente isso é um absurdo! Liberdade de expressão, cadê você?!?!?!
Anônimo disse…
Vender uma mentira ou uma farsa não constitui liberdade de expressão e sim curanderismo!!
Anônimo disse…
O Caio Fábio em um de seus vídeos desmascara completamente os ex-gays evangélicos inclusive afirmando que já trabalhou com isso e que todos eles pula a cerca.
Anônimo disse…
Direitos iguais...se alguém deseja se tratar para deixar de ser gay, com certeza tem o direito de procurar quem pode ajudá-lo a fazer isso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas