Pular para o conteúdo principal

Homem que se recusar ao teste de DNA terá paternidade presumida

dna
Juízes já vinham adotam o critério, inclusive os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) desde 2004, mas agora virou lei: o homem que se recusar ao exame de DNA terá automaticamente a paternidade presumida. Ou seja, a recusa servirá de confissão de que ele é pai da criança cuja mãe ou responsável pede o reconhecimento da paternidade.

A lei 12.004, de 29 de julho de 2009, foi sancionada nesta quinta (30) sem veto pelo presidente Lula. A informação é da Agência Brasil e do site do STJ.

Um dos parágrafos da lei diz: “A recusa do réu em se submeter ao exame do código genético (DNA) gerará a presunção da paternidade a ser apreciada em conjunto com o contexto probatório.”

A nova lei estabelece que, na investigação das autoridades, todos os meios legais e moralmente legítimos são válidos para provar a paternidade.

Embora não esteja explicitado na lei, a mãe que impedir que o filho seja submetido ao exame de DNA não conseguirá o reconhecimento da paternidade da criança ou adolescente, conforme já decidiu em um caso o STJ em maio deste ano.

Pedidos de reconhecimento de paternidade.  > Pensão alimentícia.

Comentários

Paulo Lopes disse…
Íntegra da lei

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI 12.004, DE 29 DE JULHO DE 2009.

Altera a Lei 8.560, de 29 de dezembro de 1992, que regula a investigação de paternidade dos filhos havidos fora do casamento e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei estabelece a presunção de paternidade no caso de recusa do suposto pai em submeter-se ao exame de código genético - DNA.

Art. 2o A Lei no 8.560, de 29 de dezembro de 1992, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 2o-A:

“Art. 2o-A. Na ação de investigação de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, serão hábeis para provar a verdade dos fatos.

Parágrafo único. A recusa do réu em se submeter ao exame de código genético - DNA gerará a presunção da paternidade, a ser apreciada em conjunto com o contexto probatório.”

Art. 3o Revoga-se a Lei 883, de 21 de outubro de 1949.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 29 de julho de 2009; 188º da Independência e 121o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro

Este texto não substitui o publicado no DOU de 30.7.2009
Anônimo disse…
Ola gostaria que vc me respondesse uma coisa. eu tenho 21 anos e agora que fiz o meu exame de Dna e aguardo rtesultado gostaria de saber se ele meu suposto pai tera o dever de me pagar pensao ou nao, afinal minha mae que nao quiz e eu acho que com este dinheiro agora que sou de maior idade ira me ajudar a pagar uma faculdade o que vc pode me falar?
Anônimo disse…
Sim, você poderá reivindicar na Justiça uma pensão alimentícia, caso confirmada a paternidade.
Anônimo disse…
Boa tarde!

Há tempos que tento conciliar pai e filho, porém, não obtive sucesso....
Meu filho está com 22 anos, infelizmente dependente de drogas, tenho procurado unir ambos, porém, com as atitudes do nosso filho, ele simplesmente resolveu desistir.
Ajudou com um pouco de dinheiro por muito tempo, mas, nada judicial, era aleatoriamente que fazia o depósito.
Sempre cobrei dele os direitos de nosso filho, mas, ele sempre relevou os direitos exigindo o respeito para ele, que tava bom prá ele assim.
Bem, minha pergunta é a seguinte: - como faço para o pai dele cumprir com todas as obrigações, querendo ele ou não? - pois, não é justo eu lutar sozinha por toda a vida dele. Levando em consideração que ele tem boas condições financeiras.
Agradeço a atenão e aguardo resposta.

- será possível enviarmem por e-mail, particular? Segue o endereço, helenacoc@ig.com.br. Caso não, como vejo a resposta?
Um abraço,

Rosa Maria

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor