Doença de Edir cria disputa pela sucessão na Igreja Universal



Por estar doente, o bispo Edir Macedo tinha nomeado há cerca de três meses o bispo Romualdo Panceiro (foto) como seu sucessor no comando da Igreja Universal do Reino de Deus. A informação é da CartaCapital desta semana.

 Panceiro 
teria brigado
com o chefe 
A saúde de Macedo teria se abalado depois dele ser submetida a uma operação no pâncreas, nove meses atrás. Por ter diabetes, Macedo teria emagrecido nos últimos meses além do recomendável pelos médicos.

Há, agora, uma disputa pelo comando da Iurd, de acordo com a revista. Panceiro tinha se mudado para Califórnia, Estados Unidos, onde mora Macedo. Dali, supervisionado pelo fundador da igreja, Panceiro cuidaria dos negócios da Universal. Mas os dois teriam se desentendido.


Médica afirma que Edir Macedo não sofre de câncer no intestino


“Surpreendentemente, [Panceiro] retornou ao Brasil. Com uma procuração passada por Macedo, ele obteve o controle de vários dos mais importantes e valiosos bens da igreja e deixou de ouvir o guru. Macedo sentiu-se traído. No entanto, não teria agora como reverter o poder outorgado”, diz a revista.

O preferido de Macedo para a sucessão passou a ser o bispo Paulo Roberto Guimarães, um desafeto de Honorilton Gonçalves, que é quem manda na TV Record, onde a igreja tem investindo pesado na tentativa de fazer concorrência à Globo.

Gonçalves teria viajado para Califórnia, onde se encontra desde domingo para uma reunião com Edir Macedo.

Nas últimas semanas, em suas pregações gravadas para emissoras de rádio, Macedo tem feito referências aos seus difíceis problemas, mas não diz quais são.



Edir Macedo diz estar muito bem de saúde

256 comentários