Pular para o conteúdo principal

Casas Bahia foram arrogantes no caso do cliente assassinado

Por Elio Gaspari, da Folha:

s_klein “Samuel Klein (foto), o dono das Casas Bahia, precisa baixar na sede de sua empresa para conjurar um atentado à preciosa marca da maior rede varejista do país. Ela tem 550 lojas em dez Estados, atende 15 milhões de clientes por mês e faturou R$ 12,5 bilhões no ano passado. É caso de faxina na diretoria.

Na segunda-feira, Alberto Milfont Júnior, um trabalhador de 23 anos, foi com a mulher a uma filial na zona sul de São Paulo para comprar um colchão. Enquanto ela estava na fila da caixa, ele esperava, sentado num sofá. Um segurança desconfiou da aparência do rapaz, bateram boca e, apesar da tentativa pacificadora de um gerente, ele matou-o com um tiro no rosto. O casal tinha um filho de cinco meses.

Inépcia, preconceito e demofobia. Mesmo assim, o crime foi conseqüência de um ato individual, coisa de pessoa física. A reação das Casas Bahia foi de arrogância de pessoa jurídica. Logo ela, que se orgulha de "dedicação total a você".

A empresa informou que o "incidente" (pode me chamar de assassinato) foi um "fato isolado" (ainda bem). Lembrou também que o serviço de segurança de suas lojas é terceirizado. E daí? Que tal discutir a indenização da viúva e do órfão?

A firma Gocil, responsável pela conduta do segurança, informou que o assassino possui "competência ilibada e todos os cursos exigidos para atuar na profissão".

Os doutores da Gocil (e das Casas Bahia) ainda não perceberam que, quando uma pessoa dá um tiro na cara de outra, algo de terrível aconteceu. Talvez acreditem que faltaram a Milfont "competência ilibada" e os "cursos exigidos" para comprar um colchão.

Samuel Klein é hoje um dos homens mais ricos do Brasil e chegou aqui nos anos 50 com pequenas economias. Conseguiu isso porque fez freguesia entre os consumidores de baixa renda.

Quando um cliente é assassinado numa de suas lojas ele não deve permitir que o caso seja tratado como um mero episódio contratual, burocrático. Klein já conviveu, num ponto muito maior, com a banalidade do mal e a irrelevância de vida. Durante a Segunda Guerra ele foi prisioneiro nos campos de concentração de Maidanek e Auschwitz. Salvou-se porque recebeu a graça da solidariedade humana.”

ADENDO

O site da empresa de segurança diz que “o treinamento dos colaboradores da Gocil faz toda image a diferença”. Porque, “além de possuir os funcionários mais bem treinados do mercado, a Gocil conta com um Departamento Operacional completo, composto por profissionais especializados em cada ramo de atividade onde presta serviços: comércio, indústria, bancos, supermercados, escolas, condomínios e grandes redes.”

> Mais sobre as Casas Bahia.

Comentários

Anônimo disse…
Sem comentarios.....
Getulio Santos - Jornalista
Anônimo disse…
porque esta grande empresa nao tem sua seguranca propia e assumir o controle da situacao e nao passar a responsabilidade a terseiros no meu entendimento e mais prudente e a familia do cliente como fica vou pensar duas vezes antes de entrar numa de suas lojas
Anônimo disse…
Boa Tarde.

Ai eu te pergunto ??

Que respeito as Casas Bahia mostra a um cliente que foi brutalmente assassinado dentro de uma das suas lojas??
Abrindo as portas normalmente no outro dia? ou fechando-as 6 dias depois em um domingo dizendo que foi em solidariedade a Familia??
Aonde será que estamos? no Iraque? no Afeganistão?
Quem garante que outro segurança com competencia ilibada e com todos os cursos exigidos para trabalhar na profissão não vai matar outros clientes?
Ou que garante sequer que ele está sendo tratado como assassino e vai ser punido passando pelo menos uns 26 anos preso?
Quem nos garante?

Chama-se: São Paulo - Brasil

Ricardo Santos
Anônimo disse…
e com o coracao cheio de dor que vejo uma das maiores lojas do brasil contratarem uma empresa tao despreparada como esta cocil para realizar sua seguranca meus sentimentos a familia do jovem covardemente assassinado por um despreparado e que esta firma seja totalmente responsabilizada pelo ocorrido
Anônimo disse…
Naum devemos dizer que a empresa esteje despreparada, naum é á toa que esta à 20 anos atuante. Trabalho na Fit service e digo a vcs que foi uma atrocidade sem duvida nenhuma...talvez estejamos arriscados a ficar desempregados perdendo o posto. Mas naum estou aqui defendendo a empresa, mas sabemos que nosso pais esta entrando em turbulencia em relação a violencia, a vida do ser humano naum tem mais valor em se tratando quando acontece uma simples discussão. O vigilante foi um doente, agil errado e vai pagar pelo que fez e isso se trata pela moral da pessoa que esta abaixo, mesmo tendo vários cursos, treinamentos, reciclagem, enfim, a maneira que a imprensa chega e fala de uma situação dessas, naum é simplesmente falar que uma e outra empresa esta despreparada, mas sim que a pessoa mentalmente naum estava bem e fez besteira.
Anônimo disse…
e muito facil tentar tampar o sol com peneira o vigilante era despreparado os propietarioos da gocil devem ser responsbilizado com sertesa e a maior rede do comercio do brasil a casas bahia devem repensar com cuidado a sua seguranca eu e minha familia a partir de agara vamos procurar outra rede para as compras do fim do ano (RESPONSABLDADE SOLIDARIA)aTODOS
Anônimo disse…
sou chefe de familia e cliente a muitos anos da casas bahia enquanto esta firma GOCIL estiver fazendo a seguranca nao passo nem na porta (SOCORRO)
Anônimo disse…
sou cliente das casas bahia a muitas decadas desde sao caetano e gostaria de saber se esta firma (GOCIL)estara fazendo a seguranca nas super casas bahia no anhembi se a resposta e sim nao irei levar meus netinhos com sertesa procurarei outra rede de loja
Anônimo disse…
ala! BOA NOITE TODOS VEN SÒ UMA VERÇAO DO CASO,SOU CLIENTE DAS CASAS BAHIA A MAIS DE 20ANOS,E NÃO ACEITO TIPO DE COMENTARIOS ABISURDOS DE PESSOAS QUE SÓ SABE FAZER CRITICAS CEN TER CONHECIMENTO DO QUE FALA,PRIMEIRO PARA FAZER JUIZO TEN QUE TER AS DUAS VERÇÃO VERIDICAS NAO CONVERSA AFIADAS DO QUE DIZEN .JA PRESENCIEI VARIAS VEZES PESSOAS DE MAU INDULE,AS VEZES QUE FUI FAZER MINHAS COMPRAS NA LOJAS C.H É UM DESESPEITO COM OS FUCIONARIOS ELES PENSAN QUE SÓ PORQUE ESTA COMPRANDO PODE DESESPEITAR OS TRABALHADORES E DIGO MAIS ANTES DE CUAUQUER QUE LER ESTE MEU COMENTARIO PENCE ANTES DE FAZER JUIZO AÕ MEU RESPEITO PQ SOU CLIENTE E JAVI MUITOS FUCIONARIOS SER DESÉSPEITADO NO PONTO DE EU MESMO SENDO CLIENTE SENTI AS DORES DO TRABALHADOR. SEM MAIS OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE
Anônimo disse…
SABE... O DESRESPEITO A CADA DIA AUMNETA MAIS.AS PESSOAS PERDERAM O AMOR,JÁ SAEM DE CASA PENSANDO EM BRIGAR,ESTÃO TÃO ESTREESADAS QUE ACABAM COMETENDO MUITAS INJUSTIÇAS,NÃO SEI O HOUVE DE CERTO ,NEM SEI QUEM ESTA ERRADO OU CERTO NESSA HISTORIA,MAIS DE UMA CAISA EU SI.É PRECISO PENSAR MELHOR ANTES DE FALAR ALGO ,OU COMETER UM ATO,POIS ISSO PODE CUSTAR MUITO CARO A AMBAS AS PARTES,VITIMA OU AUTOR.
Anônimo disse…
gostaria de saber que nunca errou nessa vida não podemos condenar uma empresa de grande responsabilidade que são as dua empresa por uma atitude de um outro profissonal de segurança eu acredito que ninguei falá da familia do vigilante não se pode julgar uma atitude de uma pessoal que estar armado e no seu local de trabalho faltou respeito e o respeito é valido para todos
severino disse…
quero falar que essas pessoa nao sabe o que fala,porque ninguem deve chega para uma pessoa armada e dizer atira porque com certeza ta arriscado a levar um tiro.tem que respeitar as pessoa que esta trabalhando,ja vi muito funcionarios ser desrespeitado em serviço.
severino
Anônimo disse…
Prefiro ñ me identificar... tem mta gente q acha q só pq está 'pagando' tem o direito de desrespeitar qualquer funcionário de lá, isso ñ é questão de direito e sim de bom senso e educação q sinceramente 2/3 dos clientes de lá ñ tem, são sem educação, ignorantes, arrogantes, enfim (ñ todos)acho q podiam se colocar no lugar de funcionários q têm q aguentar pessoas pé no saco como já disse 2/3 dos clientes de lá... ou seja quase 64% não respeitam ninguém de lá, vai saber se esse rapaz tava sentado no sofá mesmo!!!! SÓ ACREDITO VENDO!!!
dennis disse…
acredito que nehum profissional acostumado com uma arma no dia à dia, simplesmente á puxe do coudre e saia atirando atoa. é passivo do fato ter ocorrido num desiquilibrio momentanio do vigilânte. quem sabe esse rapaz que morreu não era mais um destes carçudinhos, destes que falam oque querem, onde querem, pra quem quer que seja. Escutam aquele barulho que chamam de musica, pertubando a paciência de qualquer um. Nada c justifica um crime, mas vezes penso que se eu tivesse uma arma, muitas vezes já tinha feito cagada!!!!!
Anônimo disse…
voces sao um bando de ignorantes que julgam duas das maiores emprezas do pais por causa de um funcionario que se encontrava talves numa situacao de estress,procurem saber dos motivos para depois jugarem seus bandos de juizes!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira