Pular para o conteúdo principal

Telefônica ';promove' o primeiro apagão da internet do Brasil

Até este momento, a Telefônica ainda não conseguiu saber o que derrubou o seu sistema de banda larga, o Speedy, em todo o Estado de São Paulo.

Milhões de pessoas estão sem acesso à internet há mais de 24 horas. A empresa não informa o número exato.

Presente em 407 municípios paulistas, a empresa tem 2,2 milhões usuários do Speedy.

No começo da noite, em entrevista à CBN, o presidente da empresa, Antônio Carlos Valente, disse não fazer idéia da causa da pane. Portanto, ele não poderia dar estimativa de quando o Speedy voltará a operar.

Os prejuízos da queda do sistema é incalculável.

Pelo menos metade dos serviços on-line do governo estadual ficou prejudicada. O comércio e as instituições financeiras não puderam fazer transações entre si.

O atendimento ao consumidor do Speedy congestionou.

Comunicado da empresa diz que a pane deve-se a um problema técnico “complexo e raro”.

O Procon informa que os consumidores que foram prejudicados podem recorrer à Justiça para receber indenização da empresa.

A entidade de defesa do consumidor deu um prazo de 24 horas para que a Telefônica explique o que houve e que assuma o compromisso de que tal pane não mais ocorrerá.


De Maria Inês Dolci, colunista da Folha:

"Telefônica jamais demonstrou respeito pelo consumidor brasileiro. Trata esse mercado como se fosse formado por cidadãos de segunda classe.

Esse "apagão de internet" ocorre, no dia-a-dia, com muitos clientes. Mas, só agora, quando atingiu proporções colossais, desnudou-se a verdadeira face da Telefônica no Brasil.

Que fique, para os órgãos públicos, a lição: o que é essencial não pode ficar à mercê de um só provedor. No mínimo, de mais um para emergências."

> Ministro Hélio Costa defende a Telefônica.

> Líder em queixas, Telefônica dá prêmios a funcionários do Procon. (dezembro de 2007)

> Defesa do consumidor. 

Comentários

Anônimo disse…
Até no meu blog caiu o número de acessos, parece que a coisa foi feia por lá. Vamos esperar para ver quais foram as causas da confusão.
Anônimo disse…
Olá Paulo.
Sou um iniciante no mundo dos blogues e falo um pouco de tecnologia.
Meu site teve uma queda de 25% em sua audiência média devido ao apagão.
Fiz um pequeno post sobre a queda, e me sentiria honrado se você pudesse lê-lo e avaliá-lo http://www.meiragoncalves.com/blog/?p=170. Nele, comento sobre uma falha no TERRA (te lembra alguma empresa?) que deixou minha empresa sem e-mails por 3 dias, além de perder mensagens que não haviam sido lidas antes e durante o "apaguinho".
DE qualquer forma, fica uma dica para a TELEFONICA: Contratem um serviço de redundância, pode ser o VÍRTUA ou a própria EMBRATEL, e problemas tão graves não ocorrerão!
Valeu.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos