Pular para o conteúdo principal

Costa defende a Telefônica no caso do apagão da internet

helio_costa Veja só: o ministro Hélio Costa (Comunicações), foto, poupa a Telefônica de crítica no caso do apagão da internet, o primeiro do Brasil. Na verdade, pior, ele defende a empresa tão bem que o próprio presidente da Telefônica não saberia fazê-lo.

Nesta sexta-feira, depois dos transtornos que o apagão de 36 horas causou a milhões de pessoas e quando se discute a fragilidade do sistema de banda larga da Telefônica, sabe o que o sr. ministro falou?

Falou que esse tipo de problema pode acontecer “em qualquer país”.

Disse que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) poderá multar a Telefônica em até R$ 50 milhões, mas, acrescentou logo, isso será muito difícil de ocorrer.

Mas difícil por quê? Porque, disse, falhas podem ocorrer sem que exista um culpado. Ah, é?

“Nós sabemos que sistemas eletrônicos são passíveis de falhas. Às vezes um raio cai num lugar e pode desencadear uma crise”, disse.

Bem, não foi um raio que causou o apagão, foi a incompetência da Telefônica. No mais, alguém precisa avisar o ministro que Benjamin Franklin inventou o pára-raio em 1752.

Costa é tido como defensor dos interesses da Rede Globo, onde trabalhou por muito tempo, foi correspondente nos Estados Unidos etc.

Agora, fica mais claro que ele também é um aliado das teles, em vez, como ministro das Comunicações, manter um distanciamento crítico em relação a essas empresas.

Em resumo, é isto: o ministro afirma que não se pode punir a Telefônica, já os milhões de usuários do sistema de banda larga da empresa têm de se conformarem com a incompetência da empresa. E com a suspeita (no mínimo) atuação do ministro das Comunicações.

ATUALIZAÇÃO – O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, informou nesta tarde que a causa do apagão foi um problema no roteador de sinais instalado em Sorocaba (SP).

A informação comprova a fragilidade do serviço de banda larga da Telefônica. Basta um roteador pifar para que toda a rede caia.

Não existe um mecanismo automático que desvie o fluxo de dados para outro roteador. Não há um plano B, um sistema de contingenciamento.

Só existe mesmo um ministro das Comunicações para justificar a incompetência da Telefônica.

> Ministro leva cinco assessores e sogros a feira nos EUA. (maio de 2008)

> Telefônica 'promove' o primeiro apagão da internet no Brasil.

> Líder em queixas, Telefônica dá prêmios a funcionários do Procon. (dezembro de 2007)

Comentários

Unknown disse…
Que fazer pra cassar o mandato desse tal de "Helio de Costas' pra todos nós rsrsrsr
Unknown disse…
Oque fazer pra cassar o mandato desse tal de "Helio de costas"pra todos nós rsrsrs

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor