Pular para o conteúdo principal

25 bebês morrem em poucos dias em hospital de Belém

Nos últimos dias, já morreram na Santa Casa de Belém (Pará), pelo menos 25 bebês. As primeiras 12 mortes ocorreram no fim de semana passado e os demais, entre segunda e terça, informa a Folha.
Um dos óbitos de terça foi de uma menina prematura. A avó da recém-nascida disse ao Jornal da Globo que não havia médico no hospital no momento do parto, no domingo.


"Quem deu atendimento foi uma estagiária e só depois é que chegou uma médica, mas aí o bebê já tinha nascido", falou a doméstica Elisabeth Oliveira Barros.

A Santa Casa não confirma o total das mortes, mas elas foram registradas no cemitério da cidade. A contagem pode ser ainda maior.

Embora o governo do Pará tenha afirmado que o número de mortes de bebês esteja dentro da média levantada por instituições internacionais, os óbitos na Santa Casa chegam a impressionar até funcionários do cemitério da cidade.

“Teve semana que chegou a ter 22 bebês da Santa Casa para enterrar aqui", disse o funcionário Laércio Santana ao repórter João Carlos Magalhães, da Folha.

O que está ocorrendo em Belém é uma “tragédia anunciada”, afirmou o promotor de Justiça Ernestino Pantoja. Em março, ele alertou para a precariedade do hospital. Faltam leitos, médicos e equipamentos e manutenção da limpeza.

Até a semana passada, os funcionários não se importavam com os gatos que apareciam nos corredores do hospital – era um jeito de combater a proliferação ali de ratos. A direção da Santa Casa e a governadora Ana Júlia Carepa (PT) esguivaram-se da imprensa ontem.

O promotor Pantoja estabeleceu o prazo de até segunda para que o hospital apresente os prontuários dos óbitos.

COMENTO
O que está havendo em Belém é um crime que, como tantos, ficará impune.

laura_para ATUALIZAÇÃO

 Na manhã deste sábado, 28, a secretária estadual da Saúde, Laura Rosseti (foto), finalmente tomou coragem e falou à imprensa. Ela confirmou que em menos de uma semana morreram 20 bebês na Santa Casa de Misericórdia, cinco a menos, portanto, da contagem feita pela imprensa com informações de funcionários do cemitério da cidade. A dona Laura disse que oito dos bebês já teriam chegado mortos à Santa Casa.

Até onde se pode acredita nela, não sei, mas é óbvio que o Ministério da Saúde ou alguma entidade de credibilidade deveria apurar o que de fato está ocorrendo em Belém. Para médica Silvia Ibidi, chefe da neonatologia da Hospital Universitário da USP, as crianças que se encontram na Santa Casa deveriam ser isoladas e o local fechado, para uma limpeza geral.

A secretária Rosseti ao menos já admite o óbvio: que são precárias as condições de funcionamento da Santa Casa. Ela só não disse por que o governo nada fez, se foi avisado sobre a situação, e o que fará daqui por diante.

Isso significa o seguinte: os bebês vão continuar a morrer naquela macabra Santa Casa, que deveria ser fechada imediatamente.   

ATUALIZAÇÃO
O Ministério Público do Pará afastou Anselmo Bentes da direção da Santa Casa de Misericórdia. O hospital está sob intervenção. Agora, a sua administração é de responsabilidade de uma comissão formada por médicos e engenheiros. A informação é da Globo News.
 
Incompetência do governo do Pará mata 12 bebês. (26/6/2008)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz