Pular para o conteúdo principal

É a incompetência criminosa dos governos a responsável pela dengue


E a dengue continua a matar – principalmente crianças – no Rio. A situação oferece uma síntese da incompetência do governo, de todas as esferas, da municipal, estadual e federal, e não só quanto ao combate à doença. Incompetência que perpassa quase todos os setores públicos e que, nesse caso do Rio, ficou mais visível.

Os telejornais mostram todo dia o desespero das pessoas pobres que não conseguem atendimento adequado nos hospitais. Há insuficiência de médicos (pra que o Brasil tem tantas faculdades de medicina?), os hospitais são insuficientes, filas quilométricas.

Mas nada disso é novo: a precariedade do sistema público de saúde (e até do particular, em muitos casos) vem de longe, atravessa governos. Com a dengue, ela se agravou no Rio.

No Estado do Rio, já foram notificados mais de 75 mil casos da doença. Desse total, 1.103 correspondem somente a este mês, até o dia 9.

Peraí, gente, estamos em meados de abril, e a contaminação da doença começou a se agravar ao final do ano passado. A epidemia já deveria estar sob controle.

De janeiro até ontem (12), já morreram na cidade do Rio 50 pessoas. Em todo o Estado do Rio, as mortes já são 82. Quando isso vai parar?

O prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), teve o desplante de dizer que estava rezando para a epidemia acabar, para que os mosquitos da doença tomem o rumo do mar.

Ora, o sr. Maia devia ter um mínimo de vergonha na cara, de modo a não aproveitar o momento para fazer demagogia. Por que os mosquitos se suicidariam em alto mar para atender as orações do prefeito?

Brincadeira tem hora e a hora não é esta.

Maia, aliás, resistiu em admitir que houvesse uma epidemia – apegou a uma referência estatística.

Que a estatística vá à merda! As pessoas estão morrendo, e falar em estatística para tentar demonstrar que a situação não é tão grave é de uma esperteza burra e cruel, porque os fatos falam por si.

Maia deveria ter a coragem de dizer que não há epidemia a um pai enfurecido por ter perdido um filho por causa da doença. Se o prefeito levasse uns petelecos, seria bem merecido.

As informações são alarmantes: a doença está se alastrando por outras regiões do país. Em Sergipe, a epidemia já atinge 16 municípios e ameaça outros 17, incluindo a capital, Aracaju. Vinte pessoas foram diagnosticadas com dengue hemorrágica, o tipo mais grave, e já houve sete mortes. Há casos o Espírito Santo e em outros estados.

No mapa extra-oficial do Ministério da Saúde, as regiões de alto risco de infecção dos vírus da dengue são o Distrito Federal e os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

O mapa é extra-oficial porque, por conter dados tão avassaladores, o governo federal vergonhosamente está demorando em assumi-lo, para divulgá-lo oficialmente. Mas ao menos já alertou os governantes dessas regiões e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acabou por admitir que as notificações da doença vão se estender pelos próximos meses, até o final do ano.

Ou seja, em palavras não dita pelo ministro, mas subentendidas, mais pessoas vão morrer (quantas?, centenas, com certeza), apesar das providências tomadas às pressas, como a montagem no Rio dos hospitais de lona.

O ministro só não explicou até agora por que, em 2007, a sua pasta aplicou apenas 55% do total dos R$ 68,1 milhões do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle da Malária e da Dengue. E Temporão, veja só, é tido com um ministro técnico, alguém certo no lugar certo. Imagine se não fosse.

É preciso dar um basta à incompetência assassina dos governos.



O suplício dos pobres

> Governo federal aplicou apenas 55% do programa de prevenção da dengue.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira